O melhor pedaço da Maçã.

Revista EXAME afirma que, até 2016, Apple abrirá cerca de 30 lojas no Brasil; entenda por que isso será muito difícil

Olá Brasil - Apple

O leitor Cleber Borges nos alertou no sábado sobre uma matéria da EXAME pra lá de otimista: de acordo com a revista, a Apple planeja abrir cerca de 30 lojas no Brasil até 2016, ano em que o Rio de Janeiro receberá os Jogos Olímpicos. Além dessa informação, eles afirmaram também que a loja carioca (a primeira da América Latina) abrirá suas portas agora em abril, enquanto uma segunda, em São Paulo — nós já havíamos levantado essa hipótese —, poderá ser aberta no Shopping Cidade Jardim.

Publicidade

Não estamos aqui para duvidar do veículo e das fontes dos repórteres, mas, como um dos maiores sites especializado em Apple do Brasil, não podemos deixar uma reportagem dessa passar batida, sem darmos a nossa opinião sobre o assunto.

Olá Brasil - Apple

Antes de qualquer contestação, somos os primeiros a querer e torcer para que a Apple abra mesmo cerca de 30 lojas no país até 2016. Seria ótimo em vários sentidos: produtos chegando ao Brasil pouco depois do lançamento, suporte técnico (Genius Bar) acessível para muitos brasileiros, maior estoque de peças para reposição/conserto de iProducts, degustação de produtos, workshops e muitos outros benefícios que a chegada de Apple Retail Stores oferecem. Infelizmente, uma melhora nos preços não depende da abertura de lojas, mas isso é assunto para um outro artigo.

Publicidade

Também não podemos duvidar dos planos de uma empresa que está em plena expansão internacional e tem mais de US$137 bilhões em caixa. Com esse dinheiro, é possível fazer quase tudo. Contudo, há limites para isso e o histórico da Apple mostra que a abertura de cerca de 30 lojas no Brasil, em aproximadamente três anos, é algo muito, mas muito difícil.

Hoje, o ranking de lojas por país está assim — os países grifados são, historicamente, os mercados mais importantes para a Apple:

  • Estados Unidos: 250
  • Reino Unido: 36
  • Canadá: 26
  • Austrália: 18
  • França: 15
  • Itália: 12
  • Alemanha: 10
  • Espanha: 10
  • China: 8
  • Japão: 7
  • Suíça: 3
  • Hong Kong: 3
  • Suecia: 2
  • Holanda: 1

Se a Apple abrir mesmo cerca de 30 lojas em nosso país, despontaríamos como uma das nações com mais Retail Stores do mundo! Por mais que o nosso país seja grande e “necessite” mesmo de muitas lojas, é difícil acreditar, não é? Uma coisa que me chamou muita atenção nessa história é o fato de irmos de zero para mais ou menos 30 lojas em apenas três anos.

Publicidade

A abertura da primeira Apple Retail Store no Reino Unido ocorreu em 20 de novembro de 2004; no Canadá, em 21 de maio de 2005; e na Austrália, em 19 de junho de 2008. Ou seja, o Reino Unido precisou de aproximadamente nove anos para ter 36 lojas, enquanto que o Canadá precisou de oito anos para levantar 26 Apple Retail Stores. Na Austrália, a construção de 18 lojas levou cerca de cinco anos.

Como sabemos, a China é hoje um dos principais — se não for o principal — mercado da Apple no mundo. Lá, a Maçã conta com 8 lojas. A primeira delas foi inaugurada em 19 de junho de 2008, pouco antes do início dos Jogos Olímpicos. Se na China, um país mais importante para a Apple e com um território maior que o nosso, a empresa conseguiu abrir “apenas” 8 lojas em cinco anos, como acreditar que nós receberemos 30 em três? Ok, é verdade que a expansão de lojas chinesas está mais lenta que o esperado, mas quem garante que as coisas aqui no Brasil acontecerão rapidamente, ainda mais levando em conta problemas burocráticos e outras dificuldades que infelizmente fazem parte da vida de qualquer empresa em nosso país, independentemente do tamanho/capital dela?

Outro dado importante para essa conta: na média, a Apple inaugura cerca de 30-35 lojas por ano no mundo inteiro. Ou seja, se até 2016 a Apple pretende mesmo abrir cerca de 30 lojas no Brasil, um terço das aberturas até lá teriam que ocorrer em solo brasileiro. Até hoje, nenhum país — com exceção dos EUA — contou com lançamentos anuais de lojas desse porte. Pegando o histórico da companhia, fica muito difícil acreditar que ela conseguirá abrir essa quantidade de de estabelecimentos em tão pouco tempo. Sinceramente, ficarei extremamente satisfeito e feliz se a Apple conseguir abrir *meia dúzia* de lojas até 2016 em diferentes cidades.

Publicidade

·   ·   ·

Observação: atualizamos agora há pouco o nosso último post indicando que a Siri em português de fato se tratava da nossa brincadeira de 1º de abril (Dia da Mentira) deste ano. Este e todos os outros posts que publicarmos hoje não terão mais pegadinhas — até poderemos falar de outras brincadeiras, mas de maneira explícita. 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Finalmente: opção do idioma português começa a aparecer nos ajustes da Siri! [atualizado :-P]

Próx. Post

Apple Brasil reduz significativamente os preços de iPhones 4 e 4S em sua Online Store [atualizado]

Posts Relacionados