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Reunião de acionistas da Apple: atraso do novo campus, novos produtos, conselho reeleito, Brasil, market share e mais!

Campus Apple

Conforme comentamos mais cedo nas redes sociais [Twitter, Facebook e Google+ — não deixe de nos seguir para ficar por dentro do que acontece no mundo Apple], rolou hoje, às 14 horas (pelo horário de Brasília) a reunião anual de acionistas da Apple. Nada de muito impactante foi revelado mas, como sempre, algumas detalhes interessantes foram comentados.

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Vamos a eles:

Futuro campus

Campus Apple

Tim Cook (CEO da Apple) revelou que as obras do futuro campus da Apple — aquele, em formato de nave espacial — realmente atrasarão e ficarão prontas apenas em 2016.

Dinheiro em caixa

Muitos estão preocupados com a pilha de dinheiro que a Apple tem em caixa e o que ela fará com ele. Cook afirmou que os executivos estão sempre conversando sobre o que fazer, mas não revelou nenhum plano além disso, o que ainda deixou investidores querendo mais transparência com relação aos planos da empresa.

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Eu não sou investidor da Apple, mas se fosse não cobraria algo do tipo. Uma das coisas positivas da empresa é justamente a incerteza de qual será o próximo produto/mercado que ela atacará. Se a Maçã começar a revelar o que planeja fazer com seu dinheiro, estará dando pistas para que outras entendam seus planos, o que com toda certeza poderá atrapalhá-la.

Além disso, Cook disse que a empresa está sempre avaliando a questão de dividendos, recompra de ações e emissão de ações preferenciais.

Propostas negadas

Algumas propostas, como uma que visava oferecer ainda mais opções de ações para executivos da empresa — assim eles ficariam mais alinhados/preocupados com o desempenho da companhia, como os acionistas — foram negadas. No caso desta, os salários e bônus atuais, além de opções/ações que vencem com o tempo, já são suficientes para gerar preocupação e interesse dos executivos, segundo a empresa.

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Também foi negada a proposta de criação de um comitê de direitos humanos — a Apple argumenta que seu atual código de conduta é suficiente nessa questão.

Sobre o processo da Greenlight Capital contra a Apple, o qual gerou bastante burburinho, Cook disse que ainda acha isso tudo uma besteira, independentemente da decisão do juiz que forçou a Apple a cancelar votação da proposta que poderia eliminar a emissão de ações preferenciais.

Novas categorias de produtos

Se analisarmos a posição atual da Apple, ela está muito, muito bem. O problema é que alguns (acionistas, analistas e palpiteiros) estão preocupados com o futuro dela, ou seja, a capacidade da companhia de manter o mesmo crescimento atual. Para eles, Cook disse:

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Nós não estamos com as nossas cabeças enfiadas na areia. Estamos nessa [pensando] no longo prazo.

Ele afirmou que a Apple está trabalhando em produtos de novas categorias — resta saber se eles lançarão ou não, afinal, pode ter de tudo dentro dos laboratórios da Maçã.

Conselho de administração reeleito

O conselho de administração da Apple foi todo reeleito. Arthur D. Levinson (ex-CEO da Genentech), Bill Campbell (ex-CEO da Intuit Corp.), Tim Cook, Millard Drexler (CEO da J. Crew), Albert Gore Jr. (ex-vice-presidente dos Estados Unidos), Robert A. Iger (CEO da Disney), Andrea Jung (ex-CEO da Avon) e Ronald D. Sugar (CEO da Northrop Grumman) continuam desempenhando seus papéis.

Brasil

iPads de terceira geração com a bandeira do Brasil

Cook mencionou o Brasil na reunião quando o assunto foi crescimento da empresa no mercado de smartphones e tablets. Ele afirmou que a Apple está crescendo rapidamente em países como China e Brasil, onde mais de 50% dos compradores de iPads são primeiros compradores de iProducts — Cook tem convicção de que o “Efeito Halo” fará o seu papel e que esses mesmos consumidores voltarão a adquirir aparelhos da Maçã, seja iPhones ou Macs.

É isso mesmo que vocês leram: Cook afirmou que a Apple está crescendo bem no Brasil. Não precisa nem explicar por que os preços estão lá em cima… 🙁

Market share

Falando sobre mercado, Cook pontuou coisas bem interessantes. O executivo disse que o sucesso não quer dizer diretamente vender mais. Para a Apple, cota de mercado só é importante no sentido de obter uma massa crítica necessária para criar um ecossistema poderoso. Isso, como sabemos, a Apple tem. Ele foi além e disse que a empresa poderia rapidamente adotar estratégias para ganhar ainda mais mercado, mas que isso não seria bom para a Apple.

·   ·   ·

Como podemos ver, nada de bombástico foi revelado — e nem existia motivo para isso. Contudo, é sempre bom acompanhar essas reuniões pois elas indicam o caminho, a diretriz da empresa. E como a desconfiança anda pairando Cupertino, é sempre bom ver que Cook está muito coeso em seu raciocínio.

[via Bloomberg, AppleInsider, The Verge]

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