Fieldrunners 2, conhecido jogo estilo tower defense para iOS, acaba de ultrapassar US$1 milhão em vendas. Lançado em julho, o game fez bastante sucesso na App Store, atingindo rapidamente as mais altas colocações na loja de aplicativos.
Alec Shobin, gerente de marketing da Subatomic — desenvolvedora do jogo —, disse ao Joystiq que eles não tinham certeza se a sequência faria sucesso na App Store, principalmente por causa de seu “alto” preço (US$3 pela normal e US$7 pela HD).
Esses altos preços geraram muitas críticas. Mas quando eu explico nossa estratégia para os fãs, eles sempre entendem nossa situação. Fieldrunners 2 foi feito durante dois anos, por um time de 20 pessoas.
A intenção da Subatomic foi realmente trazer um jogo de altíssima qualidade para o mercado, algo que poucas produtoras fazem. Como a maioria dos desenvolvedores quer minimizar seus riscos — diminuindo o tempo e dinheiro investido em cada projeto —, a App Store se saturou de jogos medíocres e inacabados.
Contudo, Shobin acredita que a mentalidade dos consumidores, que antes só aceitavam jogos de US$1, mudou, indicando que existe, sim, um “mercado mobile saudável, que agora é conveniente com uma grande variedade de modelos de negócios”.
Fieldrunners 2 custa US$3 na App Store em sua versão para iPhones/iPods touch [43,4MB; requer o iOS 3.1 ou superior] e sai por US$7 para iPads [306MB; requer o iOS 3.2 ou superior].