Destaques
↪ Rumor: “iWatch” está para ser anunciado, mas poderá só chegar ao mercado em 2015 ↪ Rumor: “iWatch” está para ser anunciado, mas poderá só chegar ao mercado em 2015

Um dos vários conceitos de “iWatch” existentes por aí. O Re/code já disse que o “iWatch” deverá ser anunciado junto dos novos iPhones, no dia 9 de setembro, mas eles mesmos afirmam agora que, apesar disso, o produto não deverá chegar ao mercado tão cedo — provavelmente só depois das festas de final de ano, […]

Canal beta do Google Chrome chega à versão 38 e agora é 64 bits em Macs Canal beta do Google Chrome chega à versão 38 e agora é 64 bits em Macs

Os testes começaram há algumas semanas e, pelo jeito, estão avançando rapidamente: o Google anunciou hoje que a versão 38 do Chrome, agora no canal beta, já é 64 bits em Macs. Quem quiser já pode baixar e rodar essa versão, mas os que preferirem algo mais “redondinho” devem segurar as pontas — cerca de […]

Apple está construindo uma grande estrutura no local do evento do “iPhone 6” Apple está construindo uma grande estrutura no local do evento do “iPhone 6”

Nos últimos anos, a Apple sempre utilizou dois locais para apresentar ao mundo novas versões do iPhone: o Yerba Buena Center for the Arts (em San Francisco) ou o seu próprio auditório, localizado dentro do sede da empresa (em Cupertino). Para o evento do dia 9 de setembro, porém, a Apple escolheu o Flint Center […]

Confirmado: Apple realizará um evento especial no dia 9 de setembro! Confirmado: Apple realizará um evento especial no dia 9 de setembro!

O que já era praticamente certo acaba de ser confirmado! “Queríamos poder lhes contar mais.” A Apple convidou hoje alguns veículos de imprensa para participar de um evento que será realizado no dia 9 de setembro. Diferentemente dos últimos, este não será no Yerba Buena Center for the Arts (em San Francisco) ou na própria […]

Continuam rumores sobre o “iPhone 6” suportar pagamentos via NFC [atualizado 2x] Continuam rumores sobre o “iPhone 6” suportar pagamentos via NFC [atualizado 2x]

Se tem um rumor relacionado a iPhones que paira entre nós todos os anos é o de ele incorporar um chip NFC (Near Field Communication), e em 2014 não está sendo diferente. Agora, para pôr ainda mais lenha na fogueira, a WIRED disse que obteve informações quentes com fontes sobre a possibilidade de a oitava […]

Home » Apple, Internet, Segurança

Segurança no mundo Apple: mensagens de email

em 28 de fevereiro de 2013 às 19:53 por

Ícone do MailTodos nós sabemos que o email tornou-se um dos meios de comunicação mais utilizados no mundo. Graças a projetos de inclusão digital, hoje grande parte dos brasileiros têm acesso à internet e consequentemente a uma conta de email. Esse meio de comunicação está tão presente no dia-a-dia que um grande número de pessoas trabalham totalmente interligadas com listas de tarefas e prioridades que chegam pelo email. Milhões de mensagens são trafegadas diariamente em todo o mundo.

Mas como funciona o envio e recebimento de um email?

Quando um email é enviado, o cliente de email (Outlook, Mail, Thunderbird, webmail…) se comunica com o provedor de email do remetente (Gmail, Hotmail, iCloud, Yahoo!…), que por sua vez localiza e identifica o provedor de email do destinatário e faz a entrega dele. Após o recebimento, o provedor de email do destinatário executa uma sequência de testes para descobrir a possível existência de vírus ou se ele será classificado como spam. Em seguida o provedor armazena o email recebido, aguardando que o cliente de email do destinatário verifique novas mensagens utilizando o protocolo IMAP ou POP.

Para casos especiais em que o provedor possui uma tecnologia chamada push, nesta etapa é enviada uma notificação para o cliente de email do destinatário avisando-o da existência de um novo email; este recurso ajuda a economizar dados de internet e bateria em dispositivos móveis.

Avaliando o cenário acima, percebemos que tanto no envio quanto no recebimento de email existe um processo de comunicação constante entre o cliente de email e o provedor. Essa comunicação é uma das etapas que necessita de cuidados especiais para evitarmos que usuário e senha sejam capturados. Para isso, devemos nos preocupar em utilizar servidores DNS confiáveis — evitando ataques relacionados a nomes falsificados, parto da premissa de que quanto maior o serviço mais visado ele será e consequentemente mais investimentos são necessários na área de segurança, por isso eu opto pelo DNS primário sendo 208.67.222.222 (OpenDNS) e secundário sendo 8.8.8.8 (Google).

Além da resolução de nomes corretos também devemos utilizar protocolos de comunicação que trabalham com criptografia. Caso você utilize webmail, basta se conectar através do navegador utilizando o endereço seguro HTTPS, no entanto, se você utiliza algum aplicativo como cliente de email, você deverá configurar a sua conta de email informando os endereços de conexões seguras fornecidos pelo seu provedor (SMTPS, POPS ou IMAPS).

