Destaques
Rumor: nova Apple TV deverá ser lançada apenas em 2015 Rumor: nova Apple TV deverá ser lançada apenas em 2015

Uma nova Apple TV é aguardada há bastante tempo. Já vimos inclusive códigos de uma futura geração do set-top box no iOS 7, assim como referências de que a Apple também pretende implementar a Siri (assistente virtual de iGadgets) no aparelho. Mas de acordo com o The Information [matéria fechada para assinantes], isso tudo ficará […]

↪ Canal Esporte Interativo chega à Apple TV ↪ Canal Esporte Interativo chega à Apple TV

Silenciosamente — como faz de tempos em tempos —, a Apple adicionou hoje novos canais ao seu set-top box. Nos Estados Unidos, as novidades foram a chegada dos canais CNBC e FOX NOW. Por aqui, a Apple adicionou o Esporte Interativo. Para ter acesso ilimitado ao conteúdo (Liga dos Campeões, Liga da Europa, Copa do […]

Apple atualiza processadores de MacBooks Pro e reduz preço do modelo de 15″ (topo-de-linha) Apple atualiza processadores de MacBooks Pro e reduz preço do modelo de 15″ (topo-de-linha)

Conforme indicamos ontem, a Apple atualizou hoje a sua linha de MacBooks Pro. As máquinas ganharam novas versões dos processadores “Haswell” da Intel lançados na semana passada, utilizando agora chips Core i5 dual-core e Core i7 quad-core de até 2,8GHz, um incremento de 0,2GHz em média — no caso do i7, a opção de 2,8GHz aparece […]

Comprou um MacBook ou um iPad no exterior? Conheça o adaptador de tomada com padrão brasileiro da Apple! Comprou um MacBook ou um iPad no exterior? Conheça o adaptador de tomada com padrão brasileiro da Apple!

Muitos de vocês — principalmente quem começou a utilizar produtos da Apple recentemente — não devem saber, mas tanto os carregadores de MacBooks quanto os de iPads podem ser utilizados com diversos adaptadores de tomadas criados pela própria Apple. Sem essa informação, muita gente compra iProducts nos Estados Unidos e em outros países — já […]

↪ Novo produto vindo por aí? Investimento em pesquisa e desenvolvimento da Apple subiu 36% do ano passado para cá ↪ Novo produto vindo por aí? Investimento em pesquisa e desenvolvimento da Apple subiu 36% do ano passado para cá

Pesquisa e desenvolvimento, via Shutterstock. No terceiro trimestre fiscal de 2014, o investimento em pesquisa e desenvolvimento da Apple subiu 36% se comparado ao mesmo período de 2013, conforme informou o Financial Times [matéria fechada para assinantes]. O montante de US$1,6 bilhão representou 4% das vendas da empresa — o maior investimento desde 2006, quando […]

Home » Apple, Gadgets, Telefonia, Tutoriais

Sim, é possível adaptar um Micro-SIM para o novo formato de chip do iPhone 5, o Nano-SIM

em 24 de setembro de 2012 às 12:35 por

Quando a Apple lançou o iPhone 4, ela iniciou uma “chata” transição com consumidores e operadoras de telefonia celular: o abandono do antigo chip convencional por um novo, mais compacto, chamado Micro-SIM. Com o iPhone 5, a história se repete: agora estamos indo para o Nano-SIM.

Comparação entre chips SIM (Mini-SIM, Nano-SIM e Micro-SIM)

Como mostram bem a imagem acima, o Nano-SIM praticamente consiste agora somente da parte magnética que reúne as informações sobre o seu funcionamento. Antes, toda aquela borda só ocupava espaço desnecessário dentro do smartphone, o qual poderia estar sendo usado por outros componentes ou até para aumentar o tamanho da sua bateria, por exemplo. Em dispositivos tão compactos, qualquer milímetro quadrado vale ouro.

A Vivo foi a primeira telecom nacional a anunciar a disponibilidade de Nano-SIMs para brasileiros, porém os estoques ainda são escassos e eles não podem ser encontrados em qualquer loja. Enquanto isso, continuamos aguardando o início das vendas do novo chip pelas concorrentes Claro, TIM e Oi. Mas será que brasileiros não têm o que fazer, senão esperá-las?

Neste final de semana, lá em Nova York, nós comprovamos que, assim como foi possível na época do lançamento do Micro-SIM, também é possível fazer uma adaptação “caseira” para o novo formato do Nano-SIM. Ela é um pouco mais delicada/complicada, mas garantimos que *nenhum* de nossos chips foi perdido.

