Destaques
Para desenvolvedores: Apple libera quartas versões beta do iOS 8 e do OS X Yosemite [atualizado 3x: iTunes 12 e app Tips] Para desenvolvedores: Apple libera quartas versões beta do iOS 8 e do OS X Yosemite [atualizado 3x: iTunes 12 e app Tips]

Duas semanas após a chegada das terceiras versões beta, a Apple liberou hoje para desenvolvedores novas compilações do iOS 8 e do OS X Yosemite. As quartas versões de testes dos sistemas operacionais estão disponíveis para download pelo portal de desenvolvedores da Apple ou pelos próprios sistemas de atualização de iGadgets (Ajustes » Geral » […]

Apple anuncia a oitava edição do iTunes Festival, seu tradicional evento musical Apple anuncia a oitava edição do iTunes Festival, seu tradicional evento musical

A Apple anunciou hoje que, pela oitava vez, realizará o iTunes Festival em Londres (Reino Unido). Após uma versão reduzida do festival nos Estados Unidos, o evento volta à terra da rainha para mais um mês completo de muita música. O evento será realizado em setembro e contará com bandas e artistas de peso como […]

MacMagazine no Ar #098: novo hardware iBeacon, Apple e IBM, verificação de duas etapas e mais! MacMagazine no Ar #098: novo hardware iBeacon, Apple e IBM, verificação de duas etapas e mais!

Segunda-feira é dia de MacMagazine no Ar! :-D Participaram deste 98º episódio o núcleo completo do podcast — formado por Rafael Fischmann, Breno Masi e Eduardo Marques —, com a presença especial do Marco Gomes [@marcogomes], fundador da boo-box. Eis os assuntos do dia: 00:14:34 — Novo hardware da Apple com iBeacon 00:23:47 — Parceria Apple […]

Rumor: novos MacBooks Air entram em produção; suposto MacBook de 12″ ficará para depois Rumor: novos MacBooks Air entram em produção; suposto MacBook de 12″ ficará para depois

Não tem muito tempo, a Apple atualizou a sua linha de MacBooks Air. Não foi aquele upgrade que a gente estava esperando, afinal, a empresa só deu uma leve melhorada nos processadores “Haswell” da Intel. E, muito provavelmente por conta disso, o Economic Daily News informou [Google Tradutor] que a Maçã já mandou a ordem […]

Clones do “iPhone 6” já são vendidos na China Clones do “iPhone 6” já são vendidos na China

Não tem jeito: a expectativa em torno de um lançamento da Apple é sempre muito grande. Falando especificamente sobre o smartphone dela, rumores a respeito do suposto “iPhone 6” surgem todos os dias e o povo está bem ansioso para colocar as mãos no(s) novo(s) aparelho(s). E quando eu digo “ansioso” não estou exagerando, afinal, […]

Home » Apple, Internet, Mac OS X, Segurança

Segurança no mundo Apple: antivírus

em 26 de fevereiro de 2013 às 22:03 por

O primeiro vírus de computador foi criado por Bob Thomas, em 1971. Chamado de “Creeper”, ele infectava computadores DEC PDP-10 executando o sistema operacional TENEX. Ao longo do tempo o sistema mais atacado por pragas virtuais foi disparadamente o Windows, embora o Android venha lutando dia a dia para assumir este posto. Grande parte dos especialistas acreditam que essas plataformas possuem maior quantidade de malwares criados em função do número de computadores e dispositivos presentes no mercado. Particularmente, acredito que essa ótica está correta porém aliada à falta de proteção por parte dos SOs afetados. Quanto mais fácil e vulnerável for o sistema, maior a quantidade de pessoas capacitadas para criar códigos maliciosos.

Nessa área posso falar com propriedade pois criei a título de estudo o primeiro código malicioso para MSN que utilizava a lista de contato dos sistemas infectados para se propagar. Além dessa experiência, também criei uma backdoor para sistemas Unix que executava remotamente comandos no sistema recebendo e enviando dados via protocolo ICMP, dessa forma ela despistava a suspeita de portas TCP ou UDP abertas e também possíveis bloqueios de firewall.

Maçã com minhocaDesde o início da série Segurança no mundo Apple, abordei diversos recursos presentes nas camadas de segurança do OS X. Esses, alinhados com boas práticas, elevam a segurança do sistema operacional da Apple, fazendo dele o SO mais avançado do mundo e um dos mais seguros. Atualmente existe uma lista pequena de malwares identificados e presentes no mundo Apple, sendo que grande parte desses exploram a falta de conhecimento do usuário ou framework de terceiros, como por exemplo Java, Flash e Adobe Reader.

