O melhor pedaço da Maçã.
Swift Student Challenge 2024

Confira alguns projetos de brasileiros vencedores do Swift Student Challenge 2024

Há cerca de um mês, a Apple começou a notificar os vencedores da edição mais recente do Swift Student Challenge, o qual é realizado anualmente para eleger (e celebrar) os projetos mais promissores criados por estudantes.

Publicidade

Como não poderia deixar de ser, o Brasil foi muito bem representado no desafio deste ano, com vários brasileiros escolhidos entre os 350 vencedores — incluindo na nova categoria Distinguished Winners, na qual foram selecionados 50 estudantes com projetos excepcionais.

Conheça alguns dos vencedores e seus respectivos projetos:

Arthur Sobrosa

Diretamente de Porto Alegre (RS), o seu projeto vencedor é o app The Tuco-Tuco.

The Tuco-Tuco é um aplicativo sobre conservação da vida selvagem. É inspirado em um animal chamado tuco-tuco, que vive nas praias do Sul do Brasil e esteve muito presente na minha infância. Eu costumava vê-lo cavando nas dunas de areia perto da casa onde passava as férias de verão. Agora, suas aparições são mais raras devido à presença humana e à perda de habitat. Então, criar esse aplicativo me deu a oportunidade de ver o tuco-tuco mais uma vez e espero que ele possa aumentar a conscientização sobre todas as espécies ameaçadas de extinção!


Ícone do app The Tuco-Tuco
The Tuco-Tuco de Arthur Lopes
Compatível com iPhones
Versão 1.1 (16.4 MB)
Requer o iOS 17.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR
Screenshot do app The Tuco-TucoScreenshot do app The Tuco-TucoScreenshot do app The Tuco-Tuco

Bianca Lima

De Vitória De Santo Antão (PE), o seu projeto vencedor é o jogo Artemis.

Artemis leva o jogador em uma jornada rumo à exploração lunar, especificamente à missão Artemis III. Acompanhado de Luna, a guia nessa experiência, o jogador passa a se envolver ativamente e aprender sobre a missão. Numa experiência imersiva, depois de fornecidas as informações sobre a tripulação e a missão, na primeira parte o foguete é montado peça por peça, vivenciando o processo de preparação para o lançamento. Em seguida, o jogador guiará o foguete SLS 1Space launch system. e a espaçonave Orion até a Lua.

O projeto do app está disponível no GitHub.

Caio Agra Lemos

De Maceió (AL), o seu projeto vencedor é o jogo Potoca.

Potoca, o nome da minha inscrição, é homenagem a uma gíria local para bate-papo, inspirada em inúmeras horas de brincadeiras com meus amigos. Foi esse amor por jogos de festa e conversas que deu origem à criação de Potoca e de todos os seus sete minijogos.

Projetado como o melhor quebra-gelo, é perfeito para criar novas amizades e fortalecer as antigas. Num mundo onde o individualismo muitas vezes ocupa o centro das atenções, Potoca pretende unir as pessoas, promovendo ligações genuínas.

É possível conferir mais sobre o jogo nessa página.

Calebe Gurgel Aragão

De Manaus (AM), o seu projeto vencedor é o jogo Coffriends.

Na rotina blasé, acordamos apenas motivados por trabalhar com algo que amamos e realizar nossos sonhos. Mas é muito comum entrarmos no modo automático e esquecermos o motivo pelo qual estamos fazendo aquilo. Descansar e aproveitar o processo são valores muito importantes que devemos cultivar, sem nos sentirmos culpados ao praticarmos. Esse é o tema de Coffriends, um jogo de paisagem que utiliza o framework SpriteKit para envolver o usuário na história de Milo, na importância da amizade e do tempo de qualidade.

Veja mais informações sobre Coffriends nessa página.

Clissia Bovi

De Campinas (SP), o seu projeto vencedor é o jogo BunnyLab.


