Destaques
2 iFixit faz a sua tradicional desmontagem dos novos iPhones; chip A8 não é fabricado pela Samsung iFixit faz a sua tradicional desmontagem dos novos iPhones; chip A8 não é fabricado pela Samsung

A cada novo lançamento de iProducts, seguimos um ritual que começa em rumores e vai até os reviews definitivos. No meio das várias etapas estão as tradicionais desmontagens (teardowns) feitas pela iFixit — a qual costuma sempre vir buscar os aparelhos na Austrália, como fizemos neste ano. Desta vez, não foi diferente: já estão no […]

20 Já saíram os tradicionais vídeos de testes de resistência dos iPhones 6 e 6 Plus Já saíram os tradicionais vídeos de testes de resistência dos iPhones 6 e 6 Plus

Os iPhones 6 e 6 Plus já estão à venda (ainda não no Brasil, é claro) e, como tradicionalmente acontece, alguns testes de resistência dos novos aparelhos já estão pipocando por aí. Separamos dois para vocês verem: Nós amamos o Android, mas em primeiro lugar nós somos fãs de tecnologia. Portanto, não vamos negar isso […]

37 MacMagazine em Sydney: “hands-on” dos iPhones 6 e 6 Plus MacMagazine em Sydney: “hands-on” dos iPhones 6 e 6 Plus

Vocês já acompanharam como foi a fila que nós do MacMagazine enfrentamos junto do pessoal do Loop Infinito, o unboxing e as nossas primeiras impressões dos iPhones 6 e 6 Plus. Mas a nossa cobertura ainda não terminou. Que tal agora conferir os nossos hands-on? Vejam abaixo Breno Masi [@macmasi] e William Marchiori [@marchwill] brincando […]

77 MacMagazine em Sydney: primeiras impressões e fotos dos iPhones 6 e 6 Plus MacMagazine em Sydney: primeiras impressões e fotos dos iPhones 6 e 6 Plus

Apresentados para o mundo na semana passada, os iPhones 6 e 6 Plus trouxeram melhorias em praticamente todos os aspectos do telefone: capacidades, tamanho das telas, processadores, câmera, conectividade, bateria, sensores, entre outras coisas — você pode conferir tudo que mudou neste post. Antes de dar minhas primeiras impressões, vale ressaltar aqui um pequeno mas […]

28 MacMagazine em Sydney: fila e vídeos de “unboxing” dos iPhones 6 e 6 Plus MacMagazine em Sydney: fila e vídeos de “unboxing” dos iPhones 6 e 6 Plus

Depois de mais de 40 horas de voos e esperas em aeroportos, chegamos a Sydney na manhã do dia 16/9 (terça-feira). Por incrível que pareça, já havia algumas pessoas na fila da Apple Retail Store – Sydney para comprar os iPhones 6 e 6 Plus — segundo empregados da loja, eles chegaram antes mesmo da […]

Home » Design, Dicas

Design de interface para iOS: atenção aos detalhes

em 24 de janeiro de 2012 às 16:22 | 38 comentários por

Faz (muito) tempo que não dou continuidade para essa série de dicas por aqui, então já é hora de voltar a falar de design! :-)

É bem comum que alguns desenvolvedores trabalhem sozinhos na criação de apps, ou mesmo que o designer envolvido no projeto não tenha experiência com plataformas interativas. Então, neste post, falarei de detalhes que acabam escapando (tanto em pequenos quanto em grandes aplicativos), mas que podem adicionar muito à percepção final do usuário.

Não adianta achar pura frescura, hein! Todo o iOS é baseado nesses detalhes que melhoram a experiência de uso — desde aquela rolagem suave que nenhum outro sistema consegue reproduzir, até as transições trabalhadas que evitam cortes secos de uma tela pra outra. Acredite: a grande maioria dos usuários nem percebe isso acontecendo, mas, como citei acima, influencia bastante na percepção do aplicativo como um todo.

Botões pressionados

A tecnologia sensível ao toque é relativamente nova, e estamos acostumados com botões de verdade, em que você aperta e eles respondem segundo as leis da Física. Simular isso na interface é importante para que o usuário saiba que seu toque funcionou e tenha essa “resposta” imediata de sua interação.

