O melhor pedaço da Maçã.

Será que o iPhone é realmente criado na China?

Bandeira dos Estados Unidos

Ultimamente, muitos estão caindo em cima da Apple para que a empresa fabrique seus produtos em solo norte-americano, gerando assim milhares de empregos para o país. Independentemente da questão das condições de trabalho na China — que precisam melhorar, e isso é fato —, um artigo do NYTimes explanou todos os motivos por trás da operação ser feita no país asiático, e não nos Estados Unidos.

Publicidade

Bandeira dos EUA dentro do iPhone 4S

Agora, para acabar com a discussão de uma vez por todas, a Forbes destacou um estudo de três professores no qual é comprovado que (apenas) cerca de US$10 do valor de um iPhone — aparelho ícone na discussão — é referente ao pagamento de trabalhadores chineses. Apesar de vários componentes serem fabricados na China e de o aparelho ser montado lá, todo o resto — como criação, design do produto, software, marketing, desenvolvimento, gerenciamento, entre outras funções — é realizado nos EUA.

Ou seja, praticamente tudo é feito em solo estadunidense, e somente a montagem do aparelho — um dos trabalhos menos valorizados de toda a cadeia — é concluído em solo asiático. Desde Tim Cook, passando por Jony Ive e Scott Forstall, e chegando a milhares de trabalhadores com posições menos expressivas porém bastante importantes, estão nos EUA. A verdade é que os únicos empregos que a Apple enviou para a China são aqueles que *pouquíssimas* pessoas de uma nação de primeiro mundo aceitariam.

[via Cult of Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Leitor conta curiosa história de iPad atropelado múltiplas vezes que não teve nenhuma de suas funções danificada [NAPPS]

Próx. Post

↪ Em sua saída da presidência do Warner Music Group, Edgar Bronfman Jr. fala sobre Apple e o mercado da música

Posts Relacionados