O projeto que desenvolvi consiste em um aplicativo para iOS cujo objetivo é ensinar conceitos básicos de genética para crianças e adolescentes de uma forma divertida e imersiva. Assim foi criado o BunnyLab, um aplicativo que une genética a um fofo laboratório de coelhos!


Ícone do app BunnyLab
BunnyLab de Clissia Bovi
Compatível com iPhones
Versão 1.0 (3.2 MB)
Requer o iOS 16.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR
Screenshot do app BunnyLabScreenshot do app BunnyLabScreenshot do app BunnyLab

Enrique Carvalho

De Brasília (DF), o seu projeto vencedor é o site Your Computer Building.

Meu projeto vencedor tem como objetivo principal tornar o aprendizado sobre peças de computador envolvente e prazeroso, de modo que o usuário tem a tarefa de adquirir e montar componentes para criar uma máquina de jogos. Escolhi esse assunto porque particularmente gosto e foi o que me levou a escolher uma carreira em Engenharia de Software.

É possível conferir mais sobre o projeto nessa página.

Erick Ribeiro

Também de Brasília (DF), o seu projeto vencedor é o app Code Carbon.

Eu desenvolvi o Code Carbon, um aplicativo educacional que une programação e meio ambiente. Ele capacita os usuários a criar algoritmos para reduzir as emissões de carbono e combater as mudanças climáticas. Com uma série de blocos de “funções” representando ações sustentáveis, os usuários organizam esses blocos de forma lógica para alcançar o equilíbrio do planeta. O principal objetivo é promover o pensamento lógico na construção de algoritmos, enquanto se aprende sobre práticas sustentáveis. O Code Carbon é um espaço onde se pode programar um mundo melhor.

Confira o código do app no GitHub.

Gabriel Goulart

Do Rio de Janeiro (RJ), o seu (segundo) projeto vencedor é o jogo Echoes of the Future.

Echoes of the Future conta a história de um viajante distante com saudades de casa. Depois de receber um presente de aniversário futurista, o andarilho é atraído de volta aos ecos do seu passado.

Ainda sentiríamos falta do que é familiar mesmo em um futuro cheio de tecnologias incríveis? Essa é a ideia por trás do meu Swift Playground. Meu personagem sente falta de casa e recebe algo que pode ajudá-lo a se sentir menos sozinho. Um lembrete de que não importa quão longe a tecnologia nos leve, o sentido de humanidade sempre será importante.

É possível conferir mais informações sobre o jogo nessa página.

Gabriel Rossi

De Santa Bárbara d’Oeste (SP), o seu projeto vencedor é o jogo TrainStation.

Meu jogo é parecido com um jogo da memória, o desafio é memorizar a quantidade de caixas que entram e saem do trem para parar na estação certa.

O jogo está disponível em fase beta no TestFlight.

Giovanna Moeller (Distinguished Winner)

De Bauru (SP), o seu projeto vencedor é o app CodeCraft.

Um aplicativo educacional que ajuda os alunos a aprender sobre os tópicos fundamentais de Ciência da Computação, algoritmos e estruturas de dados. O usuário pode aprender sobre: o que são algoritmos e estruturas de dados; estruturas de dados lineares principais, como arrays, listas encadeadas, pilhas e filas, e seu funcionamento; visualizar como os algoritmos de ordenação, como insertion sort, selection sort e bubble sort, funcionam por baixo dos panos.

Como etapa final, o usuário também pode testar seus conhecimentos com um quiz.

É possível conferir mais informações sobre o app nessa página.

Gustavo Silvano

De Porto Alegre (RS), o seu projeto vencedor é o app Cellular Biology.

Meu aplicativo tem como objetivo ensinar conceitos básicos de biologia celular a partir de um ambiente interativo contendo uma célula eucarionte simulada para, posteriormente, se transformar em uma aula sobre como funcionam as células cancerígenas e os mecanismos que nosso corpo utiliza para identificá-las e eliminá-las. Tudo na célula é móvel e tenta replicar a física que você normalmente veria ao analisar uma célula em um microscópio, para realmente deixar o usuário imerso na experiência.

