O melhor pedaço da Maçã.

Passbook: entenda como funciona este novo recurso do iOS 6

Passbook no iPhone 5

Passbook no iPhone 5Muitos leitores perguntam pra gente o que é o Passbook, e como ele funciona. Como sempre, quando um novo recurso é introduzido pela Apple, demora um pouco para engrenar — pelo menos até desenvolvedores e parceiros abraçarem a ideia.

Publicidade

Uma boa forma de explicar o Passbook é traçar um paralelo com a Banca (Newsstand), que chegou com o lançamento do iOS 5, há um ano. Revistas e jornais que implementaram o recurso aparecem dentro do app Banca, e tiram proveito de todo um ecossistema criado pela Apple — como downloads de novas edições automáticos, imagem de capa atualizada de acordo com a edição, etc. Podemos dizer que o Passbook é “parecido”, mas em vez de revistas e jornais, temos cartões de embarque, cupons, cartões de fidelidade, ingressos de cinema, shows e jogos, etc.

O primeiro grande diferencial deles é que apps compatíveis com a Banca vão para dentro da Banca. No Passbook, eles continuam na tela inicial do iPhone/iPod touch. O que vai pra dentro do Passbook, nesse caso, é o conteúdo gerado por estes apps. Explico: pense no aplicativo de uma companhia aérea, por exemplo — muitos já estão compatíveis com o recurso. Todo conteúdo gerado por ele (cartões de embarque, por exemplo) pode ficar armazenado neste novo espaço, concentrando tudo num único lugar.

Como exemplo, baixei o app Lufthansa [grátis; 12,3MB; requer o iOS 5.0 ou superior de iPhones/iPods touch] e fiz um check-in falso (disponível no app, para mostrar como funciona). Feito isso, recebi o cartão de embarque por email, o qual veio com a opção de download para o Passbook (último link).

Demo do PassbookDemo do PassbookDemo do Passbook

Clicando nele, o cartão de embarque abre no Safari com a opção de ser adicionado ao Passbook. Depois disso, o bilhete passa a ter recursos bem bacanas, como notificações na tela do aparelho assim que você chega ao aeroporto (para facilitar a sua vida na hora de “pegar a passagem”), avisos de alteracões de portão de embarque, entre outras coisas.

O exemplo acima é apenas um, mas o Passbook serve, como disse, não só para cartões de embarque, mas para muitas outras coisas. Espero que tenha ficado claro e que você possa aproveitar o recurso. 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Revista VEJA afirma que aluguel do novo escritório da Apple Brasil será de R$1 milhão/mês

Próx. Post

↪ Em caso envolvendo fixação de preços em ebooks, Apple pressiona a Amazon

Posts Relacionados