O melhor pedaço da Maçã.

Apple abandona classificação ambiental EPEAT

Apple e produtos tóxicos

Apple e produtos tóxicosPor muito tempo, certos produtos da Apple — especialmente Macs — foram classificados com o selo Electronic Product Environmental Assessment Tool (EPEAT), que nada mais é do que mais uma avaliação ambiental, informando ao consumidor “quão” verde determinado eletrônico é. Agora, nada disso pode ser encontrado no site da companhia.

Publicidade

Sem motivo aparente, a Apple abandonou o registro de produtos sob a classificação EPEAT — certamente um baque para os paranoicos de plantão sobre esse tipo de avaliação ambiental.

A menos que a Apple tenha uma boa razão para tal, a medida dá a entender que ela não está dando muita importância à questão. Outro aspecto negativo, segundo nota a iFixit, é que a maioria das agências governamentais americanas só podem adquirir produtos com essa classificação.

Muitos dos produtos Apple — como os iMacs — receberam o selo “EPEAT Gold”, o que significa que são excelentes em termos de reciclagem, atualização, processo de manufatura e consumo de energia. Como sabemos, o novo MacBook Pro com tela Retina, por exemplo, é bem limitado em termos de acesso e upgrade de componentes — a Apple priorizou neste caso o design e a portabilidade máxima do produto, o que pode ter a ver com o abandono do selo EPEAT.

O CIO Report diz ter entrado em contato com a Apple pedindo esclarecimentos; vamos ver se ela se pronuncia.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

NNG inova e oferece trial de 30 dias do seu app de GPS iGO primo para iGadgets

Próx. Post

↪ Rumor: “iPad mini” deverá ser produzido na fábrica brasileira da Foxconn

Posts Relacionados