O melhor pedaço da Maçã.

Apple afirma que vai licenciar gratuitamente suas patentes relacionadas ao padrão Nano-SIM

Entrada de SIM card no iPhone 4

Na semana passada comentamos a disputa em torno do novo padrão Nano-SIM, já que tanto a Apple quanto a Nokia (esta, apoiada por Motorola e Research In Motion) apresentarão suas respectivas propostas ao Instituto Europeu de Padrões de Telecomunicações (European Telecommunications Standards Institute, ou ETSI).

Publicidade

Entrada de SIM card no iPhone 4

A maioria das operadoras europeias está do lado da Maçã, por isso outras fabricantes do mercado estão preocupadas, achando que a firma de Cupertino terá um grande controle sobre a coisa (especialmente com patentes) caso sua proposta seja aprovada. Só que a Apple não está de brincadeira e enviou uma carta ao ETSI afirmando que licenciará gratuitamente (livre de royalties) toda e qualquer patente relacionada ao padrão Nano-SIM — desde que a concorrência tome a mesma atitude (princípio de reciprocidade).

Posso estar enganado, mas vejo essa atitude da Apple como uma forma de mostrar aos órgãos reguladores que esse deve ser o comportamento de uma empresa quando o assunto são patentes relacionadas a padrões de tecnologia. Com isso, ela tenta desestabilizar tanto a Motorola quanto a Samsung, que insistem em brigar na justiça usando exatamente patentes como essas.

[via FOSS Patents]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mulher de 83 anos quebra o nariz na porta de vidro de uma Apple Store e processa a empresa

Próx. Post

↪ Tim Cook visita a China pela primeira vez como CEO da Apple

Posts Relacionados