O melhor pedaço da Maçã.

Rumor: Foxconn Jundiaí opera desde o início de novembro; produção do iPhone 4S começará em fevereiro

iPad e iPhone com a bandeira do Brasil

De acordo com o jornal carioca O Globo — e contrariando a declaração do ministro Aloizio Mercadante, dizendo que os aparelhos só começariam a ser produzidos a partir do dia 16 de dezembro — a fábrica brasileira da Foxconn já estaria fabricando iPhones 4 desde o início de novembro, operando em dois turnos, produzindo cerca de 1.600 unidades diariamente.

Publicidade

Segundo tal rumor, toda a produção está sendo estocada, já que a comercialização do modelo nacional começaria apenas em janeiro. O “atraso” se deve, principalmente, à falta de uma rede de assistência técnica para suprir a grande quantidade de aparelhos que vai chegar ao mercado. A expectativa para a inauguração oficial da unidade fabril, localizada no interior de São Paulo, continua — inclusive com a participação da presidente Dilma Rousseff.

iPad e iPhone com a bandeira do Brasil

Até aqui nenhuma grande novidade, certo? Mas existem duas boas notícias: 1. a fabricação do modelo 4S deverá ser iniciada em fevereiro, e 2. cerca de 3.000 novos empregados deverão se somar aos atuais 1.400. Contudo, estas novas contratações seriam para a linha de montagem do iPad e talvez a fabricação da tablet da Apple não comece antes de março de 2012 — a linha de produção ainda estaria sendo montada, com obras e adaptações por fazer.

Publicidade

Tal informação foi confirmada por Célio Guimarães, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí (SP), que afirmou ser impossível algo acontecer antes disso. Até porque, apesar de a “MP das tablets” já ter sido sancionada e das diversas declarações de Mercadante, a Foxconn ainda não foi autorizada por seu Ministério a começar a fabricar os aparelhos com os devidos incentivos.

Uma curiosidade: todos os contratados passam por severos cursos e testes antes de efetivamente colocarem as mãos na massa. Nos últimos quatro meses, três treinamentos foram realizados com supervisão de engenheiros e técnicos brasileiros e taiwaneses, e envolveram a montagem de 3.000 aparelhos — e foi justamente uma dessas unidades “caiu” nas mãos de um dos nossos leitores no fim de novembro. 😛

[dica do Gabriel Lacorte]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple continua sendo um dos melhores lugares para trabalhar, segundo a Glassdoor.com

Próx. Post

Gameloft lança Six-Guns e já trabalha em dois outros jogos para iOS: The Adventures of Tintin e Real Football 2012 [atualizado]

Posts Relacionados