O melhor pedaço da Maçã.

Apple é obrigada a estampar decisão judicial favorável à Samsung em seu site inglês, mas faz isso do seu modo

Nota à Samsung no site da Apple UK

Em julho passado, falamos do processo britânico entre Apple e Samsung. A Maçã levou a pior nele, já que o juiz responsável pelo caso concluiu que a sul-coreana não copiou o design do iPad. Para piorar, ele ordenou que a Apple comunicasse exatamente isso em seu site (inglês) e em jornais locais. A empresa de Cupertino recorreu, mas parece que em vão.

Publicidade

Nota à Samsung no site da Apple UK

Conforme podemos ver na imagem acima, o comunicado está agora estampado no site inglês da Apple. Abaixo, nossa tradução literal:

Julgamento Samsung/Apple no Reino Unido

No dia 9 de julho de 2012, o Tribunal Superior de Justiça da Inglaterra e do País de Gales decidiu que o Computador Galaxy Tablet da Samsung Electronic (UK) Limited, mais precisamente os Galaxy Tab 10.1, Tab 8.9 e Tab 7.7, não infringem o desenho registrado da Apple nº 0000181607-0001. Uma cópia da sentença da Suprema Corte está disponível no link www.bailii.org/ew/cases/EWHC/Patents/2012/1882.html.

Na decisão, o juiz fez pontuações importantes, comparando os projetos da Apple e os produtos da Samsung:

“A extrema simplicidade do design da Apple é impressionante. No geral, são superfícies planas sem decorações com uma placa de vidro na frente que pega todo o produto terminando numa borda muito fina e numa traseira limpa. Há uma borda nítida ao redor do aro e uma combinação de curvas, tanto nos cantos quanto nos lados. O design sugere que o objeto seja pego e utilizado por usuários. É um produto discreto, suave e simples. É um projeto legal.”

“A impressão que usuários de cada uma das tablets Samsung Galaxy têm é a seguinte. Olhando de frente eles pertencem à família que inclui o design da Apple; mas os produtos da Samsung são muito finos, quase membros não-substanciais dessa família, com detalhes incomuns na traseira. Eles não têm a mesma discrição e a extrema simplicidade que o design da Apple tem. Eles não são tão legais.”

Esta decisão tem efeito em toda a União Europeia e foi confirmada pelo Tribunal de Apelações em 18 de outubro de 2012. Uma cópia da decisão do Tribunal de Apelações está disponível no seguinte link www.bailii.org/ew/cases/EWCA/Civ/2012/1339.html. Não há nenhuma ação inibitória em relação ao modelo registado em vigor em toda a Europa.

No entanto, em um caso julgado na Alemanha sobre a mesma patente, o tribunal considerou que a Samsung se envolveu em concorrência desleal, copiando o design do iPad. Um júri dos Estados Unidos também concluiu que a Samsung é culpada ao infringir o design da Apple e patentes de utilidade, concedendo mais de um bilhão de dólares em danos à Apple Inc. Assim, enquanto o tribunal do Reino Unido não achou que a Samsung é culpada por violações, outros tribunais têm reconhecido que, durante a criação de sua tablet Galaxy, a Samsung deliberadamente copiou o muito mais popular iPad, da Apple.

Mesmo estampando a sentença do juiz em seu site, a Apple parece ter conseguido sair por cima — até mesmo questionando a decisão, comparando-a com outras ao redor do mundo. Muito provavelmente os anúncios locais seguirão a mesma linha, quem sabe até o mesmo texto.

Publicidade

Sinceramente, não precisava disso. Os advogados da empresa devem ter ido ao limite do que estava determinado pra chegar ao texto como está. Além disso, o link está “escondido” e abre uma nova janela sem o visual do site da Apple (sem o menu, logo ou qualquer referência à Maçã). Na minha opinião, os advogados da Apple foram verdadeiros Jedis e quiseram piorar ainda mais as coisas para a Samsung, mesmo com a decisão sendo favorável a ela.

[via MacRumors]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple realiza mudanças nos preços da App Store em diversos países

Próx. Post

Toon Face Maker faz caricaturas em iPhones/iPods touch com um resultado bem legal

Posts Relacionados