Destaques
Rumor: nova Apple TV deverá ser lançada apenas em 2015 Rumor: nova Apple TV deverá ser lançada apenas em 2015

Uma nova Apple TV é aguardada há bastante tempo. Já vimos inclusive códigos de uma futura geração do set-top box no iOS 7, assim como referências de que a Apple também pretende implementar a Siri (assistente virtual de iGadgets) no aparelho. Mas de acordo com o The Information [matéria fechada para assinantes], isso tudo ficará […]

↪ Canal Esporte Interativo chega à Apple TV ↪ Canal Esporte Interativo chega à Apple TV

Silenciosamente — como faz de tempos em tempos —, a Apple adicionou hoje novos canais ao seu set-top box. Nos Estados Unidos, as novidades foram a chegada dos canais CNBC e FOX NOW. Por aqui, a Apple adicionou o Esporte Interativo. Para ter acesso ilimitado ao conteúdo (Liga dos Campeões, Liga da Europa, Copa do […]

Apple atualiza processadores de MacBooks Pro e reduz preço do modelo de 15″ (topo-de-linha) Apple atualiza processadores de MacBooks Pro e reduz preço do modelo de 15″ (topo-de-linha)

Conforme indicamos ontem, a Apple atualizou hoje a sua linha de MacBooks Pro. As máquinas ganharam novas versões dos processadores “Haswell” da Intel lançados na semana passada, utilizando agora chips Core i5 dual-core e Core i7 quad-core de até 2,8GHz, um incremento de 0,2GHz em média — no caso do i7, a opção de 2,8GHz aparece […]

Comprou um MacBook ou um iPad no exterior? Conheça o adaptador de tomada com padrão brasileiro da Apple! Comprou um MacBook ou um iPad no exterior? Conheça o adaptador de tomada com padrão brasileiro da Apple!

Muitos de vocês — principalmente quem começou a utilizar produtos da Apple recentemente — não devem saber, mas tanto os carregadores de MacBooks quanto os de iPads podem ser utilizados com diversos adaptadores de tomadas criados pela própria Apple. Sem essa informação, muita gente compra iProducts nos Estados Unidos e em outros países — já […]

↪ Novo produto vindo por aí? Investimento em pesquisa e desenvolvimento da Apple subiu 36% do ano passado para cá ↪ Novo produto vindo por aí? Investimento em pesquisa e desenvolvimento da Apple subiu 36% do ano passado para cá

Pesquisa e desenvolvimento, via Shutterstock. No terceiro trimestre fiscal de 2014, o investimento em pesquisa e desenvolvimento da Apple subiu 36% se comparado ao mesmo período de 2013, conforme informou o Financial Times [matéria fechada para assinantes]. O montante de US$1,6 bilhão representou 4% das vendas da empresa — o maior investimento desde 2006, quando […]

Home » Apple, Dinheiro, Gadgets, Tecnologia

É piada? Instituto Brasileiro de Política e Direito da Informática processa Apple por supostamente evoluir o iPad rápido demais

em 21 de fevereiro de 2013 às 10:55 por

Quando a Apple lançou o iPad de quarta geração em outubro do ano passado, ela quebrou uma “tradição” de só atualizar esses produtos num ritmo anual. Do modelo original para o iPad 2 foram 14 meses, depois para o de terceira geração, 12 meses. Aí, a coisa encurtou bastante: em apenas 7 meses, já veio um novo modelo.

O assunto já foi extensivamente discutido aqui no site, com muitos inclusive dizendo que a Apple errou ao pular uma geração no novo modelo pois ele seria como um ‟iPad 3,5G” — algo mais intermediário, digamos assim. De uma maneira geral, contudo, o que observamos foi gente que já tinha comprado o modelo de terceira geração pê da vida com o novo, e praticamente todos os outros apoiando a evolução natural do produto.

Agora, vem o Instituto Brasileiro de Política e Direito da Informática ficar contra a Apple.

iPad brasileiro indo mal

De acordo com o Jornal do Comércio, o IBDI abriu uma ação coletiva contra a Apple acusando-a de realizar “prática comercial abusiva” no lançamento do iPad de quarta geração por aqui, inclusive citando o conceito de “obsolescência programada” que discutimos no nosso último MacMagazine no Ar.

