O melhor pedaço da Maçã.

Apple: pagar dividendos ou não? Eis a questão…

Ícone - Cifrão, $, dinheiro, money

Dividendos: um assunto que não sai de moda entre os analistas que cobrem o mundo Apple — vira e mexe, ele aparece por aí. O CEO Tim Cook já disse que não é religioso quanto a deixar a montanha de dinheiro da Apple no banco, enquanto Peter Oppenheimer (CFO da empresa) afirmou que a cúpula da Apple sempre discute o que pode ser feito com tantas verdinhas.

Publicidade

Autor do livro “Inside Apple”, Adam Lashinsky colocou mais lenha na fogueira, dizendo que podemos esperar notícias sobre o pagamento de dividendos em breve — a Maçã estaria querendo saber a opinião de alguns acionistas a respeito do assunto.

Maçã e dinheiro

O MacRumors resolveu tirar isso a limpo e fez uma bela de uma pesquisa. O resultado: o assunto “dividendos” roda as conferências financeiras da empresa desde 2005. Desde então, a diretoria da empresa discute a possibilidade de “devolver” parte do dinheiro aos acionistas.

Publicidade

Mas será que isso é realmente necessário? Sinceramente, não entendo muito do assunto, mas os gráficos abaixo, destacados pelo SAI, falam por si só. Neles podemos analisar o histórico das ações de quatro empresas do setor: Microsoft, Oracle, Cisco e Apple.

Gráfico - Microsoft

Como podemos ver, a introdução de pagamento de dividendos na Microsoft (representada pelas letras “D”, em azul) não ajudou na valorização dos seus papéis.

Gráfico - Oracle

Na Oracle parece que sim, os dividendos trouxeram benefícios para a empresa.

Gráfico - Cisco

Na Cisco, assim como na gigante de Redmond, nada mudou: as ações continuaram na mesma — apesar de ainda ser um pouco cedo para tirarmos conclusões, já que o pagamento de dividendos começou recentemente, em março do ano passado.

Gráfico - Apple

Agora, veja a Apple. O que mudaria para a companhia, o pagamento de dividendos? De todas as empresas (principalmente na área de tecnologia), ela com toda certeza é uma das que mais traz retorno para quem investe e acredita nela. Ainda assim, o assunto dividendo não deixa os executivos da Maçã dormirem tranquilos.

Steve Jobs nunca cogitou pagar dividendos. Para ele, dividendos eram como “subornos” para investidores, um mau uso do capital da empresa — que poderia ser gasto com coisas que realmente importam. Mas, com tanto dinheiro assim em caixa, será que o pagamento de dividendos vai interferir em algum plano da companhia? Será que chegou a hora de recompensar os acionistas mais leais, além da valorização dos papéis? Deixe o seu comentário aí embaixo! 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Assembleia Legislativa de Santa Catarina investe R$116 mil em iPads para deputados

Próx. Post

↪ Eike Batista afirma ter se reunido com o CEO da Apple, Tim Cook, agora há pouco

Posts Relacionados