Destaques
33 Apple anuncia recorde de 10 milhões de iPhones vendidos no primeiro final de semana Apple anuncia recorde de 10 milhões de iPhones vendidos no primeiro final de semana

Quando a pré-venda bateu recorde, já dava para imaginar que os primeiros números de vendas dos novos iPhones também seriam excelentes. Hoje, a Apple revelou que vendeu 10 milhões de aparelhos no seu primeiro final de semana. Declaração do CEO Tim Cook: As vendas de iPhones 6 e iPhones 6 Plus excederam as nossas expectativas […]

94 ↪ Em breve, uma “pequena” surpresa para vocês! ↪ Em breve, uma “pequena” surpresa para vocês!

Junto da Quaddro Treinamentos, nós preparamos uma “pequena” surpresa para os leitores do MacMagazine. E temos certeza absoluta de que vocês vão adorar! Mais detalhes em breve, fiquem ligados! ;-) ·   ·   · Patrocínio:

4 iFixit faz a sua tradicional desmontagem dos novos iPhones; chip A8 não é fabricado pela Samsung iFixit faz a sua tradicional desmontagem dos novos iPhones; chip A8 não é fabricado pela Samsung

A cada novo lançamento de iProducts, seguimos um ritual que começa em rumores e vai até os reviews definitivos. No meio das várias etapas estão as tradicionais desmontagens (teardowns) feitas pela iFixit — a qual costuma sempre vir buscar os aparelhos na Austrália, como fizemos neste ano. Desta vez, não foi diferente: já estão no […]

23 Já saíram os tradicionais vídeos de testes de resistência dos iPhones 6 e 6 Plus Já saíram os tradicionais vídeos de testes de resistência dos iPhones 6 e 6 Plus

Os iPhones 6 e 6 Plus já estão à venda (ainda não no Brasil, é claro) e, como tradicionalmente acontece, alguns testes de resistência dos novos aparelhos já estão pipocando por aí. Separamos dois para vocês verem: Nós amamos o Android, mas em primeiro lugar nós somos fãs de tecnologia. Portanto, não vamos negar isso […]

40 MacMagazine em Sydney: “hands-on” dos iPhones 6 e 6 Plus MacMagazine em Sydney: “hands-on” dos iPhones 6 e 6 Plus

Vocês já acompanharam como foi a fila que nós do MacMagazine enfrentamos junto do pessoal do Loop Infinito, o unboxing e as nossas primeiras impressões dos iPhones 6 e 6 Plus. Mas a nossa cobertura ainda não terminou. Que tal agora conferir os nossos hands-on? Vejam abaixo Breno Masi [@macmasi] e William Marchiori [@marchwill] brincando […]

Home » Apple, Dinheiro, Gadgets, Tecnologia

Gradiente não tem o registro da marca “IPHONE” no Brasil; entenda melhor toda a confusão [atualizado]

em 18 de dezembro de 2012 às 16:10 | - comentários por

O “iphone” da Gradiente está dando o que falar… Através de um comunicado, a Gradiente lançou o smartphone Neo One GC 500 SF (um aparelho touchscreen de 3,7 polegadas que roda Android 2.3.4, com conectividade 3G, 32GB de espaço para armazenamento, câmera traseira de 5 megapixels, entre outras características) e disse ser detendora exclusiva da marca “IPHONE” no Brasil — ela pediu o registro ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual) em 2000 e o recebeu em 2008.

Contudo, as coisas não são bem assim. Para início de conversa, ao procurar pelo termo “iphone” no site do INPI, vemos o seguinte:

Marcas "IPHONE" no site do INPI

A imagem acima mostra que apenas Apple e TCE de fato solicitaram o registro da marca “IPHONE” no Brasil — sendo que os pedidos da TCE foram arquivados, restando apenas os da firma de Cupertino. As solicitações da Apple, no entanto, englobam diversas classes e especificações, passando por lojas, serviço de projetos de desenvolvimento de hardware e software para computador, restauração e armazenagem de dados de computador, serviços de entretenimento (música, vídeo, livros, etc.), serviço de comunicação, computadores e dispositivos periféricos, e até mesmo artigo de vestuário, calçados, chapelaria, brinquedos, jogos e artigos de diversão, entre outras coisas.

Marcas "IPHONE" no site do INPI

Há ainda um registro da marca “IPHONE IPHONE” — solicitado em 2006 e garantido em 2009 — em nome da Apple o qual cobre jogos, brinquedos, etc.

