Destaques
Desenvolvedor explica por que acha que a tela de 4,7 polegadas do “iPhone 6” terá 750×1334 pixels [atualizado: mockup de screenshot] Desenvolvedor explica por que acha que a tela de 4,7 polegadas do “iPhone 6” terá 750×1334 pixels [atualizado: mockup de screenshot]

Se ontem nós vimos supostas cases para o “iPhone 6” que corroboram uma teoria de Ming-Chi Kuo, da KGI Securities, hoje trazemos uma aposta de um desenvolvedor que explica por que a resolução de 750×1334 pixels citada pelo analista para a suposta nova tela de 4,7 polegadas seria ideal. De acordo com Kuo, a Apple […]

Rumor: Apple estaria implementando recurso nativo de reconhecimento de músicas no iOS 8 Rumor: Apple estaria implementando recurso nativo de reconhecimento de músicas no iOS 8

Hoje em dia é fácil identificar uma música que está tocando num ambiente. Basta abrir o Shazam ou o SoundHound no seu iGadget que tudo é feito de maneira simples e rápida. Mas a Apple parece querer facilitar isso ainda mais para usuários de iPads e iPhones/iPods touch. De acordo com a Bloomberg, um recurso […]

↪ Apple e outras fabricantes de smartphones assinam “Comprometimento Voluntário Antirroubo” ↪ Apple e outras fabricantes de smartphones assinam “Comprometimento Voluntário Antirroubo”

Ladrão roubando telefone celular, via Shutterstock. De um comunicado para a imprensa: A CTIA e empresas wireless participantes anunciaram [ontem, 15/4] o “Comprometimento Voluntário Antirroubo de Smartphones”, que é o mais recente esforço da indústria para conter roubos de smartphones nos Estados Unidos. A segurança de usuários wireless permanece a prioridade número um da indústria, […]

Supostas cases para o “iPhone 6” mostram possível deslocamento do botão liga/desliga para a lateral Supostas cases para o “iPhone 6” mostram possível deslocamento do botão liga/desliga para a lateral

Na semana passada, nós cobrimos aqui no site inúmeras apostas de lançamentos da Apple para este ano proclamadas pelo analista Ming-Chi Kuo, da KGI Securities. Uma coisa que não comentamos e que havia sido citada por ele foi um possível deslocamento do botão liga/desliga do “iPhone 6”, da tradicional posição superior para a lateral direita. […]

Apple indica prazos máximos para pedidos a serem entregues antes do Dia das Mães; lança o iPhone 5c de 8GB em mais países Apple indica prazos máximos para pedidos a serem entregues antes do Dia das Mães; lança o iPhone 5c de 8GB em mais países

Conforme observaram alguns de nossos leitores, as Apple Online Stores do mundo todo ficaram fora do ar nesta madrugada e voltaram sem grandes novidades. O principal foi isto aqui: A Apple já colocou no ar uma página indicando os prazos máximos para pedidos que deverão ser entregues antes do Dia das Mães. A maioria deles […]

Home » Apple, Projetos

Reunião de acionistas da Apple: atraso do novo campus, novos produtos, conselho reeleito, Brasil, market share e mais!

em 27 de fevereiro de 2013 às 17:13 por

Conforme comentamos mais cedo nas redes sociais [Twitter, Facebook e Google+ — não deixe de nos seguir para ficar por dentro do que acontece no mundo Apple], rolou hoje, às 14 horas (pelo horário de Brasília) a reunião anual de acionistas da Apple. Nada de muito impactante foi revelado mas, como sempre, algumas detalhes interessantes foram comentados.

Vamos a eles:

Futuro campus

Campus Apple

Tim Cook (CEO da Apple) revelou que as obras do futuro campus da Apple — aquele, em formato de nave espacial — realmente atrasarão e ficarão prontas apenas em 2016.

Dinheiro em caixa

Muitos estão preocupados com a pilha de dinheiro que a Apple tem em caixa e o que ela fará com ele. Cook afirmou que os executivos estão sempre conversando sobre o que fazer, mas não revelou nenhum plano além disso, o que ainda deixou investidores querendo mais transparência com relação aos planos da empresa.

Eu não sou investidor da Apple, mas se fosse não cobraria algo do tipo. Uma das coisas positivas da empresa é justamente a incerteza de qual será o próximo produto/mercado que ela atacará. Se a Maçã começar a revelar o que planeja fazer com seu dinheiro, estará dando pistas para que outras entendam seus planos, o que com toda certeza poderá atrapalhá-la.

Além disso, Cook disse que a empresa está sempre avaliando a questão de dividendos, recompra de ações e emissão de ações preferenciais.

Propostas negadas

Algumas propostas, como uma que visava oferecer ainda mais opções de ações para executivos da empresa — assim eles ficariam mais alinhados/preocupados com o desempenho da companhia, como os acionistas — foram negadas. No caso desta, os salários e bônus atuais, além de opções/ações que vencem com o tempo, já são suficientes para gerar preocupação e interesse dos executivos, segundo a empresa.

