O melhor pedaço da Maçã.

Curiosidade (e polêmica): de onde vem o novo relógio do iPad?

Relógio do iPad

Junto ao chocolate, ao queijo e às experiências nucleares, a Suíça também é conhecida pela fabricação de excelentes relógios. Indo mais além, o país também tem uma forte presença no design minimalista e tipográfico — coisa que certamente deve atrair a atenção dos designers da Apple.

Publicidade

Aonde eu quero chegar? O novo Relógio (Clock) que os donos de iPad ganharam na última atualização do iOS é uma referência direta ao Swiss railway clock — em português, “Relógio da ferrovia suíça”.

A coisa não é tão recente, e o nome atrelado ao tal relógio é Hans Hilfiker (1901 – 1993), engenheiro e designer que trabalhou na estação ferroviária suíça, em 1944.

Uma peça tão popular, que virou um ícone nacional e hoje faz parte de todas as estações federais do país — como esta da foto ao lado, inclusive.

Publicidade

Além do relógio das estações, há um comércio muito grande em torno dos relógios de parede e de pulso com diversas marcas comercializando “referências”, e por todos os preços que você pode imaginar. De qualquer forma, oficialmente, é a Mondaine a fabricante com direitos de réplica desde 1986.

Pra completar, o “Railways” já fez parte de diversas listas significativas de arte, sendo até selecionado por museus como o London Design Museum e o MoMa (Museu de Arte Moderna) como um dos exemplos mais íconicos de design do século XX.

Publicidade

Tudo lindo, tudo ótimo. Entretanto, ontem mesmo já começou a polêmica sobre a autorização do uso do relógio suíço!

A SBB (iniciais do nome em alemão) afirmou que está tentando entrar em contato com a Apple para afirmar o uso não-autorizado (legalmente e financeiramente) de seu design.

Será que a Apple… esqueceu? Foi sem-querer-querendo? Hehe! A reclamação dos caras é mais que justa e meu palpite é que a Maçã vai resolver isso pagando pedindo a autorização, como se nada tivesse acontecido. Tomara que eles resolvam logo isso porque, como boa designer que sou, quero que ele continue no meu iPad. 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

★ Troque mensagens em diversos serviços com o incrível IM+ Pro para iOS

Próx. Post

Mais apps compatíveis com o iOS 6 e/ou com o iPhone 5, incluindo Facebook e Tweetbot para iPads!

Posts Relacionados