Vale notar que os outros pedidos de registro da Apple foram feitos em janeiro e julho de 2007, ou seja, época em que o iPhone foi apresentado e lançado nos Estados Unidos. Muitos dos pedidos cobrindo a marca “iPHONE” ainda não foram aprovados, incluindo os mais importantes, que cobrem o smartphone da Apple em si — e não vestuário e calçados, por exemplo, os quais já foram aprovados e são marcas da empresa. Claramente a Maçã quis proteger o nome de seu aparelho em todas as classes/especificações possíveis, por isso os “tiros para todos os lados”.

Então, que marca é essa que a Gradiente diz ser dona?

Marcas "IPHONE" no site do INPI

Simples, a marca registrada por ela é a “G GRADIENTE IPHONE”, o que é bem diferente de “IPHONE”. Será que a brasileira pode lutar por seus diretos contra a Apple? Apesar de eu não ser especialista nessa área, acho muito difícil isso acontecer por todos os motivos expostos.

O que aconteceu é simples e foi muito bem resumido no nosso primeiro post sobre o assunto. Aqui, não importa se o argumento da Gradiente está ou não dentro da lei — a marca “IPHONE” não é da Gradiente e ponto final. O que estamos discutindo é a moralidade da coisa, que claramente ficou de fora. A companhia brasileira está, sim, se aproveitando da situação, querendo lucrar com o esforço alheio de uma empresa que estreou nesse segmento em 2007 e teve que lutar muito para chegar onde está hoje, tornando a marca “IPHONE” mundialmente conhecida.

O que a Gradiente quer é pegar carona no embalo da Apple, lucrar com a venda de alguns desavisados que comprarão o “iphone da Gradiente” (levando gato por lebre) e, de quebra, deve estar mirando um acordo com a Maçã pelo controle da marca — algo bem parecido com o que aconteceu na China recentemente com a marca “IPAD”.

O único problema, como dissemos, é que a marca da Gradiente (“G GRADIENTE IPHONE”) pouco deve interessar à Apple. Mas isso não quer dizer que a Maçã não está de olho nisso tudo. E digo mais: conhecendo o histórico judicial da Apple como conhecemos, é bom a Gradiente abrir o olho, pois, se a Apple resolver entrar na briga, vem chumbo grosso por aí!

Atualização, por Rafael Fischmann

Contatada pelo MacMagazine, a Apple Brasil negou-se a comentar o assunto.

Atualização II

O Instituto Nacional da Propriedade Intelectual se posicionou e afirmou que, no Brasil, a marca “iPHONE” de fato pertence à Gradiente. Conforme informamos no post acima, não somos especialistas no assunto (registro de marcas, etc.) e acabamos questionado/afirmando algumas coisas que foram esclarecidas pelo INPI.

Se houver algum erro neste post, selecione-o e pressione Shift + Enter ou clique aqui para nos notificar.



Quem Escreve?
Eduardo Marques
Eduardo Marques
Graduado em Comunicação Social pela ESPM-RJ, teve seu primeiro contato com um produto Apple (um iMac G5) em 2005, quando trabalhava em uma produtora de eventos. Logo após foi morar em Londres e voltou com um iMac G5 (iSight) na bagagem. Sempre que passa na frente de uma Apple Store é abduzido. Carioca, flamenguista e viciado em Coca-Cola Zero, tem um MacBook Pro Retina (início de 2013), um iPhone 5, um iPad mini Wi-Fi, uma Apple TV (2ª geração) e um Time Capsule (1ª geração).
Artigos Relacionados Comentários

Os comentários deste post estão fechados.

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.

Últimos Posts do Fórum

Pré-compra do iPhone 6 nos States
Último post de: paulosaopaulino

Opção brilho automático não aparece no Ios8
Último post de: Fernando Galvão

MacBook esquentando
Último post de: crazyshock

Upgrade de RAM no Mac Mini
Último post de: Adalberto Taylor

Substituir hd do macbook pro
Último post de: Adalberto Taylor

MacMagazine em Redes Sociais
Feed do MacMagazine
Notícias da INFO

Carreira
11 cursos de extensão muito procurados no exterior

Tecnologias Verdes
Mico-leão-dourado resiste à extinção mas ainda é uma espécie ameaçada

MacMagazine no Ar

iTunes Assine na iTunes Store

Enquete: participe!

Qual foi a melhor novidade do último evento especial da Apple?

Apps atualizados
MacMagazine por Email

Preencha o seu email no campo abaixo para receber todas as nossas novidades gratuita e diretamente na sua Caixa de Entrada! ;-)

Shuffle!

Shuffle - Post Aleatório

· · ·

2002-2014 © MacMagazine.com.br — Todos os direitos reservados. Política de Privacidade  |  Anuncie Aqui  |  Sobre o MM  |  Contato Logo do MacMagazine