Em mais um relatório sobre a situação do mercado de apps, a Distimo comparou a quantidade de apps disponíveis em diferentes lojas direcionadas a plataformas móveis. A App Store foi a líder absoluta, mesmo tendo sido restrita a aplicativos para iPhones/iPods touch, sendo seguida de longe pelo Android Market. Em terceiro lugar veio novamente a loja da Apple focada no iPad e, na última posição, a Amazon Appstore. Somadas, as sete maiores plataformas do mercado já têm mais de 1 milhão de apps.
Pondo em foco somente apps gratuitos, porém, a situação muda um pouco: a loja do Google passa a ser a mais populosa e com crescimento mais rápido, sendo seguida pela App Store para iPhones/iPods touch e, em terceira posição, pela seção dedicada a iPads. Mais uma vez, a loja da Amazon é a com menor quantidade de apps.
Quanto à circulação de dinheiro entre os 200 apps mais baixados, a receita gerada pela App Store (dividida entre iPad e iPhone/iPod touch) é de duas a quatro vezes maior que a do Android Market, com destaque ainda para o fato de que a maior parte das receitas na loja do Google vem de In App Purchases.
Na lista dos dez aplicativos de maior sucesso em todas as plataformas, nove estão disponíveis no iOS, sendo três deles variações de Angry Birds (1ª, 4ª e 7ª posições). Outros títulos nesse ranking são Facebook (2ª), Skype (3ª), Google Maps (5ª; único “exclusivo” do Android), iBooks (6ª), Fruit Ninja (8ª), Talking Tom Cat (9ª) e Twitter (10ª).
· · ·
A Millennial Media também divulgou seu “Mobile Mix” com dados do mês de novembro, avaliando o market share de plataformas móveis em sua rede de publicidade. O Android representou 50% das impressões de anúncios, enquanto o iOS teve 30%. O BlackBerry ficou com 17% e o resto foi dividido igualmente entre Symbian, Windows Phone/Mobile e outros. Estes dados já incluem informações do Kindle Fire, que teve um crescimento de 19% por dia, desde seu lançamento, um ritmo superior ao do iPad quando chegou ao mercado.
Nos rankings de fabricantes e smartphones, a Apple continua na liderança, com 25,66% e 13,54%, respectivamente. A Samsung aparece em seguida, como fabricante mais popular, mas seus smartphones só conseguiram emplacar a partir da 9ª colocação. O segundo smartphone mais usado foi o BlackBerry Curve, da RIM.
Você pode ver dados do Millennial “Mobile Mix” referentes a outubro aqui.