Destaques
Confirmado: Apple realizará um evento especial no dia 9 de setembro! Confirmado: Apple realizará um evento especial no dia 9 de setembro!

O que já era praticamente certo acaba de ser confirmado! “Queríamos poder lhes contar mais.” A Apple convidou hoje alguns veículos de imprensa para participar de um evento que será realizado no dia 9 de setembro. Diferentemente dos últimos, este não será no Yerba Buena Center for the Arts (em San Francisco) ou na própria […]

Continuam rumores sobre o “iPhone 6” suportar pagamentos via NFC [atualizado 2x] Continuam rumores sobre o “iPhone 6” suportar pagamentos via NFC [atualizado 2x]

Se tem um rumor relacionado a iPhones que paira entre nós todos os anos é o de ele incorporar um chip NFC (Near Field Communication), e em 2014 não está sendo diferente. Agora, para pôr ainda mais lenha na fogueira, a WIRED disse que obteve informações quentes com fontes sobre a possibilidade de a oitava […]

↪ Re/code afirma que o “iWatch” será anunciado junto dos novos iPhones [atualizado] ↪ Re/code afirma que o “iWatch” será anunciado junto dos novos iPhones [atualizado]

Um dos vários conceitos de “iWatch” divulgados por aí. John Gruber tinha dito que era uma “brincadeira”, mas parece que é, sim, para valer: em junho o Re/code falava em outubro, mas agora afirma que o “iWatch” (ou como lá venha a ser chamado o relógio/pulseira inteligente da Apple) deverá ser anunciado junto dos novos […]

↪ Rumor: Apple está se preparando para produzir um iPad de 12,9 polegadas no começo de 2015 ↪ Rumor: Apple está se preparando para produzir um iPad de 12,9 polegadas no começo de 2015

De acordo com a Bloomberg, a Apple está se preparando para iniciar a produção de um suposto iPad de 12,9 polegadas no início de 2015. Apesar de não dar mais informações, o veículo afirma que essa produção em massa acontecerá no primeiro trimestre do ano que vem. Se a informação for mesmo verdadeira, é possível […]

Apple anuncia ainda mais participantes do iTunes Festival 2014, incluindo Mary J. Blige, Ed Sheeran, deadmau5 e Tony Bennett [atualizado] Apple anuncia ainda mais participantes do iTunes Festival 2014, incluindo Mary J. Blige, Ed Sheeran, deadmau5 e Tony Bennett [atualizado]

Depois de anunciar o evento há pouco mais de um mês e expandir a sua lista de bandas/artistas que se apresentarão na semana passada, a Apple revelou hoje ainda mais nomes fortes para o iTunes Festival 2014 de Londres. Além dos já anunciados, estarão por lá Mary J. Blige, Ed Sheeran, deadmau5, Tony Bennett, Jessie […]

Home » Design, Dicas

Design de interface para iOS: atenção aos detalhes

em 24 de janeiro de 2012 às 16:22 por

Faz (muito) tempo que não dou continuidade para essa série de dicas por aqui, então já é hora de voltar a falar de design! :-)

É bem comum que alguns desenvolvedores trabalhem sozinhos na criação de apps, ou mesmo que o designer envolvido no projeto não tenha experiência com plataformas interativas. Então, neste post, falarei de detalhes que acabam escapando (tanto em pequenos quanto em grandes aplicativos), mas que podem adicionar muito à percepção final do usuário.

Não adianta achar pura frescura, hein! Todo o iOS é baseado nesses detalhes que melhoram a experiência de uso — desde aquela rolagem suave que nenhum outro sistema consegue reproduzir, até as transições trabalhadas que evitam cortes secos de uma tela pra outra. Acredite: a grande maioria dos usuários nem percebe isso acontecendo, mas, como citei acima, influencia bastante na percepção do aplicativo como um todo.

Botões pressionados

A tecnologia sensível ao toque é relativamente nova, e estamos acostumados com botões de verdade, em que você aperta e eles respondem segundo as leis da Física. Simular isso na interface é importante para que o usuário saiba que seu toque funcionou e tenha essa “resposta” imediata de sua interação.

