O melhor pedaço da Maçã.

Tutorial: como compartilhar suas fotos via iCloud, tanto pelo iOS quanto pelo OS X

Compartilhar Fotos (Ajustes)

Se você possui um iGadget ou um Mac e tem uma conta no iCloud, saiba que existe um jeito simples e bacana de compartilhar suas fotos. 🙂

Publicidade

Compartilhando via iPad ou iPhone/iPod touch

Antes de tudo, vale lembrar aqui que o compartilhamento é feito via iCloud (serviço de armazenamento/sincronização na nuvem da Apple). Se você não tem uma conta, este artigo de suporte mostra como fazer isso e, de quebra, ainda tira umas dúvidas sobre o serviço.

Feito isso, o segundo passo é ativar o recurso de compartilhamento de fotos no seu aparelho. Vá em Ajustes (Settings) » iCloud » Compartilhar Fotos (Photo Shared) e ative o Fotos Compartilhadas (Shared Photo Streams).

Compartilhar Fotos (Ajustes)Compartilhar Fotos (Ajustes)

Tudo configurado? Então agora vamos criar o álbum. Existem três maneiras de se fazer isso: uma pelo app nativo Câmera e duas pelo app Fotos; todas elas bem fáceis.

Publicidade

Câmera

Entre no Rolo da Câmera (Camera Roll) tocando na miniatura no canto inferior esquerdo e toque no botão Rolo da Câmera, no canto superior esquerdo, para ver todas as imagens. Feito isso, toque no botão de compartilhamento (aquele com uma setinha) e selecione as imagens.

Compartilhar FotosCompartilhar Fotos

Agora toque no botão Compartilhar e depois em Compart. Fotos. Depois, Crie um novo álbum escolhendo a opção Fotos Compart. (Novas)…, adicione os endereços das pessoas com as quais você deseja compartilhar as imagens, escolha o nome do álbum e se quer que as fotos sejam públicas ou não.

Compartilhar FotosCompartilhar Fotos

Ativando essa opção, qualquer um com o link da página poderá visualizar as imagens; caso a opção permaneça desligada, apenas as pessoas que você escolheu terão acesso às fotos. Antes de publicar, você também pode escolher se deseja colocar algum comentário no álbum, como por exemplo uma breve explicação de quem são as pessoas, do evento, o local, etc.

Fotos

A mesma coisa pode ser feita pelo app nativo Fotos. Entre no Rolo da Câmera — ou em qualquer outro álbum onde as fotos que você queira compartilhar estejam —, toque em editar, selecione as imagens e escolha a opção Compartilhar. Daí em diante, o processo é o mesmo do supracitado.

A outra opção é ir diretamente na aba Compart. Fotos e tocar no sinal de mais (+) no canto superior esquerdo. Assim, a primeira coisa que fazemos é criar o evento para depois adicionar as fotos.

Ajustes

Para ver o álbum publicado, vá em Fotos » Compart. Fotos. Lá estão listados os todos os álbuns que você compartilhou ou que assinou (aqueles que outros compartilharam com você). Tocando na setinha azul, você entra nas configurações do álbum. Aqui vale ressaltar que é possível adicionar mais pessoas (assinantes) ao álbum mesmo depois que ele for publicado, assim como torná-lo público, o que é ideal para compartilhar as fotos com pessoas que não possuem iGadgets/contas no iCloud, já que elas poderão visitar um link e visualizar as fotos em uma página na web — abaixo, um exemplo dessa página pública.

Álbum público do recurso Compartilhar Fotos

Ao adicionar pessoas (assinantes) ao álbum, eles receberão uma notificação por email e em seus próprios iGadgets. Assim que eles aceitarem, os nomes/emails dos assinantes ficarão listados nos ajustes do álbum (nessa setinha azul). Você, criador do álbum, tem controle total sobre os assinantes, podendo reenviar convites e excluí-los como bem entender.

Se alguém comentar uma foto, você recebe uma notificação — desde que tenha ativado o recebimento de notificações em Ajustes » Notificações » Fotos —, o que é bem legal para acompanhar as “discussões”.

Compartilhando via Mac

Para compartilhar as fotos pelo iCloud utilizando um Mac, você precisa ter o iPhoto instalado. Entre no Evento/Álbum desejado e selecione as fotos que deseja compartilhar. Depois clique no botão Compartilhar (canto inferior direito) e escolha a opção Compartilhar Fotos.

Compartilhar Fotos

Crie um novo álbum na opção Novas Fotos Comp. Daí em diante, o processo é praticamente igual ao do iOS: escolha as pessoas com quem deseja compartilhar, o nome do álbum, se quer que ele seja público ou não e voilà!

Assim como no iOS, você pode incluir novos assinantes e desativar a URL (site público) a qualquer momento.

·   ·   ·

Espero que o tutorial tenha esclarecido tudo sobre esse bom recurso do iCloud e que você possa utilizá-lo neste Natal sem problemas! Caso ainda esteja com alguma dúvida, os comentários e o nosso Fórum estão aí para isso. 🙂

Ah, existe ainda outra forma de compartilhar fotos no iOS, através do aplicativo iPhoto. Caso queria conhecer mais essa opção, não deixe de ler este artigo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Joypad se expande e ganha uma espécie de console de jogos para iPads e iPhones/iPods touch

Próx. Post

Conheça a Roaders, uma rede social automotiva que agora conta com um app para iGadgets

Posts Relacionados