O exemplo abaixo é do Camera+, app de excelente qualidade, mas não precisa nem fazer muita coisa para chegar nesse resultado: basta criar outra imagem com alguma diferença de luz, sombra, contorno, cor, etc.

Espaçamento dos botões

Quem está acostumado com web precisa diferenciar o clique do mouse com o “clique” do toque: o cursor chega a qualquer iconezinho, mas com touchscreen a coisa é um tanto diferente.

Por isso, quando for posicionar os botões na tela, lembre-se de que nem todos têm um dedo igual o seu; e, por mais esquisito que isso tenha soado, é verdade. O conselho aqui é deixar os botões com um bom espaço, principalmente se houver outros botões ao lado, para evitar que o usuário toque no lugar errado — coisa que irrita demais.

Transições

Experimente editar um vídeo no iMovie, recortar os pedações que lhe interessam e não adicionar transição alguma. Os chamados cortes secos de uma cena para outra ficam bem esquisitos, e é só adicionar um “Cross Dissolve” (ou “Cross Fade” em outros programas) para tirar um pouco do amadorismo da edição. Mesma coisa com o iOS!

Se o botão tem uma seta para a direita, por exemplo, fica legal a próxima cena vir da direita.

Em outro exemplo, o botão de menu do Facebook, à esquerda.

No caso do Domino Box, com todo o tema de caixinha de dominó, nós — Renato Pessanha e eu — optamos por uma transição 3D de cubo para adequar ao jogo. Jabá do nosso game? Sim! :-D

Sombra em textos

Se tem um texto na tela, é porque ele precisa ser lido. Para isso, o contraste com o fundo é essencial! Facilitando essa tarefa de leitura e também adicionando um efeito mais atrativo, o recomendado é usar as sombras no próprio texto.

As guias são suas amigas

A ideia das guias (ou grid) é balancear/equilibrar os elementos na tela, e o próprio Interface Builder do iOS já facilita posicionar os elementos da interface numa guia; porém, quando o design ainda está na etapa do Photoshop, é essencial pensar nisso.

Não é regra, principalmente para interfaces mais estilizadas, como as de games e tal. Mas em casos que seguem um padrão de botões, listas e conteúdos mais diagramados (se é que esse é o melhor jeito de descrever) é recomendado alinhar os elementos entre si.

·   ·   ·

Muitos podem até achar essas dicas n00bs demais, mas acredito que tem muita gente atrás desses detalhes básicos pra aprimorar os projetos e ficar de olho nesses pontos para apps futuros.

Se essa série de posts lhe interessa, deixe sugestões de próximos assuntos! A designer aqui agradece… ;-)

Se houver algum erro neste post, selecione-o e pressione Shift + Enter ou clique aqui para nos notificar.



Quem Escreve?
Larissa Herbst
Larissa Herbst
Designer de interfaces, paulista de 25 anos, fã de séries de TV, heavy-user de tecnologia e nerd nas horas vagas.
Artigos Relacionados Comentários

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.

Últimos Posts do Fórum

[dúvida? downgrade ios 8 > 7.1.1
Último post de: chuvadenovembro

Iphone 6 nos eua
Último post de: Rodrigo Ferreira (Dil)

[app Fotos] Cade o álbum "todas as fotos"?
Último post de: rdainfo83

Qual o similar ao 1Password, mas free?
Último post de: Carlos_Gabriel

iOS 8 - Discussões e Informações Gerais
Último post de: rodrigosmarques

MacMagazine em Redes Sociais
Feed do MacMagazine
Notícias da INFO

Tecnologia pessoal
Google lança serviço de streaming de música com exclusividade para aparelhos da Samsung

Internet
Facebook remove foto de perfil de jovem com malformação linfática

MacMagazine no Ar

iTunes Assine na iTunes Store

Enquete: participe!

Qual foi a melhor novidade do último evento especial da Apple?

Apps atualizados
MacMagazine por Email

Preencha o seu email no campo abaixo para receber todas as nossas novidades gratuita e diretamente na sua Caixa de Entrada! ;-)

Shuffle!

Shuffle - Post Aleatório

· · ·

2002-2014 © MacMagazine.com.br — Todos os direitos reservados. Política de Privacidade  |  Anuncie Aqui  |  Sobre o MM  |  Contato Logo do MacMagazine