O exemplo abaixo é do Camera+, app de excelente qualidade, mas não precisa nem fazer muita coisa para chegar nesse resultado: basta criar outra imagem com alguma diferença de luz, sombra, contorno, cor, etc.

Espaçamento dos botões

Quem está acostumado com web precisa diferenciar o clique do mouse com o “clique” do toque: o cursor chega a qualquer iconezinho, mas com touchscreen a coisa é um tanto diferente.

Por isso, quando for posicionar os botões na tela, lembre-se de que nem todos têm um dedo igual o seu; e, por mais esquisito que isso tenha soado, é verdade. O conselho aqui é deixar os botões com um bom espaço, principalmente se houver outros botões ao lado, para evitar que o usuário toque no lugar errado — coisa que irrita demais.

Transições

Experimente editar um vídeo no iMovie, recortar os pedações que lhe interessam e não adicionar transição alguma. Os chamados cortes secos de uma cena para outra ficam bem esquisitos, e é só adicionar um “Cross Dissolve” (ou “Cross Fade” em outros programas) para tirar um pouco do amadorismo da edição. Mesma coisa com o iOS!

Se o botão tem uma seta para a direita, por exemplo, fica legal a próxima cena vir da direita.

Em outro exemplo, o botão de menu do Facebook, à esquerda.

No caso do Domino Box, com todo o tema de caixinha de dominó, nós — Renato Pessanha e eu — optamos por uma transição 3D de cubo para adequar ao jogo. Jabá do nosso game? Sim! :-D

Sombra em textos

Se tem um texto na tela, é porque ele precisa ser lido. Para isso, o contraste com o fundo é essencial! Facilitando essa tarefa de leitura e também adicionando um efeito mais atrativo, o recomendado é usar as sombras no próprio texto.

As guias são suas amigas

A ideia das guias (ou grid) é balancear/equilibrar os elementos na tela, e o próprio Interface Builder do iOS já facilita posicionar os elementos da interface numa guia; porém, quando o design ainda está na etapa do Photoshop, é essencial pensar nisso.

Não é regra, principalmente para interfaces mais estilizadas, como as de games e tal. Mas em casos que seguem um padrão de botões, listas e conteúdos mais diagramados (se é que esse é o melhor jeito de descrever) é recomendado alinhar os elementos entre si.

·   ·   ·

Muitos podem até achar essas dicas n00bs demais, mas acredito que tem muita gente atrás desses detalhes básicos pra aprimorar os projetos e ficar de olho nesses pontos para apps futuros.

Se essa série de posts lhe interessa, deixe sugestões de próximos assuntos! A designer aqui agradece… ;-)

Se houver algum erro neste post, selecione-o e pressione Shift + Enter ou clique aqui para nos notificar.



Quem Escreve?
Larissa Herbst
Larissa Herbst
Designer de interfaces, paulista de 25 anos, fã de séries de TV, heavy-user de tecnologia e nerd nas horas vagas.
Artigos Relacionados
Últimos Posts do Fórum

Arquivos na nuvem
Último post de: brunoliveiramac

[EVENTO] 9.9.2014 - Confirmado/Comentários
Último post de: leomkt

[Podcast] Sugestão de um podcast sobre notícias
Último post de: Francis Morelli

Siri em Português 100%
Último post de: Ivan Cruz

iWatch
Último post de: Ivan Cruz

MacMagazine em Redes Sociais
Feed do MacMagazine
Notícias da INFO

Tecnologias Verdes
Rio tem primeiro festival de comida vegana de boteco

Tablets
Tablet Nokia Lumia 2520 tem ótimo design e configuração, mas roda sistema Windows RT

MacMagazine no Ar

iTunes Assine na iTunes Store

Enquete: participe!

Você possui uma Apple TV?

Apps atualizados
MacMagazine por Email

Preencha o seu email no campo abaixo para receber todas as nossas novidades gratuita e diretamente na sua Caixa de Entrada! ;-)

Shuffle!

Shuffle - Post Aleatório

· · ·

2002-2014 © MacMagazine.com.br — Todos os direitos reservados. Política de Privacidade  |  Anuncie Aqui  |  Sobre o MM  |  Contato Logo do MacMagazine