O melhor pedaço da Maçã.

Larry Page questiona estratégia de “guerra termonuclear” da Apple contra o Android

Larry Page

Larry Page resolveu soltar o verbo. Em abril passado o CEO do Google foi entrevistado pela Bloomberg; em dezembro de 2012, pela FORTUNE; e agora, em janeiro, pela Wired.com.

Publicidade

Larry Page

Page falou de tudo um pouco — incluindo a concorrência e a relação com a Apple, é claro. Mas ao ser questionado sobre o comportamento de Steve Jobs ao dizer que iria até as últimas por causa da cópia do Android, Page deu uma boa cutucada na Maçã:

Wired: Steve Jobs se sentiu competitivo o suficiente para afirmar que ele estava disposto a “entrar numa guerra termonuclear” por causa do Android.

Larry Page: Quão bem isso está funcionando [para a Apple]?

Se está funcionando bem, eu não sei. Mas sem dúvida nenhuma, está melhor para a Apple do que para muitas outras concorrentes (como Motorola, HTC, Samsung, entre outras). É óbvio que essa guerra não é boa para ninguém e que muita, mas muita coisa precisa mudar no sistema de patentes americano e mundial. Mas não é por isso que uma companhia (nesse caso, Apple) tem que cruzar os braços e deixar que outras copiem seus produtos.

Publicidade

No começo, os aparelhos da Samsung eram cópias, sim, do iPhone. Não só os aparelhos como embalagens, acessórios e tudo mais. Vale notar que a Samsung é a única, eu disse *única* fabricante de aparelhos Android que está conseguindo ganhar dinheiro no mercado. O resto está sofrendo para conseguir aumentar um ponto percentual de market share e penando para apresentar resultados positivos trimestre após trimestre.

Mas veja bem: não é o Android que está dando certo, é a Samsung. Se a sul-coreana resolver adotar um sistema operacional próprio — existem rumores sobre isso —, o Google (Android) vai sofrer muito com isso, não tenho dúvidas!

E outra, o próprio Android, no começo, parecia muito mais um com o BlackBerry OS. Aí, depois do lançamento do iPhone, tudo de repente mudou. Não deve ser fácil para uma empresa ver assistir isso tudo e simplesmente fingir que não está vendo. Por isso eu digo: a Apple fez o que tinha que fazer.

Publicidade

Hoje, felizmente, a coisa está evoluindo bastante ao ponto de os novos aparelhos da Samsung, por exemplo, não terem mais nenhuma semelhança com os da Apple. Além disso, o sistema operacional móvel do Google também está tomando outro caminho e se afastando mais do iOS — o que ajuda e tira o peso da guerra. Mas isso não apaga as coisas que ambas fizeram lá atrás.

[via 9to5Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Versão 2.0 do aplicativo Kaleidoscope está disponível na Mac App Store

Próx. Post

ABI Research afirma que market share da Apple em smartphones atingirá um pico de 22% neste ano

Posts Relacionados