O melhor pedaço da Maçã.

Sistema de classificação do iTunes Connect esclarece por que certos jogos não estão disponíveis na App Store brasileira

Classificação na App Store

Desde a chegada da categoria Jogos à App Store brasileira, muitos notaram que, embora o acervo de títulos seja enorme, ele não inclui absolutamente todos os encontrados na loja americana. É fácil observar, por exemplo, que games de tiro não são publicados por aqui.

Publicidade

Hoje, recebemos screenshots do iTunes Connect compartilhadas por um desenvolvedor que explicam o porquê dessa diferenciação — mais uma vez, tem a ver com as leis locais de cada país e, como a Apple preferiu não entregar os jogos comercializados em sua loja para classificação do Ministério da Justiça, alguns tipos de títulos realmente não podem ser comercializados legalmente no nosso país.

Confira um exemplo:


Classificação na App Store


Como dá pra ver, basta classificar um app com “violência realística frequente/intensa” e com “temas de terror/medo ocasionais/sutis” para que ele não seja mais comercializado no Brasil — considerando que a sua categoria primária ou secundária seja Jogos.

Publicidade

Vale notar que esse tipo de coisa não acontece somente por aqui. Neste outro exemplo, games que tenham “referências a álcool, tabaco ou uso de drogas frequentes/intensos” não podem ser comercializados nos seguintes países: Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Coreia e Brasil.


Classificação na App Store


A seguir, um exemplo de app o qual, mesmo com “violência realística e temas de terror/medo ocasionais/sutis” pode ser comercializado em todos os países que possuem App Stores.


Classificação na App Store


No outro extremo, apps com “temas maduros/sugestivos, jogatina simulada, temas de terror/medo, violência gráfica prolongada ou realismo sádico e conteúdo sexual gráfico e nudez frequentes/intensos” não podem ser vendidos na iTunes Store, independentemente do país.


Classificação na App Store


Assim fica mais fácil compreender, pelo menos. 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apesar das mudanças, desenvolvedores continuam preocupados em como destacar seus aplicativos na App Store

Próx. Post

↪ Apple inclui Conversor de MagSafe para MagSafe 2 em caixas de Thunderbolt Displays

Posts Relacionados