O melhor pedaço da Maçã.

Dica de leitura: NFC realmente faz falta no iPhone 5?

Pagamentos do iPhone com NFC

Pré-venda bastante concorrida e lojas lotadas: isso é o que todo iPhone passa quando está chegando ao mercado, e não foi diferente desta vez. Mas muitos reclamaram da falta de “inovação” do novo produto, principalmente da falta de um chip com suporte a NFC (Near Field Communication, ou comunicação de campo próximo). Mas pare pra pensar: ele realmente faz falta?

Publicidade

Pagamentos do iPhone com NFC

Nunca “pegou”.

Matt Drance, do outsider, escreveu sobre o assunto dando exemplos de motivos para a Apple não ter implementado essa sofisticada tecnologia no iPhone 5 — falando muito de experiências, e pouco de especificações técnicas.

Publicidade

Ao ganhar esse chip, o iPhone poderia ser utilizado como uma carteira, enviando as informações do seu cartão de crédito para as máquinas presentes em caixas espalhados pelo mundo. Parece um futuro interessante, que o Google já começou a vislumbrar com a Google Wallet — presente em alguns Androids —, mas a verdade é que ele ainda está distante de americanos (que dirá de nós!).

Este é o lugar onde o domínio da Apple no mercado se torna tão importante. A verdade é que o NFC não vai decolar sem a Apple — pelo menos não tão rapidamente como seria com ela. Assim, a “decepção” dos críticos é na verdade apenas uma triste constatação de que a promessa ilusória do NFC está, pelo menos, mais um ano longe de ser mantida. Enquanto isso, a Apple mantém a resolução de problemas reais, que ele sabe que pode resolver agora.

Para um sistema desse realmente funcionar, seria preciso não apenas colocar um chip dentro de um celular, nem somente desenvolver um software bacana. A Apple precisaria fechar parcerias com milhares de lojas, para disponibilizarem sistemas compatíveis com o NFC.

A verdade é que, se um dia o NFC estiver espalhado pelo mercado, a Apple certamente o colocará em seus dispositivos. Enquanto isso, acho difícil ela dar um passo tão longo em terras ainda virgens.

[via Daring Fireball]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Rumor: lojas da Apple poderão trocar telas danificadas de iPhone 5

Próx. Post

↪ Google Chrome não suportará mais o Mac OS X 10.5 Leopard

Posts Relacionados