O melhor pedaço da Maçã.

Apple divulga informações para publicação e distribuição de conteúdos criados com o iBooks Author

Ícone - iBooks Author

Uma das novidades do evento educacional de hoje foi o lançamento do iBooks Author, uma ferramenta simples e poderosa que permite a qualquer pessoa criar livros — com ênfase especial para títulos didáticos.

Publicidade

Livros didáticos (textbooks) em iPads

Em uma página de suporte, a Apple respondeu todas as dúvidas inerentes à publicação e à distribuição desses conteúdos — mas, por enquanto, a página não está traduzida para o português. Lá constam todas as explicações, desde como publicar um livro na iBookstore, assim como materiais na iTunes U — para a primeira, uma conta no iTunes Connect se faz necessária, enquanto que para a “universidade da Apple” é preciso ter um “site” dentro do repositório.

Livros gratuitos podem ser distribuídos tanto pelo ecossistema da Apple — com limite máximo (tamanho) de 2GB — quanto por outros meios, incluindo sites pessoais. O iBooks Author exporta arquivos para os formatos PDF, texto ou arquivo do iBooks. Livros pagos são obrigatoriamente distribuídos através da iBookstore, enquanto que revistas e periódicos não podem ser publicados na loja de livros nem na iTunes U: para esse tipo de conteúdo, existe a Banca (Newsstand).

Publicidade

Em outra página de perguntas e respostas (FAQ), esta destinada a editoras, a empresa informa que atuais IDs vinculadas a outros tipos de conteúdos (como apps, séries de TV, filmes ou músicas), não poderão ser usadas para a distribuição de livros-texto. Para isso, outra ID (iTunes Connect) deverá ser criada, sendo necessário ainda vincular um cartão de crédito à nova conta. Um identificador de taxas norte-americanas também é necessário; além disso, todos os livros da loja precisam ser identificados com um ISBN (International Standard Book Number), uma espécie de número serial do livro.

Se você planeja publicar um livro na iBookstore ou se a sua instituição gostaria de participar da iTunes U, sugiro ler tudo com bastante calma antes de embarcar nessa. Assim, possíveis sustos são evitados. 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Apple publica vídeo promocional destacando os novos livros didáticos no iBooks 2 para iPad [atualizado]

Próx. Post

Vídeos “hands-on” das novidades educacionais apresentadas hoje pela Apple me fazem querer voltar pra escola

Posts Relacionados