O melhor pedaço da Maçã.

Apple TV Software Update 5.2 trouxe novidades mais significativas do que o iOS 6.1 para iPads e iPhones/iPods touch

Apple TV e Remote

Ontem, conforme noticiamos, a Apple liberou o iOS 6.1 para iPads e iPhones/iPods touch e, junto dele, o Apple TV Software Update 5.2. Apesar de ele ser chamado diferentemente e a numeração também não bater, o sistema em si é o mesmo.

Publicidade

O iOS 6.1 veio com algumas novidades e polimentos gerais que descrevemos no artigo anterior, muitos deles já comentados por nós enquanto o sistema ainda estava em fase beta, mas talvez as mudanças em Apple TVs tenham sido mais significativas desta vez. Por isso, é bom dar uma passada geral por elas.

Apple TV e Remote

Suporte a teclados Bluetooth

Conforme já havia-se descoberto em dezembro, as Apple TVs de segunda e terceira gerações agora se comunicam com o Apple Wireless Keyboard — vendido no Brasil por R$230.

Publicidade

Isso é algo típico da Apple. Que outra empresa embutiria um chip Bluetooth num produto desde setembro de 2010 (quando a segunda geração da Apple TV foi lançada) para só agora, no início de 2013, revelar oficialmente ao mundo que ele está ali dentro e dar uma função prática à coisa?

Num novo artigo de suporte, a Apple explica como isso funciona.

Emparelhando Apple TV com Apple Wireless Keyboard

Emparelhar um teclado com a Apple TV é bem simples: basta ir em Ajustes » Geral » Bluetooth (Settings » General » Bluetooth) depois de colocar o teclado em modo de descobrimento, selecioná-lo na lista e digitar o código de 4 números para confirmar.

Emparelhando Apple TV com Apple Wireless Keyboard

Pronto, seu teclado está agora emparelhado com a Apple TV!

Emparelhando Apple TV com Apple Wireless Keyboard

Há tempos a Apple TV já pode ser controlada pelo seu Remote ou pelo app Remote para iGadgets, mas agora usuários também podem mexer nela com seus teclados sem fio.

Publicidade

Com ele é possível digitar textos e outras informações (quem tem uma Apple TV sabe como é horrível usar o controle remoto para isso), navegar pelos menus usando as setas direcionais e as telas Enter/Return e Esc, bem como usar os controles multimídia no teclado para a reprodução de músicas e vídeos.

Apple Wireless Keyboard - teclado Bluetooth

Vale notar que os controles de brilho e volume do teclado, por exemplo, não têm funcionalidade com a Apple TV. Além disso, quem tem um Apple Wireless Keyboard de primeríssima geração (aquele de 2003, com uma case branca e que usa quatro pilhas AA) não poderá usá-lo com o set-top box.

iTunes na Nuvem

No finalzinho de novembro passado, a Apple disponibilizou a versão 5.1.1 do Apple TV Software, a qual levou o recurso Seguintes (“Up Next”) do iTunes 11 ao seu set-top box.

Agora, na 5.2, usuários podem reproduzir músicas compradas via iTunes Store diretamente pelo iCloud em países onde o recurso é suportado. O Brasil, felizmente, está no bolo.

Áudio via AirPlay

Se você tiver em sua residência alto-falantes compatíveis com AirPlay ou outros dispositivos incluindo AirPorts Express ou até mesmo outras Apple TVs, agora o sistema permite que você envie áudio estéreo de vídeos para eles usando a tecnologia sem fio.

Para isso basta pressionar e segurar o botão central do seu Apple Remote durante a reprodução. No menu ao lado de legendas e idioma do áudio, aparecerá agora uma opção para você selecionar o alto-falante que deseja utilizar.

Por falar em legendas, não deixe de conferir este outro artigo nosso com dicas. 😉

Outros

Ainda de acordo com a Apple, o update liberado ontem deverá trazer melhorias gerais em estabilidade e performance para usuários da Apple TV. Ela publicou, também, um artigo de suporte detalhando as correções em segurança que vieram com ele.

Outra curiosidade da liberação de ontem é que, na lista de links diretos que publicamos, havia três arquivos para Apple TVs. Um para o modelo AppleTV2,1 (segunda geração), um para o AppleTV3,1 (terceira geração) e um terceiro até então desconhecido: AppleTV3,2. A Maçã ainda não se pronunciou sobre isso e ninguém sabe se esse novo já inclusive está à venda no mercado, mas pela numeração parece ser um pequeno update do modelo de terceira geração. O de quarta certamente seria chamado AppleTV4,1.

De acordo com o MacRumors, o codinome interno desse novo modelo da Apple TV seria J33I, enquanto o original de terceira geração seria J33. Especula-se que o produto então seja o mesmo, com o I possivelmente designando alguma adaptação internacional do produto.

Aos que se interessam por jailbreak, o novo time “evad3rs” confirmou ontem que a ferramenta que eles pretendem lançar até o próximo domingo será compatível com Apple TVs de segunda geração rodando o iOS 6.1/Software 5.2. Infelizmente, para donos do modelo de terceira geração, nem mesmo com esse novo método descoberto pelos hackers será possível libertá-lo.

A FireCore, desenvolvedora da solução aTV Flash (black), já emitiu um alerta para que usuários não se precipitem ao instalar o update:

[blackbirdpie id=”295973413384749056″]

A Apple TV custa R$400 no Brasil, valor este que pode ser parcelado em até 12 vezes sem juros pela Apple Online Store, com frete grátis para todo o país. Quem comprar à vista, pelo telefone (0800-761-0867), obtém 10% de desconto.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ashton Kutcher foi hospitalizado ao seguir dieta de frutas de Steve Jobs; críticas do filme estão divididas

Próx. Post

↪ Aplicativo do portal de fotos 500px retorna à App Store após polêmica sobre imagens com nudez [atualizado: classificação de 17 anos]

Posts Relacionados