Em meio a um ano de crises e incertezas, as lojas de aplicativos certamente representaram um segmento que muito se beneficiou com a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) e o período de isolamento social. Já falamos de diversos recordes angariados pela App Store e pelo Google Play, e agora a Sensor Tower chegou para trazer mais um.
De acordo com a empresa, as duas principais lojas de apps do mundo viram seus usuários gastarem US$407,6 milhões no dia do Natal — um recorde absoluto, com crescimento de 34,5% em relação aos US$303 milhões gastos no Natal do ano passado.
Nas estimativas da Sensor Tower, os gastos natalinos representaram 4,5% de toda a receita gerada pelas lojas de aplicativos no mês de dezembro. Como era de se esperar, boa parte desses gastos foram feitos em jogos: do total, US$295,6 milhões foram realizados em games, enquanto os US$112 milhões restantes foram gastos em aplicativos “gerais”, das outras categorias — de fato, esses gastos em apps gerais cresceu mais do que a categoria de jogos (59% contra 27%).
Fora dos jogos, a categoria que mais gerou dinheiro para as lojas foi a de entretenimento: na App Store, foram US$19,3 milhões gerados no dia de Natal (21,8% de todos os gastos fora dos jogos). O aplicativo mais lucrativo foi o TikTok, com US$4,7 milhões angariados no dia 25 entre as duas lojas de aplicativos.
Dividindo a performance entre as duas lojas, a App Store ficou com boa parte da grana, como de costume: a loja da Maçã garantiu US$278,6 milhões no dia do Natal, ou 68,4% do total — um crescimento de 35 pontos percentuais em relação ao ano passado. Já o Google Play teve receita de US$129 milhões, um crescimento de 33% em relação a 2019.
E vocês, gastaram dinheiro nas lojas de apps no Natal? Contem suas mais novas experiências logo abaixo.
via Cult of Mac