O melhor pedaço da Maçã.

Saiba o que é a tecnologia “Turbo Boost”, presente nos processadores da Intel utilizados em iMacs, Macs mini e em MacBooks [Air/Pro]

Intel Core i5

A Apple foi a primeira fabricante de computadores a incorporar, ainda em março de 2009, a linha de processadores “Nehalem” da Intel — a primeira equipada com a sua tecnologia Turbo Boost. Desde então passamos pelos “Sandy Bridge” e agora com os “Ivy Bridge”, a terceira geração de chips da Intel, essa tecnologia também evoluiu para a sua versão 2.0.

Publicidade

Mas o que seria o tal do Turbo Boost?

Intel Core i5

A ideia da tecnologia é aumentar temporária e dinamicamente o clock (o chamado “overclocking”) de chips quando eles estão trabalhando abaixo dos seus limites de potência e temperatura, dando assim mais poder de processamento para a máquina sem prejudicar a sua eficiência.

Publicidade

Atualmente, todos os iMacs, Macs mini, MacBooks Air e MacBooks Pro utilizam chips com a tecnologia embutida. O iMac topo-de-linha possui um chip Intel Core i5 quad-core de 3,2GHz, mas com a Turbo Boost pode ir até 3,6GHz — um aumento de 13%. Já o MacBook Pro mais parrudo tem um Intel Core i7 quad-core de 2,7GHz, podendo chegar a 3,7GHz — neste caso, o salto é de absurdos 37%!

O interessante do Turbo Boost é que ele pode ser ativado desde quando o computador está usando um único núcleo (dando um gás extra nele e desabilitando os outros), tanto quanto com dois ou mais — inclusive todos os disponíveis para processamento.

Aos que já estão se perguntando: não, não é possível fazer a ativação ou desativação manual dessa tecnologia em Macs. Tudo é feito automaticamente, pelo próprio OS X. Aos que quiserem saber mais, a Intel possui uma página especialmente dedicada ao Turbo Boost em seu site.

Publicidade

A Apple não utiliza hoje nenhum processador da AMD em seus Macs, mas vale notar aqui que a fabricante também possui uma tecnologia similar à da Intel, chamada Turbo CORE.

[dica do Lucas Caton]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

App brasileiro para iPhones/iPods touch exporta fotos do Instagram de múltiplas formas

Próx. Post

Aplicativo gratuito para iPhones/iPods touch reúne prestadores de serviço de todos os tipos

Posts Relacionados