Nos últimos tempos, muito se tem falado sobre o negócio de iPhone da Apple por si só ser maior, por exemplo, do que toda a Microsoft. Mas e se pegarmos uma divisão da empresa que há pouco acreditava-se trabalhar mais ou menos em break-even?
Horace Dediu compilou o gráfico abaixo, mostrando que no último trimestre os negócios de iTunes e acessórios da Apple já se tornaram maiores do que toda a indústria de celulares — com exceção apenas da Samsung.
Em seu blog asymco, Dediu explica que a iTunes, enquanto se concentrava apenas em músicas, realmente não tinha muito fôlego para lucrar. Todavia, agora que ela inclui também livros e apps as coisas mudaram bastante e estima-se que sua margem bruta esteja hoje na casa dos 15% a 17%.
Durante o ano passado, esses negócios geraram US$13,5 bilhões em receita para a Apple, o que diante dessa margem prevista nos leva a um lucro líquido de mais de US$2 bilhões. A iTunes já se tornou o quarto maior negócio da Apple, superando o iPod e com um crescimento que poderá fazê-la superar também o Mac ainda em 2013.
E isso tudo porque a Apple mal investe em acessórios…