Destaques
2 iFixit faz a sua tradicional desmontagem dos novos iPhones; chip A8 não é fabricado pela Samsung iFixit faz a sua tradicional desmontagem dos novos iPhones; chip A8 não é fabricado pela Samsung

A cada novo lançamento de iProducts, seguimos um ritual que começa em rumores e vai até os reviews definitivos. No meio das várias etapas estão as tradicionais desmontagens (teardowns) feitas pela iFixit — a qual costuma sempre vir buscar os aparelhos na Austrália, como fizemos neste ano. Desta vez, não foi diferente: já estão no […]

20 Já saíram os tradicionais vídeos de testes de resistência dos iPhones 6 e 6 Plus Já saíram os tradicionais vídeos de testes de resistência dos iPhones 6 e 6 Plus

Os iPhones 6 e 6 Plus já estão à venda (ainda não no Brasil, é claro) e, como tradicionalmente acontece, alguns testes de resistência dos novos aparelhos já estão pipocando por aí. Separamos dois para vocês verem: Nós amamos o Android, mas em primeiro lugar nós somos fãs de tecnologia. Portanto, não vamos negar isso […]

36 MacMagazine em Sydney: “hands-on” dos iPhones 6 e 6 Plus MacMagazine em Sydney: “hands-on” dos iPhones 6 e 6 Plus

Vocês já acompanharam como foi a fila que nós do MacMagazine enfrentamos junto do pessoal do Loop Infinito, o unboxing e as nossas primeiras impressões dos iPhones 6 e 6 Plus. Mas a nossa cobertura ainda não terminou. Que tal agora conferir os nossos hands-on? Vejam abaixo Breno Masi [@macmasi] e William Marchiori [@marchwill] brincando […]

76 MacMagazine em Sydney: primeiras impressões e fotos dos iPhones 6 e 6 Plus MacMagazine em Sydney: primeiras impressões e fotos dos iPhones 6 e 6 Plus

Apresentados para o mundo na semana passada, os iPhones 6 e 6 Plus trouxeram melhorias em praticamente todos os aspectos do telefone: capacidades, tamanho das telas, processadores, câmera, conectividade, bateria, sensores, entre outras coisas — você pode conferir tudo que mudou neste post. Antes de dar minhas primeiras impressões, vale ressaltar aqui um pequeno mas […]

28 MacMagazine em Sydney: fila e vídeos de “unboxing” dos iPhones 6 e 6 Plus MacMagazine em Sydney: fila e vídeos de “unboxing” dos iPhones 6 e 6 Plus

Depois de mais de 40 horas de voos e esperas em aeroportos, chegamos a Sydney na manhã do dia 16/9 (terça-feira). Por incrível que pareça, já havia algumas pessoas na fila da Apple Retail Store – Sydney para comprar os iPhones 6 e 6 Plus — segundo empregados da loja, eles chegaram antes mesmo da […]

Home » Apple, Dinheiro, Hardware, Pesquisa

Pesquisa: apenas com vendas de Macs, Apple lucra mais do que Dell, HP, Lenovo, Acer e ASUS… juntas!

em 19 de abril de 2013 às 16:18 | - comentários por

As vendas de PCs estão caindo trimestre após trimestre e isso não é novidade para ninguém — prova de que estamos mesmo vivendo num mundo “pós-PC” e que computadores são itens cada vez mais dedicados a tarefas específicas. Segundo o analista Horace Dediu, o quarto trimestre de 2012 foi um dos piores da indústria nas últimas duas décadas, reforçando essa ideia. Mas, como sempre, a Apple é a que está se dando bem num dos pontos que mais importa para uma empresa: lucro.

Combinando estimativas de vendas da Gartner com dados liberados pelas próprias fabricantes, Dediu compilou os gráficos abaixo mostrando que, assim como acontece no mercado de smartphones, a Apple não é a empresa que mais vende unidades, porém é a que mais lucra.

Gráfico comparando mercado de PCs

Clique para ampliar.

Conforme explicado por ele, o cálculo não é 100% preciso e envolve algumas inferências, como no caso da margem de lucro dos Macs — o analista fez alguns cálculos pegando dados públicos da empresa e chegou a uma margem operacional de 18,9%. Baseado nisso, Dediu concluiu que a Apple, sozinha, fatura mais do que Dell, HP, Lenovo, Acer e ASUS… juntas!

