Este será o ano em que as vendas de tablets ultrapassarão as de notebooks, de acordo com a NPD DisplaySearch.
A notícia é boa para a Apple, que domina o mercado com folga. Segundo a firma de pesquisas, serão vendidas 240 milhões de unidades de tablets em 2013 (64% a mais que em 2012), ultrapassando com folga as vendas de notebooks, projetadas em 207 milhões.
As tablets menores, entre 7 e 8 polegadas, farão bonito segundo as projeções da NPS DisplaySearch. Elas representarão 45% das vendas (108 milhões de unidades), enquanto que as maiores ficarão na casa dos 17% (cerca de 41 milhões de unidades).
A China terá 27% do mercado mundial de tablets em 2013 (65 milhões de unidades), impulsionada principalmente por pequenas marcas locais. No entanto, a América do Norte continuará sendo o maior mercado, com uma parcela de 35% (85 milhões de unidades) em 2013.
O curioso é que, se analisarmos apenas esses dois mercados, as vendas de tablets já superaram as de notebooks em 2012! Incrível, não? Como bem lembrou John Paczkowski, do AllThingsD, Steve Jobs estava certo: tablets (aparelhos pós-PC em geral) são “carros” e PCs são “caminhões”. 😛