O melhor pedaço da Maçã.

Estudo mostra como iPods touch ajudam pessoas com autismo

Mapas, Lembretes e Gravador no iPod touch

Já vimos algumas histórias de como iGadgets ajudam pessoas com autismo, como esta de um garoto que conseguiu ter seu bar-mitzvah graças ao iPad. Agora, de acordo com o Disability Scoop, pesquisadores utilizaram iPods touch a fim de estudar se o aparelho da Apple poderia auxiliar três adultos com transtorno de desenvolvimento. O resultado do estudo, publicado nesta semana, é bastante promissor.

Publicidade

Mapas, Lembretes e Gravador no iPod touch

Pesquisadores se concentraram no iPod touch pois ele era o dispositivo de bolso mais adequado no mercado quando o estudo foi projetado. Os nomes dos participantes foram alterados para os efeitos do relatório, a fim de proteger sua privacidade.

Jeffrey, de 21 anos, luta para transitar entre uma tarefa e outra. No caso dele, os alarmes do iPod ajudam a mantê-lo dentro da programação. A função de notas do dispositivo também é usada para fornecer uma lista de verificação de responsabilidades e lembrá-lo das técnicas para se acalmar. O resultado mostrou que Jeffrey melhorou bastante o comportamento, sendo considerado agora um empregado confiável.

Grace, de 60 anos, é autista, tem paralisia cerebral e epilepsia leve. No caso dela, o iPod touch ajuda a navegar, de forma segurança e independente, de casa para o trabalho e vice-versa. Lembretes e um vídeo instrutivo ajuda ela a chamar a empresa de transporte, em vez de ficar na rua procurando o ônibus correto. Além disso, segundo o estudo, a música ajuda a acalmar enquanto ela aguarda o transporte.

Já Lily, de 20 anos e com Síndrome de Down, é incapaz de ler ou ter a noção de tempo. O iPod touch dela foi programado com uma série de apps a fim de fornecer alertas verbais e imagens personalizadas para ajudá-la a lidar com vários cenários que podem surgir. Outro aplicativo também foi usado para monitorar seu progresso, em que recompensas eram dadas de acordo com o comportamento dela. Depois do iPod touch, Lily passou a precisar menos de seu professor/técnico.

Às vezes é bom lermos matérias como esta e lembrar do real sentido de iGadgets: facilitar e ajudar a vida das pessoas. 😉

[via TUAW]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Crie e desenvolva personagens para suas histórias com o software Persona

Próx. Post

↪ FedEx se prepara para “grande volume” de entregas entre 21 e 24 de setembro; hum…

Posts Relacionados