Gráfico comparando mercado de PCs

Diferentemente da Apple, fabricantes de PCs sempre trabalharam com margens de lucro mais baixas e isso nunca foi problema para elas. Só que, agora, com o volume de vendas diminuindo, as margens baixas não estão mais sustentando o negócio como antes. Obviamente a Apple não está imune a essa diminuição de volume — pelo contrário, já que os próprios iPads estão canibalizando as vendas de Macs —, mas é inegável que a empresa é a principal exponente do “mundo pós-PC”. Ou seja, mesmo em um mercado que está passando por maus bocados, a Maçã está indo bem.

O que essas empresas podem fazer para reverter essa situação? Ah, se eu soubesse a resposta… :-P Porém fica claro, mais uma vez, que a cobrança por uma nova revolução urgente, vinda da Apple, é mais do que exagerada. Se tem uma empresa “confortável” com o cenário de hoje é a Maçã. Claro que isso não é motivo para ela se acomodar e deixar que outras tomem o seu lugar, mas mostra que quem precisa desesperadamente se reinventar são as HPs e Dells da vida.

Para completar, parece que a Microsoft não está ajudando muito suas parceiras de longa data. Adrian Kingsley-Hughes, do ZDNet, afirmou que muitas OEMs (original equipment manufacturer — ou seja, HPs e Dells) estão insatisfeitas com o que a Microsoft fez com o Windows 8 e a forma como a empresa lidou com a resposta negativa ao sistema operacional. Ele disse ainda que uma OEM o confidenciou que a Microsoft está “destruindo” a indústria de PCs, enquanto outra acusou o Windows 8 de estar “entregando” milhões de clientes para a Apple.

Isso é o que acontece quando você depende exclusivamente de algo (Windows), fabricado por uma outra empresa, para vender seus produtos. Não é à toa que a estratégia vertical da Apple (ela é responsável por seus hardwares, softwares, ecossistema, etc.) — bastante criticada no passado — causa inveja em diversas empresas hoje em dia.

[via ParisLemon]

Se houver algum erro neste post, selecione-o e pressione Shift + Enter ou clique aqui para nos notificar.



Quem Escreve?
Eduardo Marques
Eduardo Marques
Graduado em Comunicação Social pela ESPM-RJ, teve seu primeiro contato com um produto Apple (um iMac G5) em 2005, quando trabalhava em uma produtora de eventos. Logo após foi morar em Londres e voltou com um iMac G5 (iSight) na bagagem. Sempre que passa na frente de uma Apple Store é abduzido. Carioca, flamenguista e viciado em Coca-Cola Zero, tem um MacBook Pro Retina (início de 2013), um iPhone 5, um iPad mini Wi-Fi, uma Apple TV (2ª geração) e um Time Capsule (1ª geração).
Artigos Relacionados Comentários

Os comentários deste post estão fechados.

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.

Últimos Posts do Fórum

Qual o similar ao 1Password, mas free?
Último post de: Carlos_Gabriel

iOS 8 - Discussões e Informações Gerais
Último post de: rodrigosmarques

Excluindo e-mails no Mail do iOS
Último post de: Luciano Vieira

Problema gráfico Yosemite DP7
Último post de: Mr_Phillip

Tem como trocar o teclado do MB Pro 13"? Ou precisa trocar a case superior inteira?
Último post de: Mr_Phillip

MacMagazine em Redes Sociais
Feed do MacMagazine
Notícias da INFO

Internet
Facebook remove foto de perfil de jovem com malformação linfática

Download da Hora
Os 10 apps mais baixados da semana

MacMagazine no Ar

iTunes Assine na iTunes Store

Enquete: participe!

Qual foi a melhor novidade do último evento especial da Apple?

Apps atualizados
MacMagazine por Email

Preencha o seu email no campo abaixo para receber todas as nossas novidades gratuita e diretamente na sua Caixa de Entrada! ;-)

Shuffle!

Shuffle - Post Aleatório

· · ·

2002-2014 © MacMagazine.com.br — Todos os direitos reservados. Política de Privacidade  |  Anuncie Aqui  |  Sobre o MM  |  Contato Logo do MacMagazine