O melhor pedaço da Maçã.

Usuários discutem possível prejuízo que o uso do WebKit pela Apple e pelo Google está causando para a web

Ícone do WebKit 2

Ícone do WebKit 2Além de ambos serem navegadores da web, Chrome e Safari têm uma forte particularidade: os dois utilizam o motor de renderização de páginas WebKit, criado pela Apple porém de código aberto e hoje bastante desenvolvido também pelo Google.

Publicidade

Juntos, eles compreendem hoje cerca de um terço de toda a navegação na web — até porque não estão somente em desktops, mas são também os motores padrão do iOS e do Android —, o que está preocupando membros do World Wide Web Consortium.

Ocorre que muitos desenvolvedores de web preferem hoje usar o Chrome ou o Safari ao Firefox (que dirá ao Internet Explorer), muitas vezes desenvolvendo sites especificamente focados no padrão WebKit. Em alguns casos eles se tornam incompatíveis com outros, o que pode provocar duas coisas: 1. desenvolvedoras (como Microsoft, Mozilla e Opera) trabalharem em tornar seus browsers compatíveis com tais padrões ou 2. usuários acabam migrando para um navegador que funcione nos sites de sua preferência.

Daniel Glazman, copresidente do CSS Working Group da W3C, está tão indignado com a situação que a considera mais grave do que a época em que o IE6 dominava o mercado e atrasava todo o desenvolvimento da web.

Publicidade

É inegável que o problema todo existe, mas isso só acontece porque o W3C continua levando muito tempo para aprovar e implementar novos padrões — estes sim, obrigatórios em qualquer navegador que se preze. Enquanto isso, a web continua correndo e empresas como Apple e Google não pretendem limitar suas criações por causa de uma única instituição. Quem está errado, então?

[via CNET News]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple disponibiliza MacBooks Air para o mercado educacional; design dos portáteis deverá mudar em 2012

Próx. Post

↪ Nova variante do cavalo de Troia Flashback explora vulnerabilidades no Java

Posts Relacionados