O melhor pedaço da Maçã.

Rumor: novos iMacs também poderão vir equipados com telas Retina

iMac (miniatura)

Durante o dia de ontem, muitos veículos comentaram o rumor a respeito do novo MacBook Pro e seu possível display de altíssima resolução. Mas, se depender das fontes de Joanna Stern, da ABC News, os iMacs também ganharão telas Retina.

Publicidade

Se pararmos para pensar, nada mais natural, para a Apple, do que implementar um recurso bacana em toda sua linha de computadores. Contudo, as telas de 21,5 e 27 polegadas dos iMacs já se aproximam bastante do que a Maçã chama de Retina, afinal, de uma distância normal (saudável), duvido que alguém veja pixels nessas lindas telas.

Três iMacs de lado

Fazendo uma conta rápida, se a Apple dobrar a resolução das telas de MacBooks e iMacs, como ela fez em iPhones — e no iPad de terceira geração —, o MBP de 15 polegadas passará de 1440×900 pixels para 2880×1800; iMacs de 21,5 polegadas passariam de 1920×1080 para 3840×2160 pixels — algo bem próximo de uma suposta tela Retina para o MBP de 17 polegadas. Enquanto isso, iMacs de 27 polegadas iriam de 2560×1440 para assombrosos 5120×2880(!) pixels — algum processador gráfico dá conta disso?! 😛

Publicidade

Na minha opinião, a tela Retina chegará, sim, a todos displays de todos os produtos (relevantes) da Apple, contudo, não necessariamente dobrando de tamanho. Fica claro, aqui, que iMacs não precisam dessa incrementação toda. O problema é que, atualmente, a densidade de pixels (Pixels Per Inch, ou PPI), está na casa dos 100-130. E aumentar isso “apenas um pouquinho” também não é nada fácil, principalmente para desenvolvedores/usuários.

Pegando o iMac de 27 polegadas como exemplo, David Barnard deu uma possível solução para o problema. Em vez de dobrar a resolução, passando para 5120×2880 pixels, a Apple poderia implementar uma tela de 3840×2400 a qual seria Retina se a área de trabalho fosse de 1920×1200. Ou seja, no tamanho @1X a densidade seria de 84, já no @2X (código utilizado para imagens preparadas para telas Retina) a densidade seria de 168. O problema disso é que os elementos da interface gráfica ficariam maiores do que os atuais, o que pode desagradar muita gente.

Resumo da ópera: uma mudança dessas não é fácil, então, é bom manter os pés no chão para não ficar decepcionado, caso as telas dos iMacs (e até mesmo dos MacBooks) continuem iguais. 😉

[via MacRumors]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Dica: ouça o novo álbum de John Mayer, “Born and Raised”, gratuitamente na iTunes Store

Próx. Post

↪ Apple teria encomendado 50% da produção de DRAM da Elpida

Posts Relacionados