Em outubro, vimos quanto cada empregado da Apple gera para a companhia: US$110 mil por trimestre. Agora, Horace Dediu resolveu investigar um nicho mais específico e averiguou quanto vale cada empregado das mais de 300 lojas da Maçã.
Usando informações divulgadas pela Apple e catalogadas pelo ifoAppleStore.com, Dediu chegou à conclusão de que, hoje, cada empregado das Apple Retail Stores gera cerca de US$320.000 para a gigante de Cupertino. Note que, em 2010, o valor foi de US$481.000, enquanto que em 2009 foi de US$388.000 — o pico foi em 2007, quando cada um gerou quase US$600.000(!) para a Apple. Apenas para ilustrar e comparar, funcionários da JCPenney — nova casa de Ron Johnson — geram US$124.000 para a marca.
Como o ano ainda não terminou, a conta atual é incompleta e, já que o Q4 2011 promete ser um dos melhores para a firma de Cupertino, provavelmente o resultado da atual pesquisa de Dediu irá melhorar bastante.
Se calcularmos a receita por visita, o valor gira em torno de US$45 — cerca de 250 milhões de pessoas entram nas lojas da Apple por ano. A matemática é simples: o número de lojas cresce, assim como o número de visitas e de empregados. Hoje, existe um funcionário para cada 2.500 visitas trimestrais. Veja a relação entre estes números:
Supondo que um empregado trabalhe 360 horas por trimestre, cada um atende cerca de seis pessoas (visitantes) por hora, ou uma a cada dez minutos. Como cada visitante gera cerca de US$45 em receita, cada empregado vende algo próximo de US$278 por hora. Nada mau! 😛
[via TUAW]