Tecnicamente a instalação de ferramentas antivírus ajuda a prevenir a infecção do OS X e também evita que o sistema se torne um hospedeiro utilizado para espalhar vírus para outros computadores através da troca de arquivos. Estas ferramentas rapidamente identificam o conteúdo suspeito comparando-o com uma base de dados de malwares conhecidos. Caso você opte em instalar uma ferramenta antivírus, verifique se ela está atualizada com as últimas definições e garanta que se mantenha atualizada em um menor espaço de tempo possível.

Tenha em mente que um antivirus será mais um aplicativo alocado em memória que estará consumindo o recurso computacional. Se você for um usuário leigo ou que não quer se preocupar com boas práticas, a instalação de um antivirus é altamente recomendada. Mas se você for um usuário que preza por desempenho e quer assumir o risco participando de todas as decisões do sistema, bem-vindo ao meu time:

  • Durante a série descobrimos que, para garantirmos a integridade do sistema, o recomendável é utilizarmos uma conta de usuário do tipo Padrão.
  • Sabemos que a própria Apple tem uma lista de definição de programas maliciosos e através dessa o OS X evita que programas executem e causem problemas para o sistema.
  • Mantenha o sistema atualizado sempre.
  • Mantenha habilitado o Gatekeeper com a opção “Mac App Store e desenvolvedores identificados”. Desconfie de arquivos de terceiros que não estejam assinados digitalmente.
  • Mantenha o firewall pessoal ativado.
  • Inspecione os arquivos que estão sendo carregados durante a inicialização do sistema. Uma boa ferramenta gráfica para isso é o Lingon, disponível na Mac App Store.
  • Não baixe e execute aplicativos crackeados — existe uma relação de troca, nada é de graça neste mundo amigo!
  • Visite apenas sites confiáveis e abra somente arquivos oriundos de fontes garantidas.
  • Ultimamente o recomendável é que desabilite o Java do navegador, habilite-o apenas quando necessário.

Estes são apenas alguns exemplos do que você pode fazer para elevar o nível de segurança do seu sistema, em resumo saiba que:

  • Desde que o malware não explore uma vulnerabilidade para elevação de privilégio, ele executará ações com a mesma permissão do usuário que executou a aplicação maliciosa.
  • Além de infectar outras máquinas e se propagar, todo vírus tem uma tarefa que é se manter no sistema — provavelmente ele vai criar um registro para a sua inicialização junto ao sistema ou infectar aplicativos nativos dele.

Se você gosta desse tema, o site Malware.lu mantém uma lista crescente de malwares e artigos para download — um excelente repositório de conhecimento para pesquisadores na área de segurança.

Se houver algum erro neste post, selecione-o e pressione Shift + Enter ou clique aqui para nos notificar.



Quem Escreve?
Renato Ribeiro
Renato Ribeiro
Trabalha com tecnologia desde 1995 atuando em diversos seguimentos dentre eles Segurança da Informação. Especialista em produtos e soluções Apple, recebeu treinamento para instrutores dentro dos centros de formação Apple na Inglaterra, França e Estados Unidos. É fundador da IDS Tecnologia, empresa autorizada a ministrar treinamento e consultoria Apple no Brasil. Atualmente dedica seu tempo como fundador e líder da “Simply as” criando soluções simples e inovadoras a partir de estudos e oportunidades identificadas no cotidiano.
Artigos Relacionados
Últimos Posts do Fórum

Update OS X Yosemite
Último post de: Adalberto Taylor

Carregador veicular para iPhone 5s
Último post de: Ralph Casoli

DÚVIDA: venda de novos iPhones sem contrato
Último post de: Ralph Casoli

Criação de grupo no Whatsapp
Último post de: tarlanbrunet

[UPGRADE SSD] Qual a melhor marca?
Último post de: totoro

MacMagazine em Redes Sociais
Feed do MacMagazine
Notícias da INFO

Mercado
Lucro da Netflix mais do que dobra no trimestre; ações sobem

TVs
Smart TV Panasonic TC-39AS600B tem acesso a aplicativos e bom custo-benefício

MacMagazine no Ar

iTunes Assine na iTunes Store

Enquete: participe!

Se os rumores forem quentes, até quanto você pagaria num "iWatch"?

Apps atualizados
MacMagazine por Email

Preencha o seu email no campo abaixo para receber todas as nossas novidades gratuita e diretamente na sua Caixa de Entrada! ;-)

Shuffle!

Shuffle - Post Aleatório

· · ·

2002-2014 © MacMagazine.com.br — Todos os direitos reservados. Política de Privacidade  |  Anuncie Aqui  |  Sobre o MM  |  Contato Logo do MacMagazine