No mês passado, foram os Fleets do Twitter. Agora, mais uma cópia dos Stories do Instagram — que, por sua vez, são “fortemente inspirados” no formato do Snapchat, vale lembrar — está próxima de dizer adeus: desta vez, são os Stories do LinkedIn.
O formato, que tinha estreado de forma estável em abril de 2020, será removido da plataforma até o fim deste mês. A informação foi confirmada por Liz Li, diretora sênior de produto do LinkedIn, em um post no blog da empresa.
Li afirmou que os Stories da rede foram criados como uma forma “divertida e casual” de compartilhar updates rápidos em vídeo, e que a morte do formato dará lugar a novas experiências. Mais precisamente, a equipe do LinkedIn usará o conhecimento da ferramenta que ganhou no último ano e meio para lançar uma “nova experiência de vídeo” na rede que será ainda mais rica e interativa.
Ainda não há mais informações sobre como será essa nova experiência, mas a ideia, pelo visto, é embutir os formatos multimídia e as ferramentas criativas dos Stories em outras partes do LinkedIn — ao mesmo tempo em que as novidades “se integram de forma mais natural com sua identidade profissional”, afirmou Li.
Segundo a executiva, os usuários querem — ao menos em seus perfis profissionais — conteúdos que durem e mostrem ao mundo sua evolução no mercado do trabalho, não apenas vídeos que sumam após 24 horas. Além disso, os participantes da rede gostam de ter à disposição ainda mais ferramentas de interação nas suas criações. Esses deverão ser dois aspectos, portanto, levados em conta na vindoura nova experiência.
Quanto aos Stories em si, entretanto, c’est fini até o fim do mês. Não dá para dizer que não foi por falta de aviso, não é mesmo? 😛
Requer o iOS 15.0 ou superior
via AdAge