Também foi negada a proposta de criação de um comitê de direitos humanos — a Apple argumenta que seu atual código de conduta é suficiente nessa questão.

Sobre o processo da Greenlight Capital contra a Apple, o qual gerou bastante burburinho, Cook disse que ainda acha isso tudo uma besteira, independentemente da decisão do juiz que forçou a Apple a cancelar votação da proposta que poderia eliminar a emissão de ações preferenciais.

Novas categorias de produtos

Se analisarmos a posição atual da Apple, ela está muito, muito bem. O problema é que alguns (acionistas, analistas e palpiteiros) estão preocupados com o futuro dela, ou seja, a capacidade da companhia de manter o mesmo crescimento atual. Para eles, Cook disse:

Nós não estamos com as nossas cabeças enfiadas na areia. Estamos nessa [pensando] no longo prazo.

Ele afirmou que a Apple está trabalhando em produtos de novas categorias — resta saber se eles lançarão ou não, afinal, pode ter de tudo dentro dos laboratórios da Maçã.

Conselho de administração reeleito

O conselho de administração da Apple foi todo reeleito. Arthur D. Levinson (ex-CEO da Genentech), Bill Campbell (ex-CEO da Intuit Corp.), Tim Cook, Millard Drexler (CEO da J. Crew), Albert Gore Jr. (ex-vice-presidente dos Estados Unidos), Robert A. Iger (CEO da Disney), Andrea Jung (ex-CEO da Avon) e Ronald D. Sugar (CEO da Northrop Grumman) continuam desempenhando seus papéis.

Brasil

iPads de terceira geração com a bandeira do Brasil

Cook mencionou o Brasil na reunião quando o assunto foi crescimento da empresa no mercado de smartphones e tablets. Ele afirmou que a Apple está crescendo rapidamente em países como China e Brasil, onde mais de 50% dos compradores de iPads são primeiros compradores de iProducts — Cook tem convicção de que o “Efeito Halo” fará o seu papel e que esses mesmos consumidores voltarão a adquirir aparelhos da Maçã, seja iPhones ou Macs.

É isso mesmo que vocês leram: Cook afirmou que a Apple está crescendo bem no Brasil. Não precisa nem explicar por que os preços estão lá em cima… :-(

Market share

Falando sobre mercado, Cook pontuou coisas bem interessantes. O executivo disse que o sucesso não quer dizer diretamente vender mais. Para a Apple, cota de mercado só é importante no sentido de obter uma massa crítica necessária para criar um ecossistema poderoso. Isso, como sabemos, a Apple tem. Ele foi além e disse que a empresa poderia rapidamente adotar estratégias para ganhar ainda mais mercado, mas que isso não seria bom para a Apple.

·   ·   ·

Como podemos ver, nada de bombástico foi revelado — e nem existia motivo para isso. Contudo, é sempre bom acompanhar essas reuniões pois elas indicam o caminho, a diretriz da empresa. E como a desconfiança anda pairando Cupertino, é sempre bom ver que Cook está muito coeso em seu raciocínio.

[via Bloomberg, AppleInsider, The Verge]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Se houver algum erro neste post, selecione-o e pressione Shift + Enter ou clique aqui para nos notificar.



Quem Escreve?
Eduardo Marques
Eduardo Marques
Graduado em Comunicação Social pela ESPM-RJ, teve seu primeiro contato com um produto Apple (um iMac G5) em 2005, quando trabalhava em uma produtora de eventos. Logo após foi morar em Londres e voltou com um iMac G5 (iSight) na bagagem. Sempre que passa na frente de uma Apple Store é abduzido. Carioca, flamenguista e viciado em Coca-Cola Zero, tem um MacBook Pro Retina (início de 2013), um iPhone 5, um iPad mini Wi-Fi, uma Apple TV (2ª geração) e um Time Capsule (1ª geração).
Últimos Posts do Fórum

Safari não abre
Último post de: Julio Cesar Amancio

Quais são os melhores roteadores?
Último post de: jtucano

Doação - Revistas Mac+
Último post de: paulotavio

"Atualizar ajustes de operadora" no iPad.
Último post de: paulinho.steiner

Aplicativos/Jogos para Mac
Último post de: maganeses

MacMagazine em Redes Sociais
Feed do MacMagazine
Notícias da INFO

Ciência
Drone filma teste de foguete da SpaceX

Baixa definição
Tema de Pokémon ganha versão R&B

MacMagazine no Ar

iTunes Assine na iTunes Store

Enquete: participe!

Se você pudesse, voltaria do iOS 7 pro 6?

Apps atualizados
MacMagazine por Email

Preencha o seu email no campo abaixo para receber todas as nossas novidades gratuita e diretamente na sua Caixa de Entrada! ;-)

Shuffle!

Shuffle - Post Aleatório

· · ·

2002-2014 © MacMagazine.com.br — Todos os direitos reservados. Política de Privacidade  |  Anuncie Aqui  |  Sobre o MM  |  Contato Logo do MacMagazine