Aqui eu já invoco o que eu disse lá no podcast: desde quando a chegada de um novo modelo torna o anterior “obsoleto”, ora bolas?! Eu tenho um iPad de terceira geração e continuo extremamente satisfeito com ele, a última versão do iOS e de absolutamente *todos* os aplicativos desenvolvidos para o tablet da Apple rodam perfeitamente nele. E não pretendo adquirir um modelo de quarta geração, por melhores que tenham sido os benefícios trazidos por ele. Posso esperar perfeitamente o próximo, ou até mais dois.

Aí vem o IBDI e vomita que o iPad de quarta geração “não trouxe evolução tecnológica efetiva” em relação ao de terceira e que este poderia já ter sido lançado com as mesmas características do último. Sério, quem são eles pra determinar se isso era mesmo possível — técnica, estratégica, financeiramente… não importa! — sete meses antes? Qual a obrigação da Apple de embutir num produto tudo de uma vez só? O IBDI provavelmente nem tem ideia do que aconteceu com a transição do antigo conector de 30 pinos para o Lightning, o que por sinal deve ter sido o principal motivo dessa mudança de cronograma no lançamento do iPad.

Na ação encaminhada à 12ª Vara Cível do Distrito Federal em 6 de fevereiro, o IBDI chega ao ponto de acusar a Apple de ter “quebrado o paradigma de aguardados lançamentos anuais”. É piada, né? Não, é vergonhoso: como que o nosso Instituto de Política e Direito da Informática(!) se coloca de forma a desacelerar a evolução tecnológica?!

A Apple Brasil pode — e deve — ser acusada de muita coisa, seja pelos preços abusivos praticados por aqui (certamente não justificáveis *somente* pelos impostos), por não nos colocar na lista de prioridade de seus lançamentos e por aí vai. Mas pelo amor de Deus, ficar do lado de consumidores de #mimimi porque querem ter a ilusão de terem um produto de “última geração” pelo máximo possível de tempo é algo inadmissível.

Os caras estão praticamente obrigando que a Apple siga à risca um cronograma anual de lançamento de produtos, o que na teoria significa, na visão estúpida deles, que para o consumidor seria ainda melhor se os produtos talvez só fossem atualizados uma vez a cada dois anos (ou mais, vai saber). Isso lá tem alguma lógica? Tsc.

[dica do Renan Pires Marculan]

Se houver algum erro neste post, selecione-o e pressione Shift + Enter ou clique aqui para nos notificar.



Quem Escreve?
Rafael Fischmann
Rafael Fischmann
Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda na Universidade Salvador – UNIFACS, tem paixão pela Apple e seus produtos desde quando adquiriu seu primeiro iMac (um G3 Blueberry), em agosto de 2000. Não desgruda do seu iPhone 5s (#goldisbest!) e costuma trabalhar num MacBook Pro Retina de 15 polegadas, mas também usa um iPad Air como quebra-galho em certas ocasiões. No tempo livre, adora utilizar a Apple TV esparramado no sofá.
Artigos Relacionados
Últimos Posts do Fórum

Macbook air midle 2011 travando ao iniciar
Último post de: Dann Marchi

Novos macbook pro
Último post de: du_skn

Vale a pena colocar SSD?
Último post de: du_skn

Hackintosh Mavericks
Último post de: Fabio Amaral

[Defeito] Home button iPhone 5s
Último post de: du_skn

MacMagazine em Redes Sociais
Feed do MacMagazine
Notícias da INFO

TI
Liminar desobriga operadoras de cumprir novas regras da Anatel

Ciência
NASA seleciona instrumentos para missão à Marte em 2020

MacMagazine no Ar

iTunes Assine na iTunes Store

Enquete: participe!

Se os rumores forem quentes, até quanto você pagaria num "iWatch"?

Apps atualizados
MacMagazine por Email

Preencha o seu email no campo abaixo para receber todas as nossas novidades gratuita e diretamente na sua Caixa de Entrada! ;-)

Shuffle!

Shuffle - Post Aleatório

· · ·

2002-2014 © MacMagazine.com.br — Todos os direitos reservados. Política de Privacidade  |  Anuncie Aqui  |  Sobre o MM  |  Contato Logo do MacMagazine