O melhor pedaço da Maçã.

MM compara: os três melhores calendários para iOS

Fantastical para iPhone

Muitas vezes as pessoas não sabem o que querem até que você mostre a elas.

Steve Jobs via Businessweek, 1998.

Isso deve responder à famosa pergunta: “Por que eu preciso de um aplicativo de calendários se o iOS já tem uma solução ‘eficiente’ que satisfaz as minhas necessidades?”

Publicidade

Depois que você conhecer tudo o que é possível ter num app de calendário, verá que a Apple oferece um serviço básico, até satisfatório para alguns, mas que tem *muito* o que melhorar pra acolher os usuários mais exigentes.

Testamos nove aplicativos de nove desenvolvedores diferentes, com as mais diversas funções, sincronias, personalizações e preços! Confira abaixo, por ordem alfabética, os que passaram pelo “pente fino”:

Selecionamos os três melhores no nosso ponto de vista, mas a opinião final é toda sua. 😉

Publicidade

·   ·   ·

FANTASTICAL, da Flexibits

Dispensando apresentações, já foi tema de vários artigos aqui no site, é uma ótima e bonita solução para gerenciamento de eventos em iPhones/iPods touch.

Um círculo vermelho representa o dia “hoje” e os pontos abaixo de cada data são os compromissos, cada um com as cores respectivas aos calendários armazenados no iOS, na conta do Google ou nos seus lembretes.

Fantastical para iPhoneFantastical para iPhone

Com um visual intuitivo, é muito simples adicionar um evento: basta clicar no botão “+” e adicionar todas as descrições necessárias. A melhor parte é que você também pode fazer isso descrevendo o evento digitando, por exemplo, “Encontro MM next saturday night” e ele já marca o compromisso para o próximo sábado. A parte chata é que ele ainda não aceita o idioma português.

Publicidade

Confira um vídeo promocional do Fantastical:

Publicidade

YouTube video

Com uma interface simples e objetiva, este é o aplicativo de calendário mais indicado para quem não quer ter dificuldades na hora de marcar um compromisso. Só é uma pena que ele não seja universal, mas a utilização em modo de compatibilidade no iPad é uma alternativa.


Ícone do app FantasticalFantastical

US$ 4 | 7,7 MB | requer o iOS 5.0 ou superior.
Compatível com iPhones/iPods touch.
Prós: intuitivo, prático e visual bonito.
Contras: não é universal.

Badge / botão grande - Disponível na App Store

SUNRISE, da Sunrise Atelier

O Sunsire é um aplicativo de calendário gratuito feito para usuários do Google Calendar. Projetado com amor, é uma experiência nova que irá tornar sua vida mais fácil.

Inicialmente é necessário entrar com uma conta Google e/ou Facebook para importar os aniversariantes e compromissos de cada conta. Você também pode adicionar eventos do LinkedIn, através das configurações do aplicativo.

A primeira visão da “agenda” é de duas semanas, o que é um diferencial dos outros apps, mas essa visualização também pode ser alterada para mensal, com um simples deslizar de dedo para baixo.

Screenshot do app SunriseScreenshot do app Sunrise

Tudo é muito interativo e fácil de usar. Em caso de aniversários, é possível postar uma mensagem no mural da aniversariante — com uma leve propaganda do aplicativo, é claro. Já os eventos do Facebook mostram as devidas opções de aceitar ou recusar um convite.

O app precisa de permissão para ver sua localização, para conseguir mostrar a previsão do tempo de até cinco dias e obter direções para o local especificado no evento — permitindo ainda a escolha dos mapas da Apple ou do Google.

Veja um vídeo do Sunrise em funcionamento:

É uma ótima opção ao Fantastical, apresentado anteriormente, e grátis!


Ícone do app SunriseSunrise Calendar

Grátis | 11,2 MB | requer o iOS 6.0 ou superior.
Compatível com iPhones/iPods touch.
Prós: grátis, muitas funções e prático.
Contras: não é universal e (ainda) não importa compromissos do calendário nativo.

Badge / botão grande - Disponível na App Store

CALENDARS, da Readdle

Um dos motivos pelos quais trazemos este app como destaque é que ele recentemente ganhou uma versão gratuita que, diga-se de passagem, é muito mais eficiente que o próprio calendário nativo do iOS. Particularmente, acredito que seja a melhor solução.

Teaser do app Calendars

Com a aparência mais clean de todos os apps testados, é ainda o que melhor utiliza todo o espaço útil disponível em todos os cinco modos de visualização: diário, semanal, mensal, anual e por lista. Neste último pode-se pesquisar os eventos pelo título ou conteúdo do seu compromisso.

Uma conta Google não é mais obrigatória, já que ele importa seu calendário do iOS. Mas quem já utiliza a agenda da gigante de pesquisas não vai ter dificuldades, pois todas as opções da versão web também estão no aplicativo da Readdle: duração dos eventos, localização, alertas, adicionar convidados, recursividade e até lembretes por SMS. Errou uma data? É muito fácil recortar/copiar e colar um evento.

Screenshot do app CalendarsScreenshot do app Calendars

Os gestos proporcionam uma experiência ainda mais agradável, como o “movimento de pinça” para ver todos os eventos de um dia — no modo de visualização mensal. Você também pode deixar seu calendário a sua cara, personalizando quando começa a semana (sábado, domingo ou segunda-feira), alterando cores e tamanhos do calendário. O ícone de notificação no aplicativo (“app badge icon”) pode ser ligado nos ajustes, para que você veja quantos compromissos tem no dia, antes mesmo de abrir o app!

A Readdle traz duas soluções, uma grátis e uma “plus”, com recursos exclusivos: suporte a vários calendários, adicionar convidados, múltiplos alertas/lembretes por compromisso, sincronização de tarefas e eventos recorrentes. Infelizmente não há suporte ao nosso idioma nem previsão por parte da desenvolvedora, mas com a navegação intuitiva isto não será um problema.


Ícone - Calendars by ReaddleCalendars by Readdle

Grátis | 15,6 MB | requer o iOS 5.0 ou superior.
Universal, compatível com iPads e iPhones/iPods touch.
Prós: gratuito, inclui todos os recursos básicos.
Contras: sem eventos recorrentes, convites e outros.

Badge / botão grande - Disponível na App Store

Ícone - CalendarsCalendars+ by Readdle

US$ 7 | 14,1 MB | requer o iOS 5.0 ou superior.
Universal, compatível com iPads e iPhones/iPods touch.
Prós: completo e universal.
Contras: nenhum (talvez o preço :-P).

Badge / botão grande - Disponível na App Store

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novo “bundle” oferece seis jogos independentes para Mac e PC pelo preço que você quiser pagar

Próx. Post

MM na App $tore: Infinity Blade II, WURM, djay, SCRABBLE HD for iPad, Pocket Pad Studio, Little Inferno e mais!

Posts Relacionados