Além da comunicação segura, precisamos garantir a confiabilidade do remetente e a integridade das informações enviadas. Por padrão todo email é enviado sem criptografia de conteúdo, o que permite a leitura por pessoas não-autorizadas, seja um administrador de correio ou um hacker. Para que possamos garantir a nossa autenticidade como remetente e a integridade do conteúdo, precisamos de um certificado digital válido e assinado por uma Autoridade Certificadora confiada pelo sistema operacional.

Neste momento você chegou a imaginar o gasto que teria, correto? Calma, você pode optar por adquirir um certificado de email através da Certisign ou Serasa, mas também existem algumas empresas certificadoras que emitem este tipo de certificado gratuitamente para uso pessoal. Neste link você encontra a lista para emissão de certificado gratuito, eu optei pela Comodo. Ao informar nome, sobrenome, email, país e senha de revogação do certificado, será enviado um email contendo um link para a emissão e download do certificado. Uma vez baixado, basta abrir com um duplo-clique para ser importado para a Keychain do usuário. Concluída esta etapa, o Mail irá apresentar na janela de edição, dois novos ícones no canto superior direito ao lado da caixa de seleção de assinaturas. Um para assinar o email como sendo um remetente identificado e para garantir que o conteúdo do email não foi modificado, e o outro ícone para criptografar o conteúdo da mensagem.

Criptografia no Mail


Para criptografar o conteúdo de um email você precisar ter a chave pública do destinatário, da mesma forma que as pessoas que lhe enviarão emails criptografados precisarão da sua chave pública. Essa troca de chaves pode ser feita exportando a chave pública através da Keychain ou simplesmente enviando um email como remetente identificado; ao ler o Mail o sistema irá automaticamente importar a chave pública do remetente para a Keychain do usuário.

Caso o ícone no formato de um cadeado esteja apagado, significa que ou você ainda não entrou com o endereço de email no campo destinatário ou você não possui a chave pública do certificado correspondente ao email informado.

Sabemos que o Mail está passível de vulnerabilidades como qualquer outro aplicativo, desta forma o recomendável é que você não utilize no dia-a-dia uma conta de usuário do tipo administrador. Caso você receba uma código malicioso através do Mail, ele não terá privilégios sobre o sistema operacional.

Ainda sobre o assunto segurança, existe uma técnica muito utilizada por hackers e spammers que é a de inserir uma imagem transparente no corpo do email. Desta forma, sempre que o destinatário abrir o email o remetente será avisado do horário, endereço IP, sistema operacional e navegador. Para evitar esse tipo de invasão de privacidade, o recomendável é que você desative o recurso de visualização de imagens remotas presente no Mail. Abras as preferências dele e vá em Visualização (Viewing), desabilitando a opção “Exibir imagens remotas em mensagens HTML” (“Display remote images in HTML messages”).

Criptografia no Mail

No endereço renatoribeiro.me/scripts/tracker/ preparei uma página de demonstração de rastreamento de emails. O sistema foi testado com Safari e Mail, e não darei suporte a usuários caso encontrem problemas. Faça uso com responsabilidade. ;-)

Se houver algum erro neste post, selecione-o e pressione Shift + Enter ou clique aqui para nos notificar.



Quem Escreve?
Renato Ribeiro
Renato Ribeiro
Trabalha com tecnologia desde 1995 atuando em diversos seguimentos dentre eles Segurança da Informação. Especialista em produtos e soluções Apple, recebeu treinamento para instrutores dentro dos centros de formação Apple na Inglaterra, França e Estados Unidos. É fundador da IDS Tecnologia, empresa autorizada a ministrar treinamento e consultoria Apple no Brasil. Atualmente dedica seu tempo como fundador e líder da “Simply as” criando soluções simples e inovadoras a partir de estudos e oportunidades identificadas no cotidiano.
Artigos Relacionados
Últimos Posts do Fórum

iPhone 6
Último post de: sigma7

Posso usar um SDXC como um HD?
Último post de: iphoner

Comprar iProdutos no México?!
Último post de: iMarco A.

A nova bateria do iPhone 4S não se recarrega muito
Último post de: Benoit Vorstmunster

iMac x Macbook Pro Retina.
Último post de: totoro

MacMagazine em Redes Sociais
Feed do MacMagazine
Notícias da INFO

Bit no Carro
Metrô de São Paulo abre maior monotrilho do mundo

Cultura Nerd
Marvel republicará HQs clássicos de Star Wars da Dark Horse

MacMagazine no Ar

iTunes Assine na iTunes Store

Enquete: participe!

Você possui uma Apple TV?

Apps atualizados
MacMagazine por Email

Preencha o seu email no campo abaixo para receber todas as nossas novidades gratuita e diretamente na sua Caixa de Entrada! ;-)

Shuffle!

Shuffle - Post Aleatório

· · ·

2002-2014 © MacMagazine.com.br — Todos os direitos reservados. Política de Privacidade  |  Anuncie Aqui  |  Sobre o MM  |  Contato Logo do MacMagazine