O melhor pedaço da Maçã.

Clueful analisa os apps do seu iPhone/iPod touch e diz o que cada um está fazendo com seus dados

Clueful em iPhones

Clueful em iPhones

Publicidade

Se você ficou paranoico com polêmicas recentes envolvendo o iOS e o acesso/compartilhamento de dados pessoais por parte de aplicativos de terceiros, a BitDefender lançou nesta semana um app que poderá lhe tranquilizar um pouco.

Com o Clueful, você pode fazer uma varredura nos apps do seu iPhone/iPod touch e então descobrir o que cada um deles está fazendo com seus dados — o que eles coletam (localização, contatos, UDID, etc.) e o que enviam para servidores remotos. Também dá para saber quais possuem propagandas, quais provavelmente sugam a sua bateria e quais contam com sistemas de estatísticas de uso.

“Desenvolvedores de apps podem pedir e receber acesso à sua localização exata, sua lista de contatos, e mais informações sobre você quando instala os produtos deles no seu iPhone”, comentou Alexandru Catalin Cosoi, pesquisador-chefe de segurança. “Seu iPhone é provavelmente o dispositivo mais pessoal que possui, contendo grande quantidades de informações sobre o que você faz, quem você é e aonde vai. O Clueful avisa para você que tipo de informações pessoais os apps podem acessar para que você tome uma melhor decisão se vai utilizar aquele aplicativo ou não.”

O Clueful requer o iOS 5.0 ou superior e custa US$4 na App Store [5,9MB]. Vale notar que alguns usuários relataram bugs nesta primeira versão do aplicativo, os quais serão solucionados num update que chegará em breve à loja da Apple.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novo relatório mobile da Millennial Media mostra que iPhones e iPads ainda dominam em impressões de publicidade

Próx. Post

Vagas indicam que Apple continua investindo bem em Israel; no Brasil, Apple busca gerentes para o programa AppleCare

Posts Relacionados