O melhor pedaço da Maçã.

Segurança do mundo Apple: bloqueando dispositivos remotamente

Remote Wipe no iCloud

Dentro do assunto “segurança do equipamento” falamos sobre a trava de segurança Kensington e sobre a senha do firmware. Mas e se o seu equipamento for perdido ou roubado? Como fazer para bloquear o acesso ao sistema, ou até mesmo como apagar remotamente os seus dados?

Publicidade

Em 9 de junho de 2008, a Apple anunciou o lançamento do serviço chamado MobileMe em substituição ao .Mac (originalmente chamado iTools). Uma das funcionalidades do serviço anunciada em 10 de junho de 2009 foi o “Find My iPhone”, serviço que permite a localização de dispositivos móveis (iPhone, iPad e iPod touch), envio de mensagem em formato de alerta, bloqueio por senha e exclusão remota dos arquivos, onde toda a gerência é feita através de um portal web ou de um app instalado em outro dispositivo rodando o iOS 4 (ou superior).

Remote Wipe no iCloud

Atualmente o serviço MobileMe está em fase de transição com data limite (30 de junho de 2012) de migração das contas antigas para o novo serviço chamado iCloud. Além de ter se tornado gratuito para contas com espaço para armazenamento de até 5GB, o serviço passou a oferecer várias novas funcionalidades, como por exemplo sincronização de apps, músicas e fotos em vários dispositivos com a mesma conta iCloud configurada, e, no caso do “Find My iPhone”, computadores com o sistema operacional OS X Lion instalado também podem ser localizados, bloqueados e apagados remotamente através do portal web ou app para iOS [grátis; 5,4MB; universal; requer o iOS 3.1.3 ou superior].

Caso você queira configurar o iCloud no seu computador (Mac ou PC) ou dispositivo móvel (iPhone, iPad e iPod touch), a Apple disponibilizou um site com instruções detalhadas. Uma vez configurado, você poderá bloquear o seu dispositivo ou apagá-lo remotamente — informações sobre como bloquear o seu aparelho podem ser encontradas neste documento de suporte da Apple.

Muitas pessoas acreditam que apenas habilitando a localização do iCloud estarão seguras, entretanto se o atacante tiver o conhecimento um pouco mais avançado ele poderá simplesmente apagar a sua conta e você nunca mais verá o seu dispositivo. Para evitar esse tipo de problema, nos dispositivos iOS você pode restringir a modificação das contas, bastando seguir as instruções deste link. Já em computadores Mac, recomenda-se criar uma conta do tipo Administrador e configurar apenas o serviço de localização do iCloud; em uma outra conta do tipo Padrão (conta para ser usada no dia-a-dia), configura-se os demais serviços do iCloud — email, agenda, calendário, etc.

Apple - Profile Manager no OS X Lion

No mundo corporativo a Apple também possui uma solução muito interessante chamada Profile Manager, que é um novo serviço disponível no OS X Lion Server o qual permite a configuração e gerência remota de dispositivos iOS e computadores com o Lion instalado. Caso você tenha interesse em aprender mais sobre o assunto, existe um excelente livro chamado Managing iOS Devices with OS X Lion Server [US$5], escrito por Arek Dreyer, ou o curso oficial criado pela Apple chamado OS X Server Essentials 10.7 [PDF], ministrado em um Centro de Treinamento Autorizado Apple.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple libera iMac Graphic FW Update 3.0

Próx. Post

Software Reflection permite o espelhamento de telas do iPhone 4S e do iPad 2 em um Mac

Posts Relacionados