O melhor pedaço da Maçã.

O problema de aplicativos/jogos falsos continua na App Store; mas só cai quem quer…

God of War falso na App Store

por Leonardo Freitas

Publicidade

Periodicamente, vemos aplicativos/jogos falsos serem aprovados na App Store e sempre fico tentando imaginar como isso acontece. Será que parte do sistema é automatizado? Ou talvez a Apple tenha um setor “troll genius” e não sabemos. E não adianta mais colocar a culpa no estagiário, pois não é a primeira vez, né?

Ontem me deparei com mais um golpe desses: o suposto jogo God of War, da Sony Computer Entertainment. Identifiquei imediatamente que ele era falso, sem nem mesmo precisar ler os reviews negativos.

God of War falso na App Store

Neste caso específico, existe uma série de pistas óbvias que usarei como exemplo para tentar ajudar os amigos leitores a evitarem esse tipo de aborrecimento antes mesmo de a Apple retirar a coisa do ar — o que ainda não aconteceu com o tal “God of War”.

Games exclusivos

God of War é um jogo exclusivo da Sony, que possui seus próprios consoles e ganha (muito) dinheiro com isso. Não espere ver tão cedo games exclusivos de empresas concorrentes da Apple no iOS.

Publicidade

“Ah, Leo, eu tenho Sonic no meu iPhone, tá? Você está errado!” Ok, acalme-se! Sonic é da SEGA, que quase faliu há mais de dez anos e parou de produzir videogames, ficando somente no ramo de desenvolvimento de jogos. Já Sony, Nintendo e Microsoft possuem vários títulos exclusivos que você nunca viu no iOS (não de forma oficial): Super Mario, Gears of War, Uncharted, Forza e Gran Turismo são apenas alguns exemplos.

Publicidade

Então, caso veja alguns desses jogos na App Store, não baixe. E, caso você deseje muito, só lhe resta colocar os nomes dessas empresas na boca do sapo… e aguardar. Ou então fazer uma busca em sites como o MacMagazine, que certamente noticiariam a chegada de um título desses à plataforma.

Imagens vs. tamanhos dos arquivos

As imagens normalmente dão indícios de montagens (como esse joystick opaco em cima da tela), algumas não possuem sequer descrições publicitárias e, no caso de God of War, temos belas cenas do jogo como frames demonstrativos para atrair as pessoas. Gráficos de PlayStation 3 (e algumas são mesmo), lindas texturas e tudo isso pesando apenas… 6,6MB?!

God of War falso na App StoreGod of War falso na App StoreGod of War falso na App Store

Que mágica é essa? A mesma que falsifica cartões ou rouba dados por email: “Falsificus Pilantrus”. Nem Harry Potter sabe lançar essa.

Nome do vendedor e descrição do jogo

A não ser que eu esteja enganado, “Hai Dinh Thi Thanh” não é “Sony” em chinês. Pô, assim fica fácil, ô camarada! Ao menos coloque um nome próximo, rapaz… tipo “Sônia”. 😛

God of War falso na App Store

Se você conhece a empresa que faz o jogo, sempre verifique se ele foi mesmo produzido por ela. A maioria das desenvolvedores possui site próprio e normalmente coloca a lista de jogos lançados/em produção.

Além disso, atente-se para a descrição, pois normalmente é superficial e bastante curta. Também possuem erros grotescos quando traduzidas para o português. Grandes empresas contratam especialistas para isso, não usam o Google Tradutor (ainda mais sem revisar).

Reviews negativos

Talvez esta seja a forma mais fácil de descobrir se o aplicativo é falso. Cheque a resenha, se for falso e está disponível há muito tempo, normalmente tem alguma infeliz vítima reclamando do golpe. É só não baixar e denunciar o aplicativo.

God of War falso na App StoreGod of War falso na App StoreGod of War falso na App Store

Porém, e se você for a *primeira* pessoa a ver o aplicativo online? Identificou todas essas pistas citadas anteriormente e está superdesconfiado? Se acha que, pelo baixo valor, pode arriscar, tudo bem! Mas lembre-se que tem coisas que você paga na vida e nem sempre é em dinheiro.

·   ·   ·

Já sabem, né: “Quando a esmola é demais…”

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Comércio eletrônico móvel brasileiro dobra em 2012, com destaque para iPads e iPhones

Próx. Post

Histórias de bastidores: Qualcomm tentou convencer Apple a colocar um transmissor celular no Newton MessagePad

Posts Relacionados