O melhor pedaço da Maçã.

Site traz mais informações técnicas do iPhone 5; suposto “benchmark” mostra o poder do aparelho

Processador Apple A6

Interior do iPhone 5Na semana passada falamos um pouco sobre o A6, novo processador que equipa o iPhone 5. Como a Apple não costuma falar ou liberar informações técnicas de seus produtos — que dirá das partes que o compõem —, tudo aqui, por enquanto, ainda é achismo. Mas o pessoal do AnandTech merece crédito pelo histórico e, diferentemente do que disseram na semana passada, o A6 *não* seria um ARM Cortex-A15, e sim a primeira CPU (Central Processing Unit, ou Unidade Central de Processamento) desenhada pela Apple!

Publicidade

O A6 é o primeiro SoC [system on a chip] da Apple baseado em seu próprio projeto de processador ARMv7. Os núcleos da CPU não são baseados em um projeto A9 de propriedade intelectual da ARM, e sim uma própria criação da Apple.

Ou seja, o processador ainda é baseado na arquitetura ARM, mas totalmente personalizado pela Apple — que é uma das poucas que trabalha com esse tipo de licença —, deixando-o exatamente da forma que melhor lhe convém, priorizando energia e performance.

O site também conseguiu algumas informações técnicas sobre a memória do aparelho. Segundo eles, a Apple deixou bem à vista o part number K3PE7E700F-XGC2 e, através do guia de navegação de produtos da Samsung — o A6 é fabricado por ela —, as conclusões são as seguintes: o K3P diz que se trata de um pacote dual-channel LPDDR2 com 32 bits de canal; o E7E7 mostra a densidade de cada uma das duas DRAM (512MB cada, 1GB); e os dois últimos números da peça são referentes à velocidade, de 1.066MHz. Para a GPU, eles dizem que a Apple optou pela PowerVR SGX 543MP3, da Imagination Technologies.

Um benchmark do iPhone 5 já pintou no Geekbench, mostrando um resultado interessante:

Benchmark do iPhone5,2 (iPhone 5)

Primeiramente temos que levar em conta uma coisa: tal resultado pode ser facilmente manipulado ou falso. Mas, levando em conta que seja verdadeiro, ele bate com o desempenho dito pela Apple na apresentação do produto. O modelo iPhone5,2, rodando o iOS 6, com processador ARMv7 de 1,02GHz e com 1GB de RAM, registrou 1.601 pontos, uma marca muito, mas muito superior aos antigos iGadgets — que nunca ultrapassaram os 800 pontos. Comparando também com aparelhos Android, o iPhone 5 ficou bem à frente deles.

Publicidade

Alguns exemplos (tablets e smartphones) abaixo:

Benchmark de aparelhos Android

Muitos adoram pegar no pé da Apple, dizendo que as especificações técnicas do iPhone nunca são as melhores do mercado. Bem, acho que está mais do que explicado, não? É exatamente por isso que não vemos um iPhone com processador de “não-sei-quantos GHz”, “entupido de RAM”, entre outras características. Este é um dos grandes trunfos da Apple perante a concorrência — principalmente contra a Samsung, que adora se gabar de uma especificação técnica. Projetando todo o conjunto, a Maçã consegue otimizar em todos os campos. Não é à toa que, mesmo com “apenas” 1GB de RAM, eu boto a minha mão no fogo e aposto que o iPhone 5 é o aparelho mais fluido e com o melhor tempo de resposta do mercado — isso comparando com alguns “canhões” que temos aí, com chips quad-core e 2GB de RAM! Taí o gráfico acima que não me deixa mentir.

Publicidade

É por isso que a guerra de números/especificações pouco importa para a Apple, e pouco deveria importar pra você, consumidor. Quer ver se aquele aparelho realmente lhe atente? Não procure por números, procure por experiência. Tente usar os aparelhos em alguma loja, e faça você mesmo esses testes. Sem dúvida essa é a melhor forma de escolher um produto. 😉

[via MacRumors: 1, 2; 9to5Mac: 1, 2]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Em apenas 24 horas, Apple anuncia que recebeu mais de 2 milhões de pedidos do iPhone 5

Próx. Post

↪ Primeiros lotes de iPhone 5 já estão saindo da China em direção aos Estados Unidos

Posts Relacionados