Destaques
MacMagazine no Ar, episódio #039: Google I/O 2013, BlackBerry, Adobe Creative Cloud, iTunes 11.0.3 e muito mais! MacMagazine no Ar, episódio #039: Google I/O 2013, BlackBerry, Adobe Creative Cloud, iTunes 11.0.3 e muito mais!

Sábado é dia de MacMagazine no Ar! :-D Infelizmente não conseguimos gravar na semana passada, mas como prometido estamos de volta. Participaram deste 39º episódio o núcleo do podcast — formado por Rafael Fischmann, Breno Masi e Eduardo Marques —, com a participação especial do Renato Ribeiro, diretor da IDS Tecnologia e especialista em segurança, o [...]

Review: Magoo 3D, uma membrana tridimensional para iPads Review: Magoo 3D, uma membrana tridimensional para iPads

Em meados de julho do ano passado, falamos aqui no site sobre uma “membrana” 3D para iPads que prometia oferecer uma boa experiência sem a necessidade de óculos especiais. Pois ela agora está entre nós e, após alguns dias de testes, trazemos para vocês finalmente o nosso parecer sobre o produto. A criação é de [...]

Rumor: negociações teriam travado e “iRadio” poderá não ser lançado na WWDC 2013 [atualizado] Rumor: negociações teriam travado e “iRadio” poderá não ser lançado na WWDC 2013 [atualizado]

Más notícias para quem está aguardando o lançamento do “iRadio”, suposto novo serviço de streaming de músicas da Apple. Nós já falamos bastante sobre ele aqui no MacMagazine e, até então, as negociações estavam difíceis, mas bem encaminhadas. Todavia, o The Verge informou hoje que, mesmo com a Universal querendo ver o lançamento o mais [...]

Eis as listas de desejos de alguns membros da equipe MacMagazine para o iOS 7 Eis as listas de desejos de alguns membros da equipe MacMagazine para o iOS 7

O iOS 7 está quase saindo do forno — ao menos em versão beta para desenvolvedores, na WWDC 2013. Lá entre o pessoal de Cupertino, evidentemente, os testes já estão ocorrendo à toda. Mas não é só uma grande reformulação visual que é esperada para a sétima versão do sistema operacional móvel da Apple. Ano a [...]

Confira as ofertas de hoje do AppyFridays: Bluenote, Multimon e Font Kit Mix Confira as ofertas de hoje do AppyFridays: Bluenote, Multimon e Font Kit Mix

Toda sexta-feira, o pessoal do AppyFridays seleciona e destaca três aplicativos para Mac com ótimos descontos. Eis as de hoje, válidas até o próximo domingo (19/5). Gerencie suas notas, tarefas e senhas em um só lugar. Configure vários monitores no seu Mac. Coleção de fontes. ·   ·   · Aproveitem! :-)

Home » Apple, Hardware, Tecnologia

Opinião: por que o MacBook Pro com tela Retina é uma ótima máquina, mas peca pelo nome

comentários postados
Atualizado: 15/06/2012 às 13:42
por
15/06/2012 às 13:42

Agora que a “euforia” passou e a poeira baixou, que tal analisar as novidades da WWDC 2012? Particularmente, a que mais me chamou a atenção — eu já inclusive votei na pesquisa, e você? — foi o MacBook Pro com tela Retina.

Infelizmente ainda não tive a chance de pôr as mãos nele, mas sem dúvida nenhuma trata-se de uma senhora máquina! Se pegarmos o modelo MC976LL, ele definitivamente tem uma configuração digna de profissional. Mas, então, porque seu “conceito” está errado? Para explicar melhor, peguemos o Mac Pro como exemplo.

Mac Pro visto de lado

Apesar de “abandonado” pela Apple — a Maçã disse que teremos novidades relacionadas a ele apenas em 2013 —, o Mac Pro é o exemplo perfeito de uma máquina profissional: além de contar com especificações dignas do nome, ele é completamente personalizável/expansível, características primordiais para um profissional.

Suponhamos que uma pessoa que trabalha com edição de vídeos resolveu comprar um Mac Pro para trabalhar. Para não gastar muito dinheiro assim, de uma vez só, ela foi lá e comprou a versão Quad-Core básica, sem customizar, pagando R$9.800.

A máquina atende perfeitamente nos primeiros meses e para os freelas iniciais, até que essa pessoa fecha um contrato superbacana! Só que ela terá que editar muita coisa pesada em um espaço de tempo curto. O que ela faz? Compra mais 8GB de RAM, mais dois HDD de 1TB, mais uma placa ATI Radeon HD 5770 de 1GB e dá uma bela turbinada na máquina! Perfeito, não? Pelo menos eu acho. Quando digo perfeito, não me refiro às especificações, mas sim ao conceito de um profissional poder melhorar as características de sua ferramenta quando bem entender, quando precisar — sem precisar comprar um computador novo.

