Sir Jonathan, atual vice-presidente sênior de design industrial da Apple, falou hoje na Cúpula Criativa da Embaixada Britânica (British Embassy’s Creative Summit) sobre como a Apple encara o design de seus produtos.
A Wired UK cobriu o evento, onde Ive explicou que o objetivo da Apple não é ganhar dinheiro, e como esse foco levantou a empresa nos anos 1990. Ive explicou que, quando Steve Jobs voltou, em 1997, ele observou que o objetivo da Apple — diminuir despesas e gerar receitas — não era o correto.
A observação dele foi que os produtos não eram bons o suficiente. A solução dele foi fazer produtos melhores.
[…]Nós estamos muito satisfeitos com as nossas receitas, mas nosso objetivo não é fazer dinheiro. Isto pode parecer um pouco impertinente, mas é a verdade. O nosso objetivo e o que nos deixa animados é fazer excelentes produtos. Se nós formos bem sucedidos, as pessoas gostarão deles, e se formos operacionalmente competentes, faremos dinheiro.
Essa busca incansável da Apple pela perfeição é o que dirigiu a empresa desde a volta de Jobs, fazendo dela a de maior valor de mercado do mundo. Em uma entrevista ao Evening Standard, Ive falou que a Apple quer criar “objetos simples, objetos que você não pode imaginar de outra maneira”.
Outra filosofia diferente da Apple é a de não fazer pesquisas de mercado, prática comum em outras empresas do setor. Ive também afirmou que é responabilidade do designer entender as potenciais oportunidades e estar familiarizado com as tecnologias que permitirão a criação de produtos que atendam essas oportunidades.
[via 9to5Mac]