No início de dezembro passado, Eric Schimdt disse que em seis meses os desenvolvedores priorizariam o Android em vez do iOS.
Desenvolvedores são movidos por volume, e volume é favorecido pela abordagem aberta do Google. Existem tantos fabricantes trabalhando para entregar aparelhos com Android. Goste você do Android ou não, você suportará a plataforma, e provavelmente entregará primeiro para ele.
Não chegamos ainda à metade do período especificado por Schimdt, é verdade, mas nada indica que isso de fato está acontecendo. Segundo a Businessweek, uma pesquisa da Flurry baseada em desenvolvedores que utilizam as ferramentas da empresa indicou que, para cada dois novos apps na App Store, tínhamos um no Android Market — pesquisa de um ano atrás. Agora (desde o começo de 2012), por incrível que pareça, a firma diz que para cada três novas criações na loja da Apple temos uma na loja do Google — a App Store conta hoje com mais de 550.000 apps, enquanto o Android Market está na casa dos 400.000.
O que isso quer dizer? Mais do que nunca, que desenvolvedores preferem o ecossistema e a simplicidade do iOS — até mesmo na hora de publicar um novo projeto — do que a fragmentação do Android. Obviamente dinheiro também é importante e, de acordo com a GameHouse, desenvolvedora de jogos, seu faturamento no iOS chega a ser de três a quatro vezes maior que no Android.
Pelo visto, diferentemente da opinião de Schimdt, volume não é a única coisa que importa. Porém, restam ainda quatro meses para cobrarmos um novo posicionamento do executivo do Google; até lá, veremos o que acontece no mercado.
[via AppleInsider]