O melhor pedaço da Maçã.

Como diferenciar um iPhone de um smartphone da Samsung? Simples, ligando os aparelhos!

Balança - Apple vs. Samsung

O ponto principal do longo julgamento de Apple e Samsung é referente a similaridades dos aparelhos. De um lado temos a Maçã acusando de cópia descarada. Do outro, a sul-coreana afirmando que tudo não passou de inspiração — coisa normal em qualquer mercado/segmento.

Publicidade

Balança - Apple vs. Samsung

Entre muitos testemunhos, o da designer Susan Kare chamou atenção pelo fato de ela ter confundindo um aparelho da Samsung com um iPhone. A firma asiática resolveu se defender desta “afirmação” de uma maneira, digamos, controversa: para provar seu ponto, a Samsung disse que basta ligar os aparelhos. A empresa ligou um Droid Charge e um iPhone em frente ao júri. Enquanto o aparelho da Apple mostrava o logo metalizado, o da Samsung mostrou diversas pirotecnias envolvendo o logo da empresa e um vídeo animado com direito a um som robotizado. Além disso, a quantidade de passos para se chegar à tela inicial também é diferente, enfatizou a empresa.

Levando em conta que alguns consumidores da Best Buy devolveram Galaxies Tab pois acharam que tinham comprado iPads, acho que não é praxe ligar aparelhos antes de efetuar a compra. 😛

Em uma outra notícia relacionada ao julgamento, a Apple utilizou uma pesquisa realizada por Hal Poret, da ORC International, para tentar convencer o júri de como a cópia da Samsung é prejudicial. Na pesquisa, Poret utilizou duas imagens de um iPad 2 (uma de frente e de outra de lado, inclinada) com a tela desfocada, colocando também duas imagens de tablets de concorrentes (também com telas borradas) como forma de controle. Na primeira imagem do iPad 2, o índice de associação à tablet da Apple foi de 57,3%, enquanto que na segunda o número subiu para 75,2%.

Um estudo semelhante foi realizado com o iPhone 3GS e aparelhos da concorrência (BlackBerry Storm e Sanyo Zio). Dessa vez, imagens do aparelho de frente (com a tela desfocada) e outra apenas da moldura. O resultado foi que 69% das pessoas associaram a primeira imagem ao aparelho da Apple, enquanto que 61% fizeram o mesmo com a segunda. O ponto aqui era provar que, com as cópias, a Samsung prejudica essa relação de associação entre forma/produto e empresa, consequentemente interferindo nas vendas da Apple.

Contudo, Bill Price, advogado da Samsung, tratou de retrucar, dizendo que a pesquisa não traz dados relacionados à suposta confusão gerada pelos produtos da Samsung, alegando também que na pesquisa do iPad 2 o botão Home não estava borrado/coberto na segunda imagem (a que atingiu o maior índice de associação). Ou seja, que o estudo não prova absolutamente nada.

Quem está certo? Só Deus o júri sabe.

[via CNET News, The Verge]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Atualização do app Itaú 30 horas transforma seu iPhone/iPod touch em iToken

Próx. Post

MM na App $tore: Chasing Yello, Presentation Link, Ghostbusters, AboutTime e mais!

Posts Relacionados