MacBook Pro com tela Retina rodando Final Cut Pro X

Como disse, o novo MacBook Pro (Retina) é uma senhora máquina, mas peca pelo nome. Na minha visão, ele está longe do conceito profissional que a Apple inclusive utiliza em seu modelo “profissional” de verdade. Claro que todo mundo quer um notebook leve e fino, mas essas são características secundárias para um profissional. Para quem busca isso, a Apple já oferece um ótimo produto: o MacBook Air!

Ao meu ver, um notebook profissional precisa ser poderoso e, ao mesmo tempo, personalizável/expansível. É claro que não dá para ser como o Mac Pro, mas também não dá para ser como o Air. Existe um meio termo, e definitivamente ele não se enquadra na próxima geração do MacBook Pro. Armazenamento flash e RAM soldada na placa, não são, nem de longe, características agradáveis para um profissional. Eu não acho que um profissional abre mão disso para ganhar ~500gr no peso e ~0,6cm de espessura. Levando em conta o cenário descrito por mim anteriormente, ele não atende.

Interior do MacBook Pro com tela Retina

Na minha visão, um MacBook Pro deveria possibilitar troca da RAM, do SSD e da bateria — sim, não é o fim do mundo, para a Apple, projetar um computador com uma bateria removível, ainda que sua linha doméstica não seja (e não precise ser) assim. Levando em conta essas características, a linha ideal de notebooks da Apple, para mim, seria assim:

  • MacBook Air: 11″ e 13″ — mesmas características atuais.
  • MacBook: 13″ e 15″ — mesmas características do MacBook Pro com tela Retina.
  • MacBook Pro: 15″ e 17″ — tela Retina, SSD expansível, RAM expansível e bateria removível.
  • Observação: todos os modelos teriam tela Retina, é claro! ;-)

“Ah, mas a Apple já matou o MacBook!” Sim, e daí? Traz de volta! Nós não temos três linhas de desktops (Mac mini, iMac e Mac Pro, sendo duas domésticas e uma profissional)? Qual o problema de termos o mesmo, na linha de notebooks? Só assim teríamos um notebook profissional de verdade.

Concorda ou discorda? Deixe a sua opinião nos comentários! :-)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Quem Escreve?
Eduardo Marques
Eduardo Marques
Graduado em Comunicação Social pela ESPM-RJ, teve seu primeiro contato com um produto Apple (um iMac G5) em 2005, quando trabalhava em uma produtora de eventos. Logo após foi morar em Londres e voltou com um iMac G5 (iSight) na bagagem. Sempre que passa na frente de uma Apple Store é abduzido. Carioca, flamenguista e viciado em Coca-Cola Zero, tem um MacBook Pro Retina (meados de 2012), um iPhone 5, um iPad mini Wi-Fi, uma Apple TV (2ª geração) e um Time Capsule (1ª geração).
Comentários

Nosso sistema de comentários não foi carregado corretamente — muito provavelmente porque você está numa conexão lenta.

Por favor, atualize esta página e/ou certifique-se de que a excecução de JavaScripts está habilitada no seu navegador.

Últimos Posts do Fórum

Firewall pra Mac
Úlimo post de: Vyich Zul

Galeria dos desktops dos leitores/usuários do MM
Úlimo post de: Matheus F

Alerta de bateria
Úlimo post de: Raoni Mendes

Babá eletrônica
Úlimo post de: Thiago_k

Macbook em Miami!
Úlimo post de: Leandro Sasso

App do Dia

MacMagazine em Redes Sociais
Feed do MacMagazine
Notícias da INFO

Tecnologias verdes
População de Taiwan se manifesta contra central nuclear

Tecnologias verdes
China não aceitará taxa europeia de carbono

MacMagazine no Ar

iTunes Assine na iTunes Store

Enquete: participe!

Qual a sua maior expectativa para a WWDC 2013?

Apple na NASDAQ
AAPL
MacMagazine por Email

Preencha o seu email no campo abaixo para receber todas as nossas novidades gratuita e diretamente na sua Caixa de Entrada! ;-)

Shuffle!

Shuffle - Post Aleatório

· · ·

2002-2013 © MacMagazine.com.br — Todos os direitos reservados. Política de Privacidade  |  Anuncie Aqui  |  Sobre o MM  |  Contato Logo do MacMagazine