Vira e mexe nós trazemos aqui para o site artigos sobre pesquisas realizadas pela Distimo, em sua maioria focadas no mundo mobile. Recentemente fomos contatados diretamente por ela a fim de realizarmos um estudo específico, juntos.
Para fugir um pouco do padrão, indagamos a Distimo sobre algumas coisas referentes à Mac App Store brasileira. Com dados recentes sobre os 200 aplicativos mais populares da loja, ela traçou o seguinte gráfico:
Como dá pra ver, apps gratuitos têm uma média consolidada de 3.300 downloads diários, enquanto que nos pagos esse número despenca para 500. É interessante notar que a receita média consolidada dos aplicativos pagos (incluindo compras diretas e In-App Purchases) é de US$8.500 por dia — número bastante elevado, mas que nem chega ao chulé da loja americana, que supera os US$320.000.
Por falar em In-App Purchases, observem a seguir como a adoção delas é pequena nos softwares pagos para Mac: 93% dos aplicativos mais populares são de pagamento único, 4% são pagos e também têm In-App Purchases e apenas 2% são gratuitos com In-App Purchases.
Comparativamente, no mundo iPhone a Distimo apurou uma média de 80% das receitas vindo de In-App Purchases — um cenário praticamente todo oposto ao visto acima.
Para terminar, confira a seguir a lista dos apps gratuitos mais populares da Mac App Store brasileira:
Interessante, hein! 😉