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Carta aberta do MacMagazine e discussão sobre futuras promoções

Logo do MacMagazine com o do Twitter

Prezados leitores,

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Alguns de vocês devem ter acompanhado uma grande polêmica que ocorreu ontem no Twitter envolvendo o MacMagazine, gerada a partir da desclassificação de uma pessoa sorteada na nossa última promoção de um iPad 2. Diante da dimensão que a coisa tomou, decidimos vir a público discutir a questão com todos vocês e, juntos, decidirmos qual o melhor caminho a se tomar daqui para frente.

Logo do MacMagazine com o do Twitter

Boa parte da confusão que aconteceu ontem envolveu gente que nunca sequer havia ouvido falar no MacMagazine, ouviu coisas pela metade (ou nem isso) e, como o povo gosta de polêmica, foi espalhando a coisa pra frente ou nos acusando sem nem saber do que estava falando. Fomos inundados de mensagens mal-educadas, xingamentos, ameaças e brincadeirinhas de mau gosto, principalmente depois que alguns tweets nossos foram tirados para fora do contexto e espalhados por aí de forma que nós tivessemos ofendido e/ou desrespeitado alguém. O nosso comprometimento é com vocês, nossos leitores de fato, por isso não vamos perder tempo com esse tipo de coisa.

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Antes de mais nada, gostaria de deixar claro qual o propósito do MacMagazine: ser um site de conteúdo focado principalmente no mundo Apple mas cobrindo também notícias relevantes no mundo da tecnologia, em geral. Nossa base são os artigos/matérias/reviews publicados diariamente aqui no blog, e a nossa segunda perna é o nosso Fórum de discussões, que já conta com quase 25 mil membros cadastrados. As promoções que realizamos periodicamente são extras, o foco do nosso site não é esse e não teremos problema em desistir delas, se um dia for preciso.

Em paralelo ao nosso site, somos apoiados pelo poder das três grandes redes sociais da atualidade: Twitter, Facebook e Google+. Temos contas/perfis/páginas em cada uma delas e sabemos do valor e do potencial que uma rede social tem hoje para o sucesso de um site como o nosso. Não só replicamos links do que é postado aqui no blog nesses três espaços, como também usufruímos deles para realizar anúncios, outras divulgações específicas e também para ampliar o nosso público leitor.

Quando realizamos uma promoção no site, fazemos isso com dois objetivos básicos: 1. nos promover e divulgar mais o nosso trabalho (e o do patrocinador, se a promoção envolver um), e 2. oferecer prêmios de bom grado para quem nos acompanha. Fazemos e já fizemos promoções dos mais diversos tipos aqui no site, utilizando também variados meios para tal: comentários, Fórum, cadastros via email e, principalmente, redes sociais — com um peso especial no Twitter, que dispõe de ferramentas como o Sorteios.org, sistema este que atualmente utilizamos em nossas promoções realizadas por lá.

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Realizar promoções pelo Twitter é muito bacana e divertido, e sempre traz ótimos resultados para nós e para nossos patrocinadores. É algo simples de se organizar e mais simples ainda de usuários participarem (com exceção dos que não gostam e/ou preferem não utilizar o Twitter como rede social, mas criar uma conta lá só para participar das nossas promoções *é* permitido e também leva poucos minutos). Todos ganham.

Só que, de “espertos”, o mundo está cheio. Quando os nossos sorteios se limitavam a alguns brindes de baixo valor e/ou promo codes de apps, as coisas de uma maneira geral fluíam sem problemas. Recentemente, porém e felizmente, com o crescimento do nosso site, temos conseguido angariar alguns prêmios muito bacanas, incluindo iPhones, iPads, Apple TVs e outros. E aí, a coisa se torna feroz. Porque muita gente não sabe perder, ou melhor, não sabe ou não aceita deixar de ganhar.

Com a nossa experiência realizando dezenas e mais dezenas de promoções pelo Twitter, tivemos que desenvolver, aos poucos, um pequeno conjunto de regras para elas a fim de que todos tenham chances iguais. Todas são sempre expostas nos posts de anúncios das promoções e fazemos questão de periodicamente postar lembretes no nosso Twitter, quando os sorteios estão se aproximando. Ainda assim, o mau costume da internet (e do próprio Twitter) impede que as pessoas parem por 2-3 minutos para ler cerca de dez linhas de um regulamento supersimples e objetivo. E, depois, as polêmicas são geradas.

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O que aconteceu ontem é um típico caso disso: gente que participa da promoção (concordando com as regras, portanto) e, depois que o sorteio é realizado e o resultado é divulgado — nesse caso, envolvendo uma desclassificação —, vem contestá-las. O pior: ontem a maioria desses era gente que não nos acompanha, nunca tinha ouvido falar no MacMagazine, não parou para ler as regras com calma e nem sabe que essas regras são as mesmas em nossas promoções há muito tempo. Nós não as inventamos ontem, apenas as aplicamos à risca, em respeito a todos os participantes e de acordo com a nossa seriedade e transparência.