Veja mais informações sobre o app nessa página.

João Victor Bernardes

De Brasília (DF), o seu projeto vencedor é o jogo AsteroidHunt.

AsteroidHunt é uma experiência projetada para promover a Ciência Cidadã, que envolve a participação da comunidade na ciência. Nesta experiência, você poderá explorar o espaço com o objetivo de encontrar asteroides, assim como em um projeto real de caça a asteroides. Depois de encontrar alguns asteroides catalogados por cientistas cidadãos, você poderá nomear seu próprio asteroide. Ao final da experiência, você recebe um certificado por ajudar na descoberta de um novo asteroide. Com a Ciência Cidadã, qualquer pessoa pode tornar-se cientista.

Você pode conferir mais sobre o jogo nessa página.

Julia Elice Jurczyszyn

De Curitiba (PR), o seu projeto vencedor é o app Poetic Pen.

Eu queria fazer um projeto que ajudasse as crianças a aprender caligrafia. No Brasil, é comum que as crianças pratiquem a escrita com livros de caligrafia quando estão aprendendo a ler e escrever. Por isso, desenvolvi um aplicativo que auxilia nessa prática, por meio de poemas de Machado de Assis, um dos escritores mais famosos do Brasil.

Confira o código do app no GitHub.

Larissa Ayumi Okabayashi

De Campinas (SP), o seu projeto vencedor é o jogo YumeTheWizard.

Minha jornada nessa competição foi inspirada pelo meu projeto de iniciação científica há oito meses. Essa pesquisa despertou um profundo interesse em entender e monitorar modelos de ML 2Machine learning, ou aprendizado de máquina., especialmente em termos de ética e imparcialidade, já que esses modelos desempenham um papel cada vez mais influente na formação de decisões que impactam indivíduos e comunidades.

Assim, surgiu a motivação para criar Yume The Wizard, no qual por meio de uma narrativa envolvente, os usuários acompanham Yume no treinamento e na validação de um modelo de classificação de imagens, demonstrando princípios como diversidade de dados, transparência e melhoria contínua de algoritmos para mitigar viés em modelos de ML.


Ícone do app YumeTheWizard
YumeTheWizard de Larissa Okabayashi
Compatível com iPads
Versão 1.0 (11.1 MB)
Requer o iPadOS 17.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR
Screenshot do app YumeTheWizardScreenshot do app YumeTheWizardScreenshot do app YumeTheWizard

Laura Daflon (Distinguished Winner)

Do Rio de Janeiro (RJ), o seu projeto vencedor é o app Nostradamus.

Nostradamus oferece aos usuários uma jornada que conecta os mundos da tecnologia e da consciência ambiental, ajudando o usuário a desafiar a noção de tecnologia e natureza como entidades díspares. Em vez disso, inspira a defender a sua coexistência harmoniosa, apresentando uma narrativa sobre como as nossas ferramentas podem ajudar na preservação do ambiente. Suporta visualização AR e 3D.

Você pode conferir mais sobre o app nessa página.

Leonardo Pereira Mota

De Brasília (DF), o seu projeto vencedor é o jogo This Is Not About The Cube.

This Is Not About The Cube é uma jornada através do luto, na qual cada embaralhamento representa negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. Os estágios do cubo refletem emoções: negação caótica, raiva agressiva, barganha pela ordem, depressão lenta e aceitação vibrante.

Com 3.674.160 estados possíveis, o cubo serve como uma analogia comovente aos estágios de luto propostos por Elisabeth Kubler-Ross, destacando a natureza complexa e multifacetada da experiência humana com a perda.

É possível conferir mais sobre o jogo nessa página.

Leonardo Mesquita Alves

Também de Brasília (DF), o seu projeto vencedor é o app Natiexy.

