O melhor pedaço da Maçã.

Navegação ponto a ponto guiada por voz motivou Apple a abandonar o Google Maps

Mapas do iOS 6

Apesar de o acordo entre a Apple e o Google ainda valer por mais um ano, a gigante de Cupertino decidiu substituir o Google Maps com seu serviço proprietário. Segundo o AllThingsD, o principal motivo que levou a Apple a retirar os mapas do Google do iOS foi a navegação ponto a ponto guiada por voz.

Publicidade

Mapas do iOS 6

Baseado em fontes diretamente ligadas à situação, o site alega que a Maçã queria desenvolver um aplicativo que guiasse o usuário por voz, assim como diversos outros apps e dispositivos já fazem. Como a Apple utilizava os mapas da gigante de buscas, o Google impediu que ela implementasse essa função, a menos que desse mais visibilidade para ele — promovesse mais a marca Google entre usuários. Como a gigante de Cupertino não queria isso de forma nenhuma, a única forma de trazer a navegação guiada por voz ao iOS foi desenvolver seu próprio serviço de mapas.

A Apple sabia que este seria um grande desafio, e começou a comprar empresas e fechar parcerias. Como essa aventura em novas águas foi ultrapassada com tanta pressa pela companhia, o novo aplicativo Mapas não pôde ser extremamente aprimorado — algo que a Maçã faz com todos os seus produtos. Se não fosse este novo aplicativo, donos de iGadgets talvez nunca teriam acesso nativo à navegação curva-a-curva guiada por voz.

Publicidade

Agora a Apple precisa continuar aprimorando o Mapas, absorvendo o conhecimento de sua parceiras e investindo ainda mais em melhorias.

Mapas no iOS 6

Caroline Fisher, vice-presidente de negócios ao consumidor na TomTom — uma das parceiras da Apple nesta empreitada —, já disse à Reuters que a companhia quer ajudar a Maçã:

Nós estamos mais que dispostos em trabalhar com a Apple para ajudar a consertar qualquer problema.

Mas, enquanto a Apple não conserta o aplicativo Mapas do iOS 6, você pode instalar algumas alternativas em seu iGadget, como o Nokia Maps, o Google Maps e o Bing Maps. Para tal, basta adicioná-los à tela de início (Home Screen) do seu iPhone, iPod touch ou iPad, pelo Safari — clicando no Share Sheet (ícone com uma setinha). Dessa forma, você pode acessar o melhor serviço de mapas para a sua região, sem sequer precisar baixar um aplicativo pela App Store.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Foursquare recebe seu devido update para o iOS 6 e o iPhone 5

Próx. Post

↪ Air Display é mais um app que se torna compatível com o iOS 6 e com a nova tela do iPhone 5

Posts Relacionados