De todas as regras definidas para as nossas promoções, parece que apenas uma delas está sendo contestada por muitos, e é nela que iremos focar aqui: a exigência de o perfil do Twitter ter o nome completo da pessoa referenciado, pelo menos os seus primeiro e último nomes. Nós não criamos essa regra porque queremos ser especiais, porque somos chatos ou qualquer outra coisa do tipo. Ela tem um propósito, e é o de tentar dar chances iguais para todos os participantes das nossas promoções. Não é à toa que, apesar da polêmica, também temos muita gente que nos apoia com relação à regra em questão.

Vejam: o Sorteios.org, assim como outros sistemas sérios de sorteio via Twitter, só contabiliza *uma* participação por pessoa. Ou seja, tanto faz o usuário postar o tweet e/ou dar RT na mensagem da promoção 1 ou 1.000 vezes, ela terá a mesma chance que os outros na hora do sorteio. Só existe uma forma de uma pessoa ter mais chances que outras: criando e usando outras contas no Twitter para participar da mesma promoção. E, pessoal, o que não falta por aí é gente fazendo isso — afinal, como dissemos, é muito simples participar das nossas promoções, e não é só o MacMagazine que tem oferecidos prêmios tão bacanas em iniciativas como essa, pelo Twitter.

A ideia de exigir o nome veio exatamente daí, afinal, desta maneira podemos pelo menos fazer uma pesquisa geral pelo Twitter e verificar se não há outras contas de Twitter criadas pela mesma pessoa que também estejam participando da nossa promoção. Resolve o problema? Não, e nós temos ciência total disso. Afinal de contas, tem muita gente por aí com nomes supercomuns/genéricos, as ferramentas de busca via Google e Twitter não são as melhores e sempre existirão outros métodos de se burlar isso, como por exemplo ter uma conta diferente no Twitter para cada membro da família.

De novo: o nosso objetivo com as regras não é complicar a promoção nem punir ninguém à toa, e sim torná-las o mais justo possível. Se houvesse uma forma, por exemplo, de restringirmos promoções apenas para leitores do site — como muitos sugeriram —, certamente já teríamos feito isso. Mas não temos como dizer quem é leitor e quem não é, salvo quando começam a nos confundir com a Magazine Luiza. Também não podemos e nem iremos começar a exigir que ninguém utilize o Twitter diariamente, como rede social, só para poder participar das nossas promoções.

Daqui pra frente, temos algumas opções que gostaríamos de discutir com todos vocês:

  1. Deixar todas as promoções de lado de uma vez por todas e nos focarmos apenas no nosso conteúdo, no Fórum e em outros futuros projetos que estamos desenvolvendo em paralelo.
  2. Manter as regras como estão e sermos menos transparentes, não divulgando publicamente o link do sorteio nem o nome do vencedor até que ele tenha sido 100% confirmado como válido — o que pode levar alguns dias após o sorteio, é claro.
  3. Buscar outra forma para coibir participações múltiplas no site — e uma delas chegou a nós pelo próprio Twitter, que é a de exigir um cadastro prévio aqui no site de cada participante das nossas promoções, com seus dados compartilhados conosco de forma privada e assim fazendo associação do seu nome e CPF com uma conta no Twitter. Assim, lá na rede social a pessoa não teria que se preocupar em colocar seu nome ou qualquer outro dado no perfil em si.

Vale lembrar que abandonar completamente a regra da exigência do nome e permitir que uma pessoa só tenha 20, 30, 50 vezes mais chances de ganhar do que outras está totalmente fora de cogitação. Isso é injusto e nós definitivamente não iremos apoiar.

Gostaríamos de ouvir as opiniões e sugestões de vocês sobre o assunto, nos comentários abaixo, mas POR FAVOR: 1. só comentem se tiverem algo de interessante a acrescentar, diante de tudo o que explicamos acima, 2. leiam os comentários já postados antes de vocês e, se alguém já disse o que vocês iriam dizer, não há necessidade de comentar de novo nem de ficar postando [2], [3], [4] e afins, basta dar um “joinha” para o comentário dela, e 3. não esperem respostas nossas nos comentários, mas saibam que leremos todos eles.

Por ora, gostaríamos de reiterar que as regras atuais serão mantidas na promoção do iPad 2 (a primeira pessoa foi de fato desclassificada e estamos ainda aguardando o contato do novo ganhador, que tem até domingo para se pronunciar) e numa outra que iremos sortear hoje à tarde. A discussão aqui refere-se ao que iremos fazer daqui pra frente. Até definirmos uma nova mecânica, as promoções com sorteio estão suspensas.

A todos, agradecemos de coração a compreensão e o apoio, aproveitando a oportunidade também para pedir desculpas a quem quer que tenha ficado ofendido com algo que tenhamos dito e/ou que tenha entendido mal (com um tom diferente) alguma resposta que tenhamos dado. A nossa intenção é sempre esclarecer tudo e ser o mais transparente possível.

Um abraço.

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