O melhor pedaço da Maçã.

Comunicado sobre a nossa mudança de comentários para o sistema do Facebook [atualizado]

MacMagazine e Facebook Connect

Como muitos de vocês já devem ter percebido, há poucos dias fizemos uma “pequena-grande” mudança aqui no site: trocamos o nosso sistema de comentários, agora powered by Facebook. Nossa intenção era ter escrito e publicado este comunicado antes, mas tínhamos outras prioridades para cuidar.

Publicidade

MacMagazine e Facebook Connect

O MacMagazine rodava com o sistema IntenseDebate desde fevereiro de 2009 — ou seja, podemos dizer que éramos “clientes fiéis” do serviço. Tanto que nós — este que vos escreve, pra ser mais preciso — fomos responsáveis por mais de 90% da tradução de todo o sistema para o idioma português.

Há mais de um ano, promovemos uma mudança significativa na configuração do ID aqui no site: a partir de maio de 2011, restringimos comentários apenas para usuários cadastrados no ID ou no WordPress.com. Vou repetir aqui a explicação dos motivos que nos levaram a fazer isso, naquela época:

Publicidade

1. queda significativa da qualidade dos comentários no site, 2. avalanche de trolls, usuários desrespeitosos que em 99% das vezes se escondem por trás de apelidos, 3. grande perda de tempo na moderação de comentários inúteis. Temos consciência de que o número de comentários por artigo irá cair (ou até despencar) com isso, mas estamos confiantes de que a qualidade voltará a subir, como antes. E isso é o que mais valorizamos.

A surpresa foi que o número de comentários quase não caiu, até porque o ID já estava bem disseminado em outros sites e muitos já tinham criado contas nele. Observamos melhorias nos outros sentidos, porém não tanto quanto gostaríamos. Pior: o ID como um todo está bastante abandonado pela sua desenvolvedora, a Automattic, com um futuro bastante incerto atualmente. Nenhuma mudança/novidade significativa é trazida para ele pelo menos desde agosto de 2010(!), e naquela ocasião simplesmente tivemos um update com melhorias gerais para o plugin dele.

O mais importante/preocupante para nós é que nossos comentários estavam recentemente 1. tomando muito tempo diário de moderação, 2. infestados de lixo/mensagens repetitivas/posts superficiais ou desnecessários, e 3. ainda com muitos trolls e perfis falsos. Discussões realmente bacanas, estimulantes e sérias não são tão comuns de se ver, principalmente porque, escondidos por trás de apelidos, usuários não pensam duas vezes no que escrevem e não se dão conta de que existem pessoas “do outro lado da tela” que devem ser respeitadas — sem falar nos que só aparecem para propositalmente causar baderna/confusão.

Discutimos seriamente a possibilidade de eliminar de vez os comentários do site, o que é uma tendência forte ocorrendo por aí — justamente devido aos motivos supracitados e pelo fato de que, se 1% dos nossos leitores forem participantes ativos dos nossos comentários, é muito. É fato que hoje muita gente possui seus próprios blogs/Tumblrs da vida, e as redes sociais estão aí para nos manter conectados e dar espaço para cada um se expressar da forma que for melhor, nos *seus* respectivos espaços. Mas resolvemos dar uma chance a uma outra alternativa, e ela foi o Facebook.

Publicidade

Usar o sistema de comentários do Facebook traz uma série de benefícios para nós, a começar por um sistema mais leve, completo e seguro que o ID — especialmente em termos de moderação, a qual também é muito baseada na própria rede social em si. Além disso, promover essa integração do MacMagazine com o Facebook nos interessa profundamente em termos da disseminação do site na rede social, que tem hoje um poder inegável — para muitos, bastante superior inclusive ao do Twitter.

Ao contrário de quando decidimos fechar o site para comentários do ID, desta vez nem nos preocupamos com o fato de que muitos usuários teriam que se cadastrar por lá para poder comentar aqui no site. Não é esse o caso, com o Facebook; quem não tem conta lá é a minoria da minoria, que nós carinhosamente chamamos de “a resistência”. 😛 Outro aspecto bacana do sistema é que ele também permite que usuários comentem usando suas contas do Hotmail, do Yahoo! ou da AOL — ou seja, nem é de fato obrigatório ser usuário da rede social.

Comentários do Facebook

Isto é só uma imagem ilustrativa. 😛

Mas o que nós mais buscamos com o Facebook é justamente uma maior aproximação de *pessoas* nos nossos comentários — usuários identificáveis, com nome e foto. Não que o Facebook não permita a criação de perfis fake, mas eles não costumam durar muito tempo por lá e também é muito simples para nós os barrarmos. Acreditamos — e já estamos observando na prática — que isso promoverá uma melhoria na qualidade dos comentários, visto que as pessoas passam a tomar mais cuidado com o que escrevem e na forma como se relacionam com as outras. O Facebook oferece todo um nível de controle do que compartilhar com quem não é seu amigo ou quem só é amigo de um amigo, então a exposição em termos de privacidade sempre fica a cargo de cada um.

Publicidade

Quem for comentar aqui no site tem a opção de marcar uma caixinha e compartilhar o seu comentário na timeline do Facebook, o que contribui para estender discussões bacanas mesmo para quem não nos acompanha diretamente. Além disso, em vez de lotar a sua caixa de email com notificações de novos comentários você pode ser sempre alertado pela própria rede, o que certamente será muito bem-vindo para vários de vocês.

Temos total consciência de que muitos não irão curtir a novidade, cada um com um motivo diferente — não ter conta no Facebook ou nos serviços supracitados (ou por preferir usar o Twitter ou uma conta do Google para tal), simplesmente não querer misturar o Facebook com isso, por não poder acessar o Facebook do trabalho ou da escola, por achar o novo sistema “feio” ou confuso (garanto que isso é só questão de costume), etc. A esses pedimos desculpas por não corresponder com o seu desejo de manter o ID aqui no site, mas conforme vocês podem ver nós temos muitos bons motivos para tal.

Uma migração dessa não é algo simples, então ainda temos algumas arestas a aparar — como o visual dos comentários no iPad, que alguns já nos alertaram —, mas vamos trabalhando para deixar tudo “nos trinques”. Vale notar, também, que o Facebook tem um comportamento diferente na contagem de comentários: nossas “bolhas” vermelhas agora só mostram o número de comentários postados “na raiz” — respostas dentro deles não contam na soma, o que pode dar uma falsa ideia de que um artigo tem poucos comentários. Torçamos para que eles mudem isso por lá, no futuro.

Como sempre, agradecemos o apoio e a compreensão de todos vocês. Vamos que vamos! 😉

Atualização

Prontinho! Mais um pouco de trabalho e os comentários estão agora de volta ao lugar de origem (abaixo de “Quem escreve?”) e agora funcionam perfeitamente no iPad. Em iPhones/iPods touch, pela nossa versão mobile, também ficou mais bonitinho.

Espero que gostem.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Leitor de notícias Pulp está agora preparado para as telas Retina de MacBooks Pro

Próx. Post

Empresa acusa Apple de roubar tecnologia responsável por redução de ruídos em iPhones

Posts Relacionados