Esse app, intitulado Natiexy, retrata uma crise de ansiedade e ilustra como o personagem principal, Leo, enfrenta o monstro da ansiedade. Ao longo da cena, Leo descobre os gatilhos que causam suas crises e emprega uma técnica de respiração para superar o monstro, permitindo-lhe retornar ao seu lugar querido, a praia. Esse retrato ficcional destaca a possibilidade de recuperar o prazer da vida ao reconhecer que o monstro da ansiedade muitas vezes exagera o seu tamanho e impacto.

O código do app está disponível no GitHub.

Luciano Uchoa

De Manaus (AM), o seu projeto vencedor é o jogo HealedByMagic.

Meu projeto, HealedByMagic, conta uma história fantástica para homenagear a Drª. Jaqueline Goes de Jesus, coordenadora principal da equipe responsável pelo sequenciamento do genoma do vírus SARS-CoV-2 48 horas após o primeiro caso da doença no Brasil! Descubra como é feito o processo de criação de uma vacina de forma divertida!

O código do app pode ser conferido no GitHub.

Marina Yamaguti

De Porto Alegre (RS), o seu projeto vencedor é o jogo Iris.

Iris conta a história de uma jovem com deficiência visual. O jogo oferece uma experiência baseada em uma história completa com minijogos interativos e popups informativos, destacando tecnologias assistivas para deficientes visuais.

Com ilustrações vibrantes que evoluem à medida que Iris cresce, o jogo promove a inclusão, enfatizando a acessibilidade a partir de recursos de design otimizados com foco na acessibilidade. Conecte-se com organizações após o jogo para apoiar a missão de empatia e igualdade da Iris.


Ícone do app Iris: a game about perspective
Iris: a game about perspective de Marina Geller Yamaguti
Compatível com iPads
Versão 1.0 (25.4 MB)
Requer o iPadOS 16.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR
Screenshot do app Iris: a game about perspectiveScreenshot do app Iris: a game about perspectiveScreenshot do app Iris: a game about perspectiveScreenshot do app Iris: a game about perspectiveScreenshot do app Iris: a game about perspectiveScreenshot do app Iris: a game about perspectiveScreenshot do app Iris: a game about perspectiveScreenshot do app Iris: a game about perspectiveScreenshot do app Iris: a game about perspectiveScreenshot do app Iris: a game about perspective

Mirelle Sine

De Brasília (DF), o seu projeto vencedor é o app Hidden Stories.

Meu projeto, intitulado Hidden Stories, busca fazer justiça às mulheres que fizeram descobertas significativas nas áreas de ciência e tecnologia, mas foram esquecidas pela história devido ao contexto sexista em que viviam. Minha esperança é que mais meninas se sintam apoiadas e representadas pelas incríveis descobertas dessas mulheres, assim como eu me inspirei, motivando-me a seguir carreira em tecnologia.

Mais informações sobre o app estão disponíveis nessa página.

Raissa Parente

De Fortaleza (CE), o seu projeto vencedor é o app Granny’s Recipebook.

Esse é um projeto que fala em resgatar a cultura local, superar o medo de aprender pratos tradicionais e reencontrar o patrimônio cultural. Assim, o aplicativo para iPad leva você por uma jornada conduzida por uma avó gentil e paciente para preparar o vatapá, prato regional do Norte do Brasil. Você aprenderá não apenas os passos do prato e a história por trás do azeite de dendê, mas também como aceitar e abraçar a sua herança.

O projeto pode ser visualizado no GitHub.

Raphael Ferezin Kitahara (Distinguished Winner)

De São Paulo (SP), o seu projeto vencedor é o app Ribbo’s Adventure.

O meu envio foi um aplicativo chamado Ribbo’s Adventure, uma plataforma de aprendizado projetada para ensinar conceitos fundamentais de programação de uma maneira divertida e envolvente. Os jogadores acompanham Ribbo, o mais novo robô do Ribbo Space Center, em missões emocionantes para explorar planetas distantes. Montando algoritmos com blocos de código, os usuários aprendem os fundamentos da programação enquanto ajudam Ribbo a navegar por vários desafios!

