O melhor pedaço da Maçã.

Apple mais uma vez se vê no meio de uma polêmica sobre privacidade de usuários

Path perguntando por uso de contatos

Há cerca de uma semana, um aplicativo chamado Path [grátis; 7,5MB; requer o iOS 4.3 ou superior de iPhones/iPods touch] — que se intitula “um jornal diário inteligente” — abriu uma grande polêmica envolvendo a Apple, pois descobriu-se que, após a configuração da conta do usuário, ele automaticamente enviava toda a lista de contatos da pessoa para um servidor central sem o consentimento dela.

Publicidade

Embora a medida tenha um propósito — que, no caso do Path, é permitir que usuários rapidamente encontrem amigos e familiares que também gostam do aplicativo —, o fato de ela fazer isso sem avisar a pessoa era profundamente errado. Não foi à toa que, em poucos dias, um update para o Path implementou uma caixa de diálogo que não só avisa a pessoa sobre o procedimento, como permite que ela negue o envio dos dados.

http://www.iclarified.com/images/news/19975/70838/70838.png

Se a coisa parasse por aí não haveria muito o que discutir, claro, mas o caso do Path logo ensejou uma grande discussão sobre privacidade de dados no iOS e também descobriu-se outros apps que faziam uso similar do recurso sem o consentimento do usuário — incluindo Twitter, Facebook, foursquare, Instagram, Yelp e outros.

Publicidade

A coisa chegou ao ponto de, hoje cedo, membros do congresso norte-americano enviarem uma carta para o CEO da Apple, Tim Cook, questionando-lhe sobre a questão (“AddressBook-gate”?).

Agora há pouco, a Apple finalmente se pronunciou:

Aplicativos que coletam ou transmitem dados de contatos do usuário sem sua autorização prévia estão violando as nossas diretrizes. Estamos trabalhando para tornar isso ainda melhor para nossos consumidores e, tanto quanto fizemos com serviços de localização, qualquer app que quiser acessar dados de contatos requererá aprovação explícita do usuário em uma futura atualização de software.

Não duvido nada que essa mudança já venha também como parte do futuro iOS 5.1 — a menos que a Apple veja muita urgência na questão, então aí podemos aguardar um 5.0.2 da vida chegando em poucos dias.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

GoPad é aquele acessório perfeito para geeks que não desgrudam do seu iPad

Próx. Post

↪ Vídeo: assista na íntegra à “entrevista perdida” de Steve Jobs, realizada em 1990 [atualizado]

Posts Relacionados