Transformando Micro-SIM em Nano-SIM - by MacMagazine

Em nosso primeiro unboxing e teste realizados com um iPhone 5 da Verizon Wireless, dentro da Apple Store Fifth Avenue, usamos um Nano-SIM adquirido na Vivo. Depois, no hotel, com mais calma, eu e o Breno Masi (ninja!) seguimos guias como este que já havíamos publicado e conseguimos fazer a adaptação sem problema nenhum.

Transformando Micro-SIM em Nano-SIM - by MacMagazine

No processo, é importante tomar cuidado com o alinhamento do chip na hora do corte. Se você tiver um Nano-SIM para usar como base (normalmente os iPhones comprados lá fora já vêm com um chip em sua bandeja), não alinhe-o com o Micro-SIM pela base, visto que a parte magnética precisa ficar o mais centralizada possível. É capaz que você tenha que cortar uma pequeníssima parte do conector, nos lados, mas isso não prejudica o seu funcionamento já que o núcleo dele (dá até para sentir, apertando com os dedos) fica bem no meio.

Transformando Micro-SIM em Nano-SIM - by MacMagazine

Uma das preocupações nossas era de que o Nano-SIM não só é menor em largura/altura, mas também é ligeiramente mais fino. De fato: foi preciso que lixássemos um pouco o lado oposto à parte magnética do chip para que ele coubesse com perfeição na bandejinha do iPhone 5. Até sentimos que dava para “espremê-lo” um pouco sem lixar, mas corríamos o risco de depois ele acabar ficando preso lá dentro.

Transformando Micro-SIM em Nano-SIM - by MacMagazine

Na pior das hipóteses, caso você danifique o seu chip, não é preciso aguardar o Nano-SIM. Você pode ir à sua operadora e comprar um novo Micro-SIM (custam em média R$10, atualmente), e aí refazer o processo de adaptação. Mas, como dissemos, as nossas experiências foram muito mais tranquilas do que imaginávamos.

Aos que forem se aventurar nessa, boa sorte! ;-)


O MacMagazine viajou a Nova York a convite do iai? – Instituto de Artes Interativas.

Logo - iai? Instituto de Artes Interativas O iai? – Instituto de Artes Interativas é a escola pioneira em desenvolvimento para mobile, produtora de aplicativos e espaço cultural que promove a criatividade e inovação através do ensino e produção de projetos de mobile. Com milhares de alunos formados em seus cursos práticos e dinâmicos de iOS, oferece agora também cursos online e presenciais nas plataformas Android, Windows 8 Metro, cursos de Lógica de Programação, design para aplicativos, iOS Games e introdutórios como Game Design for Kids e meu primeiro Apple.

Se houver algum erro neste post, selecione-o e pressione Shift + Enter ou clique aqui para nos notificar.



Quem Escreve?
Rafael Fischmann
Rafael Fischmann
Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda na Universidade Salvador – UNIFACS, tem paixão pela Apple e seus produtos desde quando adquiriu seu primeiro iMac (um G3 Blueberry), em agosto de 2000. Não desgruda do seu iPhone 5s (#goldisbest!) e costuma trabalhar num MacBook Pro Retina de 15 polegadas, mas também usa um iPad Air como quebra-galho em certas ocasiões. No tempo livre, adora utilizar a Apple TV esparramado no sofá.
Artigos Relacionados
Últimos Posts do Fórum

Update OS X Yosemite
Último post de: Luis Menezes

Dúvida macbook air 13 e macbook pro 13
Último post de: leandrogarcez

Novos macbook pro
Último post de: TiãoGavião

Macbook air midle 2011 travando ao iniciar
Último post de: TiãoGavião

Imac com temperaturas elevadas
Último post de: Adalberto Taylor

MacMagazine em Redes Sociais
Feed do MacMagazine
Notícias da INFO

Gadgets INFO
Este mouse é rápido do que Usain Bolt

Noticias
Flappy Bird está de volta, mas apenas no Amazon Fire

MacMagazine no Ar

iTunes Assine na iTunes Store

Enquete: participe!

Se os rumores forem quentes, até quanto você pagaria num "iWatch"?

Apps atualizados
MacMagazine por Email

Preencha o seu email no campo abaixo para receber todas as nossas novidades gratuita e diretamente na sua Caixa de Entrada! ;-)

Shuffle!

Shuffle - Post Aleatório

· · ·

2002-2014 © MacMagazine.com.br — Todos os direitos reservados. Política de Privacidade  |  Anuncie Aqui  |  Sobre o MM  |  Contato Logo do MacMagazine