Meu objetivo com o aplicativo é inspirar mais pessoas a aprenderem programação, tornando-a acessível e divertida para iniciantes!

O projeto pode ser visualizado no GitHub.

Rinaldo Junior

De Paulista (PE), o seu projeto vencedor é o jogo An Otter Time (and Again).

An Otter Time (and Again) é um aplicativo que ensina o conceito de funções recursivas por meio de um jogo. A história se passa em 2050, e você é o novo navegador espacial da NASA. Seu trabalho é controlar uma nave espacial nova e futurística que opera com instruções recursivas. Você deve superar vários desafios para manter seu capitão Lontra feliz a todo custo.

O projeto está disponível no GitHub.

Sofia Diniz

De Recife (PE), o seu (segundo) projeto vencedor é o jogo Suggestions.

Quando eu era criança, a maioria dos jogos que brincava com meus amigos não tinha nada a ver com tecnologia. Eles envolviam cantar, bater palmas e colaborar. Para minha inscrição no Swift Student Challenge de 2024, decidi recriar meu jogo de infância favorito, usando AR e um pouco de aprendizado de máquina para fazer uma versão nova e inovadora de um clássico infantil.

Outras informações sobre o jogo estão disponíveis nessa página.

Thiago Parisotto

De Porto Alegre (RS), o seu projeto vencedor é o app Parallelo.

Parallelo é um aplicativo no qual o usuário é levado ao Apple Park, onde Steve Jobs em versão pixel art faz uma palestra sobre Computação de Alto Desempenho, mostrando a importância do paralelismo na computação. Depois, ele nos leva às fábricas de Macintosh, onde usamos a paralelização para aumentar a produtividade da fábrica. Com mais funcionários trabalhando em paralelo, podemos construir mais Macintoshes em menos tempo, mas devemos ter cuidado com a dependência de recursos, uma vez que os trabalhadores podem competir por recursos.

O projeto está disponível no GitHub.

Tomás Rodrigues Alessi

De São Paulo (SP), o seu projeto vencedor é o app Know Your Food.

Considerando a questão global da nutrição inadequada, percebi que a informação nutricional sobre os alimentos muitas vezes não é intuitiva. Como resultado, muitas pessoas confiam na aparência das embalagens para comparar diferentes opções de alimentos.

Por conta disso, para o desafio, desenvolvi o aplicativo Conheça sua Comida, criado para auxiliar as pessoas na escolha de uma alimentação mais saudável. Dentro do aplicativo, o usuário pode tirar uma foto do rótulo nutricional de um alimento e receber feedback com base nos nutrientes presentes e suas quantidades.

Mais informações sobre o app estão disponíveis nessa página.

Yerik Koslowski

De Curitiba (PR), o seu (segundo) projeto vencedor foi o app Tiny Fox.

O Tiny Fox é um aplicativo de playground que tem como objetivo ensinar as crianças sobre animais de estimação, interagindo com eles e cuidando dos animais.

É possível conferir mais informações sobre o app nessa página.


O MacMagazine entrou em contato com a assessoria de imprensa da Apple Brasil, a fim de obter informações sobre outros projetos brasileiros vencedores do Swift Student Challenge 2024 para também destacá-los nesta matéria, mas nossas solicitações foram solenemente ignoradas.

Nossos sinceros parabéns a todos os ganhadores desta edição! 🏆🇧🇷

Notas de rodapé

  • 1
    Space launch system.
  • 2
    Machine learning, ou aprendizado de máquina.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

O rabbit r1 mostra exatamente o que esperar de um iPhone com IA

Próx. Post

Como criar uma Chave-senha (Passkey) na sua conta da PlayStation Network

Posts Relacionados